Qual foi a sua barraca de limonada?

8 de maio de 2014
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Minha filha já esta pensando em abrir o seu terceiro negócio. O primeiro foi uma loja especializada em laços. Viu na televisão e não teve dúvidas, montou uma igual. Logo se cansou e mudou para uma loja de meias.

Agora está pensando em vender limonadas cor-de-rosa, já que percebeu que teriam um diferencial competitivo diante das comuns.

Aprendeu isto no último livro que ganhou. Nada mau para quem fará 3 anos em setembro.

A loja de laços, ela copiou da Minnie. Em um dos capítulos da série A Casa do Mickey, Minnie monta uma loja especializada em laços que ela mesma produz.

Margarida e Clarabela compram laços para a cabeça, Donald e o Pateta compram gravatas de laços borboleta e até o Bafo de Onça vem comprar um laço para a sua tia. Minha filha juntou os laços dos presentes que ganhou e lá foi ela para a sala montar sua loja de laços. Vendeu algumas para os pais e outras para os avós.

Brincou um pouco e depois se cansou. Mas, dias depois, teve a ideia de montar uma loja só de meias. Pegou um saquinho onde estão todas as suas meias e as esparramou na cama, organizando cuidadosamente por pares. Era sua loja de meias.

Mas o negócio só durou meia hora. Algum tempo depois, já estava entretida com seus livros. Um dos que a instigam agora é o da Olívia, uma simpática porquinha criada pelo desenhista Ian Falconer.

Neste livro, Olívia decide criar uma barraca de limonada, algo folclórico na cultura americana, e se associa ao seu irmão. Montam a barraca na frente de casa, mas fracassam porque Francine, sua melhor amiga, tinha uma barraca semelhante do outro lado da rua.

E para a decepção de Olivia, Francine estava vendendo muito porque tinha um diferencial: sua limonada era cor-de-rosa. Minha filha ficou maravilhada.

Só conhecia as limonadas normais. Mas um pedacinho de beterraba batido com a limonada, logo ela estava toda feliz saboreando sua pink lemonade, como ela mesma diz.

Mas ela não foi a primeira e nem será a última a pensar na barraquinha de limonada. Ainda jovem, Salim Mattar pediu uma bicicleta e ganhou dois sacos de laranja. Foi ao estádio da cidade, começou a descascar as laranjas e vendê-las aos torcedores.

No final do dia, Mattar tinha dinheiro para comprar a bicicleta e o que mais quisesse. Anos depois, fundou a Localiza Rent a Car.

Thomas Edison vendia balas e jornais nos trens que passavam pela sua cidade. Entre uma viagem e outra, conheceu o telégrafo e percebeu que poderia aproveitar as notícias criando o seu próprio jornal. Era a primeira das 17 empresas que fundaria até chegar na General Eletric.

Ainda criança, Henry Ford tinha um hobby, consertar relógios, que virou seu primeiro negócio. Nascia ali sua paixão pela mecânica que anos depois se tornaria a Ford Motor Company, que fabricava automóveis que funcionavam… como um relógio.

Na infância, Michael Dell criou um negócio de trocas de selos, mas só ganhou dinheiro mesmo quando começou a vender jornais em Houston, sua cidade natal, ainda quando estava no colégio.

Descobriu que havia um perfil ideal de comprador de assinaturas de jornal: o marido com esposa grávida. Você vai ficar nove meses sem fazer nada, dizia ele. É melhor se entreter lendo o jornal… Anos depois, Michael fundou a Dell Computer.

No final do ano, minha filha vai ganhar companhia. E eu, bom… passei a ler muito mais jornais!

 

Marcelo Nakagawa é diretor de empreendedorismo da FIAP, além de atuar como professor de empreendedorismo e inovação nas principais escolas de negócio do país. É membro do conselho da Artemísia Negócios Sociais e da Anjos do Brasil, mentor do Instituto Empreendedor Endeavor, coordenador acadêmico do Movimento Empreenda da Editora Globo, colunista do Estadão PME e da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. É pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Gestão Tecnológica e Inovação da USP. Possui mais de 20 anos como executivo, tendo atuado nas indústrias financeira/bancária, consultoria empresarial, venture capital, inovação e private equity. É doutor em Engenharia de Produção (POLI/USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC/SP) e graduado em Administração de Empresas. Autor do livro Plano de Negócio: Teoria Geral (Editora Manole, 2011) e co-autor dos livros Engenharia Econômica e Finanças (Elsevier, 2009), Sustentabilidade e Produção: Teoria e Prática para uma Gestão Sustentável (Atlas, 2012) e Empreendedorismo inovador: Como criar startups de tecnologia no Brasil (Evora, 2012).

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