O lugar que você quer estar em 2016

17 de dezembro de 2015
Compartilhe

Ouço muito as pessoas falarem sobre o futuro, na perspectiva do que vai acontecer na vida delas ou onde estarão. Em grande parte das vezes o tom é de “o que será que vai acontecer comigo?” Será que nossa vida deve ser assim, como se algo já estivesse determinado? E nós nessa história?

 

É como se não fôssemos o sujeito principal, mas apenas aguardamos para ver o que vai acontecer, e isso dá medo. A causa dessa situação é a falta de posicionamento, quando as pessoas deixam de assumir o protagonismo da vida.

No coaching, é comum algumas pessoas chegarem no processo querendo encontrar o espaço que está reservado na carreira e na vida, com uma insegurança e um medo de não descobrir qual é esse lugar, de ir na direção errada do grande tesouro que as espera. O grande salto acontece quando percebem que nós é que construímos o nosso tesouro, o lugar que vamos estar é aquele que queremos, é aquele que identificamos ser o melhor, de acordo com o nosso autoconhecimento e propósito na vida e na carreira. Traçamos a nossa meta e seguimos pela rota que nos leva até lá.

 

Por falar em lugar, quais são os lugares que você gosta de estar? Há algum lugar especial? Sou da Bahia e moro há 9 anos em São Paulo. Aqui na capital paulistana o lugar para mim é o Parque do Ibirapuera, um lugar que me faz sentir em casa, com importante conforto na alma. É como se eu colocasse aquela roupa confortável que uso quando chego em casa. E tem uma entrada que me faz sentir atravessando o bambuzal do aeroporto de Salvador. Quando preciso me reabastecer é para lá que vou. Na correria do dia a dia me esqueço de que lá é o lugar e passo meses sem ir.

Há duas semanas precisei agendar esse compromisso comigo e passei um dia inteiro lá, escrevendo o meu próximo livro sobre a simplicidade na vida e na carreira. Foi um presente que me dei! E não foi fácil bancar esse presente, pois outros compromissos surgiram e fiquei tentada a cancelar, uma vez que “o compromisso era comigo mesmo”. Existe uma tendência a não nos priorizar e isso precisa ser revisto.

E a vida é assim. Muitas coisas acontecem para sabotar o nosso compromisso com a nossa vida. É essencial estarmos certos do que queremos conquistar e traçarmos a nossa rota. Seguir em frente com determinação, cuidando antes de nós, nos priorizando, este é o segredo.

É isso que desejo para você em 2016. Priorize os seus sonhos, priorize você. Pense em qual é o lugar que você quer estar, dos passeios no parque à posição na carreira. Quais as pessoas você quer ter ao seu redor, e se posicione, dando limites ao que não te faz bem, assim como conquistando o que você quer, por você. E o seu Ano Novo será de prosperidade e realizações, porque esse vai ser o “lugar” escolhido por você.

 

Escolha e agende esse compromisso com você. Compareça e desfrute da “deliciosidade” que será o seu ano de 2016, que será sua vida, construída por você!

Abraços afetuosos!

Susanne Andrade é escritora, palestrante e Coach. Sócia-diretora da Andrade & Barros Consultoria leciona disciplinas sobre comportamento humano e coaching em MBA da FIAP. Facilita grupo de estudo na ABRH-SP sobre a “humanização das relações para a conquista de resultados organizacionais”, cujo tema escreve também em seu blog, em susanneandrade.com.br. Responsável pelo “Canal Humanizar” do youtube sobre vida e carreira. É autora do livro “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”. C

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir