FIAP participa de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo

7 de março de 2017
Compartilhe

A FIAP está em Austin (EUA), para participar de um dos maiores festivais de criatividade do mundo: o South by Southwest (SxSW). Cerca de 300 mil pessoas se reúnem para celebrar o novo, entender o que está na cabeça das startups e conhecer novas tecnologias.O Head de Inovação da FIAP, Guilherme Pereira, está lá para contar todas as novidades que estão sendo apresentadas no evento. Nesta semana, ele participa do SxSW Educação, que vai discutir sobre as principais inovações da área.Diário de bordo, dia 01 do SxSW-EDU:OPENING SESSION – KEYNOTE: O dia começou com uma palestra magna sobre como o ensino vai virar do avesso. O SxSW-Edu praticamente dedicou o dia para apresentar as formas de empoderamento de crianças, adolescentes e jovens adultos no processo de aprendizado. A proposta principal neste Keynote foi o desenvolvimento de ambientes mais criativos (creative problem solving) e a busca por solução de problemas reais do entorno das escolas.  Citaram o exemplo de uma escola em Austin que se juntou com o Zoológico da cidade, propondo às crianças o desafio de criar brinquedos para os animais enjaulados. Ao longo do semestre, elas conviveram com os cuidadores dos animais e tiveram várias ideias para dispositivos que poderiam ser utilizados para distrair os bichos. Na última aula,  puderam ver muitos dos brinquedos em uso no zoológico. A palavra-chave deste desafio foi “Meaningful learning” e processo-chave foi “Creative problem solving”.SXSwEDU EXPO: É o espaço onde estão expostas diversas novidades na área de educação. Os estandes têm basicamente 3 focos: tecnologias aplicadas à educação, design de experiências para aprendizado e parcerias entre instituições de ensino.As tecnologias mais presentes são do universo Maker (maker e fab labs), realidade mista (mixed reality) e robótica para ensino de programação. A Microsoft mostrou algumas parcerias para aplicação do jogo Minecraft no ensino de programação básica. Os japoneses estavam focados em realidade mista, com jogos que incluem interação com a realidade física. A Chevron criou um Maker Lab sobre rodas, que é um “motor-home” turbinado com impressoras, material maker, cortadoras e tornos, com o objetivo de fazer com que as crianças saiam da sala de aula, vejam um problema real e ajudem a resolvê-lo com as ferramentas maker.New School Models: Foi um painel de discussão sobre novos modelos para escolas, onde foram apresentados vários casos de instituições de ensino que usam tecnologia para criar experiências “student-centric”, permitindo uma personalização da educação. A IBM apresentou diversos casos de parcerias acadêmicas utilizando o Watson para melhorar a compreensão doperfil dos estudantes.SXSwEDU Playground: Este é um espaço de experimentação, onde algumas instituições apresentaram novas tecnologias. Uma escola mostrou como utilizar o Hololens em uma aula de história, sobre a invenção do bluetooth. O aluno usa o Hololens para “entrar” no laboratório e presenciar o momento de criação da tecnologia, conseguindo uma total imersão no contexto histórico.  Outros modelos de aprendizado remoto com realidade virtual estavam presentes, como aulas de EAD em que o aluno participa usando os óculos para imersão presencial. Outro grande destaque foram minidrones e minirrobôs que podem ser usados no ambiente escolar. A plataforma é muito interessante (http://www.robolink.com/).Designing Creative Learning Experiences: O MIT Media Lab promoveu um workshop utilizando o Makey Makey e o Scratch (ambiente de programação) para mostrar como criar ambientes para crianças desenvolverem estórias interativas. 2017-03-06-PHOTO-00000016 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir