3ª Maratona de Aplicativos FIAP-Google começa em agosto com o triplo de Hackdays em escolas

4 de agosto de 2015
Compartilhe

A competição nacional, que conta com apoio do Google e HP, tem o objetivo de ensinar para alunos de Ensino Médio que programação não é bicho de sete cabeças. Lançamento da Maratona é nesta terça-feira, 04 de agosto, e aplicativos devem ser submetidos até outubro.

 

São Paulo, 4 de agosto de 2015 – Com apenas três horas de oficina de programação, jovens de Ensino Médio de todo o Brasil vão aprender a desenvolver aplicativos para tablets e celulares Android dentro da escola e ainda participar de uma competição com uma importante causa social. A iniciativa da Fiap, uma das principais faculdades de tecnologia do país, faz parte da 3ª Maratona de Aplicativos Fiap-Google. Com apoio do Google Brasil e da HP, o objetivo do projeto é incentivar a real inclusão digital de jovens que passam de usuários a desenvolvedores.

Este ano, além dos influenciadores digitais da Fiap Camila Achutti e Felipe Barreiros, 45 embaixadores foram treinados para conduzir os Hackdays em escolas de Ensino Médio públicas e privadas como facilitadores nesta edição. Durante o workshop, os alunos serão desafiados a desenvolver um aplicativo que impacte positivamente na Educação do Brasil e participar da competição. “No Hackday os alunos são guiados para desenvolver a ideia, aprendem a programar e a publicar o app no Google Play. No fim da atividade, todos saem com o trabalho concluído e impressionados com a possibilidade de poder programar, o que para a maioria era algo praticamente impossível”, conta Camila. Nesta edição, os embaixadores devem conduzir 50 Hackdays entre 4 de agosto, no lançamento da Maratona, até o início de outubro, prazo final para a submissão dos aplicativos. O triplo da edição passada.

Mais do que uma competição, a Maratona de Aplicativos Fiap-Google cria uma rede de pessoas dispostas a fazer a diferença. É o caso de Rafael Balconi, 23 anos, formado em Sistemas de Informação pela Fiap e que vai conduzir um Hackday pela primeira vez na Escola Jorge Street de São Caetano, onde concluiu o Ensino Médio. “Gostei muito de estudar lá e fico feliz em levar para os alunos uma oportunidade que não tive na minha época. Acho que o pessoal nunca viu nada semelhante na vida, na onda do que o mercado pede. E programar para mobile hoje é fundamental. Sei que muitos alunos são geniais mas não têm a oportunidade de ver algo novo”, declara Balconi.

A analista de sistemas Mayra Tinoco, 23 anos, e também embaixadora pela primeira vez, pensa de maneira semelhante. “É uma oportunidade para os estudantes terem uma nova visão de uma profissão em ascensão e vivenciar a experiência de criar algo. Acredito muito na proposta da Maratona de promover uma mudança na sociedade com o uso da tecnologia. Quero especialmente servir de exemplo para as meninas e mostrar tecnologia é uma área possível para mulheres”, conta Mayra, que também volta para a escola em que estudou, em Osasco.

Para entrar da competição não é necessário participar dos Hackdays. Basta estar regularmente matriculado no Ensino Médio e desenvolver um app usando o App Inventor 2 – ferramenta desenvolvida pelo Google em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) que “possa melhorar a sua vida como aluno, a sua escola ou a educação no Brasil”.

Os alunos que não participarem dos Hackdays e que quiserem participar da competição, contam com todo o apoio da Fiap para desenvolverem um aps. No site da Maratona estão disponíveis materiais de estudo, incluindo vídeo-aulas, que auxiliam o estudante a idealizar, desenvolver, testar o aplicativo e cadastrá-lo nas lojas de apps.

 

Premiação

Os projetos devem ser submetidos até o dia 13 de outubro e os 10 melhores vão participar da premiação no escritório do Google Brasil, em São Paulo, em novembro. Cada integrante do grupo vencedor levará para casa como prêmio uma bolsa de estudos vitalícia para qualquer curso FIAP (graduação, MBA e Shift) um  Chromebook, um tablet Android, um Chromecast e uma impressora HP. “Um dos nossos objetivos é abrir o horizonte dos jovens. Todos os prêmios foram pensados para dar base para que os alunos continuem estudando e criando aplicativos que possam mudar a sua realidade”, afirma Barreiros.

 

Sobre a FIAP

Controlar drones, lançar mini foguetes e criar aplicativos mobile são atividades da rotina dos alunos na Fiap. Além dos cursos tecnólogos, a instituição referência em ensino de tecnologia, inovação e empreendedorismo oferece bacharelados e MBAs classificados entre o “Grupo de Excelência” do Ministério da Educação por três anos consecutivos. Seus campi integram um dos parques tecnológicos mais relevantes do país, com 40 laboratórios de desenvolvimento de sistemas, espaços de coworking e mais de dois mil computadores. A Fiap é a primeira faculdade do mundo a firmar uma parceria acadêmica com a Singularity University, instituição de ensino interdisciplinar sediada na NASA. Seu objetivo é formar profissionais criativos e competentes para ajudar a resolver os desafios da humanidade.

3ª Maratona de Aplicativos Fiap-Google

 

04.08 – Lançamento da Maratona

13.10 – Último dia para submissão de aplicativos para competição

19.10 – Divulgação dos 10 finalistas

09 a 13.11 – Premiação no Google Brasil

 

Informações, inscrições e acesso gratuito aos materiais de estudo:

www.maratonadeaplicativos.com.br

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir