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A GESTÃO PÓS-MODERNA DE EMPRESAS

POR QUE O CURSO É RELEVANTE?

As novas forças do mercado, criadas pela revolução das startups e pela nova economia, forçam os líderes a reverem suas práticas. Os modelos tradicionais de administração de empresas, surgidos na era industrial, perderam sua relevância nesse novo ambiente competitivo global, no qual as empresas sofrem pressões constantes para inovar em seus modelos de negócios.

Vivemos um momento histórico único, em que modelos e paradigmas da gestão clássica de empresas estão sendo substituídos por novas forças: horizontalização, experimentação, agilidade, não julgamento, autonomia, diversidade, intraempreendedorismo, empoderamento dos consumidores, entre outras.

Neste cenário, organizações do mundo inteiro estão incorporando práticas que as afastam da escola gerencial moderna e as colocam na pós-modernidade. Buscam, então, por gestores que tomem consciência deste fenômeno e se apropriem dele, liderando a transformação das suas empresas.

Essa nova era gerencial exige também uma nova geração de líderes, que construam negócios e carreiras à prova de futuro. Você está preparado?

QUAL A METODOLOGIA?

Nosso programa é formado por módulos divididos conforme as diferentes competências essenciais para o gestor do século XXI. O foco inicial é direcionar o profissional para a leitura crítica do ambiente competitivo atual e futuro, bem como para a construção e implementação de estratégias.
No segundo módulo, vamos priorizar o desenvolvimento da capacidade de liderança para a criação de um novo ambiente organizacional. No terceiro e quarto, você vai ter contato com práticas e ferramentas para a construção das bases de uma cultura centrada no cliente, também vai aprender novos conceitos de gestão financeira e de operações.

No quinto módulo, é a vez de refletir sobre o futuro das empresas: novas estruturas organizacionais, tendências de tecnologias digitais emergentes e seus impactos, gestão da inovação e mudança. Já no último módulo você vai poder criar a sua própria empresa através do Startup One, nosso trabalho de conclusão de curso, desenvolvendo um projeto de negócio real (desde a concepção da ideia até o protótipo funcional para apresentação ao mercado).
QUAIS AS PRINCIPAIS HABILIDADES QUE VÃO SER DESENVOLVIDAS?

  • Explorar e desenvolver seu próprio estilo de liderança para impactar positivamente a sua carreira e a da sua equipe.
  • Desenvolver habilidades para liderar uma área e criar projetos multifuncionais dentro da sua empresa.
  • Aprofundar o conhecimento dos principais fundamentos de negócios.
  • Aprender sobre os 4 pilares do negócio: Estratégia, Finanças, Marketing e Operações, no contexto de desafios cada vez mais complexos, incluindo transformação digital e inovação.

QUAL O CENÁRIO?

Sua empresa já é pós-moderna?

Na empresa da pós-modernidade, os colaboradores são altamente engajados e empoderados, as equipes são organizadas em uma estrutura horizontal, a agilidade é priorizada em todas as áreas e a comunicação flui livremente. A ideia de padrões e controles é pouco relevante.

Muitas organizações estão tentando adotar essas características em suas operações, mas a falta de uma visão clara e de líderes qualificados compromete os resultados. Neste MBA, queremos formar líderes que entendam as diferenças entre os princípios de gestão da modernidade e da pós-modernidade. E que sejam capazes de apoiar o processo de migração das organizações para esse novo mundo.

PARA QUEM SE DESTINA?

  • Profissionais que querem se preparar para assumir posições de liderança dentro das suas organizações.
  • Profissionais que querem se atualizar em Gestão de Negócios.
  • Gestores que buscam aprimorar sua capacidade de liderança e visão estratégica.
  • Empreendedores ou pessoas que estão começando a empreender.

OBJETIVOS DO CURSO
Um MBA que vai estimular o potencial de liderança e realização profissional em todas as áreas.
Você vai desenvolver as habilidades e experiências que precisa para acelerar sua carreira como um gestor de alto impacto e líder empresarial, até mesmo criar o seu próprio negócio.

Conteúdo 360 horas/aula

Módulo 1.

Strategic Management

68 H/A
  • Workshops de Abertura e Encerramento
    • Welcome Class e Check-in
    • Falando da FIAP
    • Informações gerais e acadêmicas
    • Introdução à Gestão Estratégica de Negócios
  • Strategic Thinking for Business
    • Declaração de propósito e valores das organizações
    • Proposta de valor, visão e missão
    • Análises do ambiente em transformação
    • Posicionamento estratégico
    • Atividades para geração de valor
    • Concepção de objetivos estratégicos
    • Plano de negócio
  • Leading Strategic Initiatives
    • Drivers de execução bem-sucedida da estratégia
    • Vinculação de iniciativas à estratégia das empresas
    • Gerenciamento do relacionamento com stakeholders
    • Plano de gestão para execução da estratégia
    • Ações para execução da estratégica
    • Adaptação da cultura organizacional para execução da estratégia
  • Técnicas de Negociação
    • Como e para que negociar
    • Estilo Pessoal de Negociação (EPN)
    • Preparação e fases de uma negociação
    • Negociação em contexto multicultural
    • Como fomentar cooperação
    • Criando valor antes de distribui-lo
    • Como lidar com problemas, conflitos e confrontos
    • Estudos de caso e simulações de negociações
Módulo 2.

Leadership and Organizational Culture

68 H/A
  • Leadership Communications
    • Habilidades em comunicação para liderar pessoas e processos
    • Estrutura de mensagem comunicador e receptor nas empresas
    • Linguagens visuais, corporais e do ambiente corporativo
    • Comunicação assertiva e efetiva no dia a dia
    • Técnicas inovadoras para apresentações e pitch usando storytelling
    • Dinâmicas com metodologia ativa em sala de aula
  • Gestão de Pessoas e Equipes de Alta Performance
    • Papéis da liderança na gestão de pessoas
    • Engajamento das pessoas com a estratégia da organização
    • Poder e liderança
    • Modelos mentais e o comportamento do líder
    • Entendimento dos diferentes perfis de comportamento
    • Gestão de performance e liderança
    • Importância do feedback no desenvolvimento
    • Delegação efetiva de atividades
    • Coaching como ferramenta da liderança
    • Construção de equipes de alta performance
  • Managing Organisational Behaviour
    • Elementos que influenciam o comportamento do indivíduo e dos grupos na organização
    • Clima organizacional
    • Poder e política nas organizações
    • Cultura organizacional
    • Motivação e propósito no trabalho
  • Diversidade & Inclusão
    • A importância da diversidade e inclusão no local de trabalho
    • Como a diversidade e a inclusão melhoram o desempenho dos funcionários e das organizações
    • Construindo uma cultura de respeito
    • Colaborando para um local de trabalho inclusivo
    • Vieses inconscientes: conhecer para evitar
    • Liderança inclusiva
Módulo 3.

Customer Centricity

60 H/A
  • Design Thinking
    • Conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Humano
    • O valor do Design Thinking num contexto complexo
    • Diferenças entre o Design Thinking e os processos tradicionais
    • Processos e ferramentas: pesquisas, mapa da empatia, brainstorming (e suas estratégias)
    • Vivência de todas as etapas do processo de Design Thinking: problem framing, inspiração & insights, ideias e conceitos, e prototipação rápida
  • Strategic Marketing Management
    • Conceitos fundamentais de marketing
    • Marketing no contexto empresarial, como um processo para criação de valor
    • Segmentação e análise estratégica de mercado
    • Diferenciação e posicionamento estratégico competitivo de mercado, produto e empresa
    • A estratégia de marketing para o mundo digital
    • Canais e relacionamentos estratégicos
    • Estrutura e desenvolvimento de um programa de marketing integrado
  • Customer Experience Management
    • As seis competências em torno da gestão de CX
    • Pesquisa: entenda seus clientes em profundidade
    • Priorização: concentre-se no que é mais importante
    • Design: construa experiências com base na profunda compreensão do cliente
    • Capacitação: forneça aos funcionários os recursos necessários para proporcionar as experiências certas
    • Medição: quantifique a qualidade das experiências
    • Cultura: crie um sistema de valores e comportamentos que sustente a experiência
Módulo 4.

Finance and Operations Management

76 H/A
  • Contabilidade Financeira
    • Princípios, conceitos fundamentais e estrutura da contabilidade
    • Métodos de registro e controles contábeis
    • Demonstrações contábeis obrigatórias: balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e demonstração dos fluxos de caixa
  • Finanças e Controladoria Empresarial
    • Gestão econômico-financeira
    • Análises das demonstrações contábeis
    • Análise e viabilidade econômica de projetos
    • Decisões de investimentos e financiamento
    • Principais decisões econômico-financeiras
  • Jogos de Empresas
    • Gestão de uma empresa abrangendo todas as fases de sua operação e processos
    • Gestão empresarial simulada
    • Tomada de decisão
    • Competição entre empresas em ambiente simulado
  • Organizações Ágeis
    • Business Agility
    • Gestão e colaboração em empresas ágeis
    • Estratégia, estrutura, processos, pessoas e tecnologia em organizações ágeis
    • Agile Team Organization
    • Frameworks ágeis
Módulo 5.

Future of Organizations

68 H/A
  • Emerging Technologies for Businesses
    • Identificação e desenvolvimento de oportunidades estratégicas para a transformação de negócios por meio de tecnologias exponenciais emergentes
    • Projetos de novos produtos, serviços e soluções
    • Entrega de novas experiências ao usuário
    • Desenvolvimento de eficiências operacionais
  • Gestão da Inovação e da Transformação Digital
    • Criatividade e inovação
    • Gestão da inovação e da mudança
    • Construção coletiva do conhecimento como alavanca para o surgimento de inovações e para a transformação digital das organizações
    • Creative Thinking
    • Competências socioemocionais para lidar com o mundo em transformação
  • Future-Proof Organizations
    • Strategic Futures & Foresight
    • Mentalidade de futuros
    • Enquadrando desafios
    • Identificação de mudanças
    • Métodos e ferramentas de previsão
    • Impactos das mudanças
    • Futuros alternativos
    • Escolha de cenários
    • Construção de estratégias de futuro
  • Analytics & Decision Making
    • Premissas para ambientes Big Data
    • Evolução do conceito de Business Intelligence chegando ao Business Analytics
    • Análise competitiva
    • Geração de visualizações
    • Insights para a tomada de decisão - BSCs
    • Apresentação de dados visuais por meio de dashboards e storytelling
Módulo 6.

STARTUP ONE

20 H/A
  • Empreendedorismo e Inovação
    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitching
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global

Turmas 2020

Campus
Início
Duração
Dias
Horário
Investimento
Alphaville
Início: 22/04
Duração: 12 meses
Dias: Seg e Qua + 19 Sex
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: 24x 1.196,00*  Saiba mais
Paulista
Início: 13/04
Duração: 12 meses
Dias: Seg e Qua + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: 24x 1.196,00*  Saiba mais
Paulista
Início: 14/04
Duração: 12 meses
Dias: Ter e Qui + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: 24x 1.196,00*  Saiba mais
Vl. Olímpia
Início: 16/04
Duração: 12 meses
Dias: Ter e Qui + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: 24x 1.196,00*  Saiba mais
* Valor com desconto para ex-alunos FIAP e empresas conveniadas, com pagamento até o dia 5 de cada mês. Sujeito a alteração durante o ano letivo.
Escolha uma turma acima!
Inscreva-se

Investimento

24 parcelas
Para matrículas
até 01/12/2019
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor Integral
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
Para matrículas
até 01/12/2019
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor Integral
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
Para matrículas
até 01/12/2019
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor Integral
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
Para matrículas
até 01/12/2019
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor Integral
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
Inscreva-se

Taxa de inscrição, com desconto, para matrículas efetuadas até 3 dias após aprovação na entrevista individual: R$ 190,00.
Taxa de inscrição R$490,00. Pagamento da taxa de inscrição somente com cartão de crédito.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes,
válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no segundo semestre de 2019. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes,
válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no primeiro semestre de 2020. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

** Com a opção de pagamento em 24 meses, a FIAP permite ao aluno contar com a melhor formação acadêmica,
concluindo o investimento no MBA após o término do curso, que tem duração de aproximadamente 1 ano.

Descontos não cumulativos.

Processo de Admissão

Pré-Requisitos

Formação superior
completa, com colação
de grau realizada,
em cursos Tecnólogos,
Bacharelados
e Licenciaturas.

Inscrição

Preencha a ficha
de inscrição
on-line.

Entrevista

A sua primeira experiência
aqui é assim: você conhece
melhor a FIAP e todo
o nosso ecossistema
de tecnologia e inovação.
E a gente fica sabendo
mais sobre você, sua
trajetória profissional
e expectativas.

Matrícula

Os aprovados podem fazer
a matrícula em qualquer
uma de nossas unidades ou
on-line.

Coordenação

LUIZ MAIA

  • Pós-graduado em Management Development pela IESE Business School - University of Navarra.
  • MBA em Tecnologia da Informação pela Universidade de São Paulo - FEA.
  • Pós-graduado em Planejamento Urbano pelo Politecnico di Milano.
  • Especializado em Planejamento e Direção Estratégica pela University of California - Berkeley, Gestão Empresarial pela FGV, Administração de Instituições Financeiras pela FIPE, Liderança e Gestão Avançada pela Amana-Key.
  • Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie.
  • Coordenador e Professor de MBA na FIAP, em diversas disciplinas relacionadas a gestão e estratégia empresarial.
  • Coautor do livro Revolução: o tempo da transformação chegou - Capítulo Strategic Thinking for Business.
  • Executivo com atuação há mais de 30 anos em cargos de direção e liderança nas áreas de planejamento e gestão estratégica, tecnologia e arquitetura da informação, mobilidade urbana, soluções e digitalização de negócios para diversas empresas, destacando-se Bradesco, Metrô de São Paulo, Dow Química e CET.

Direção

GUILHERME PEREIRA
Guilherme Pereira
  • Diretor de Inovação & Conteúdo, e Diretor do MBA da FIAP.
  • Formado em Ciências Econômicas e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Stanford University.
  • Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios com extensão internacional na Babson College, especialização em Negócios em Mercados Emergentes pela Harvard University, e extensão em Aceleração de Negócios Digitais pela Hyper Island.
  • Atua há mais de 15 anos desenvolvendo projetos de inovação em empresas como Basf, Braskem, BG, Bosch, Eaton, Fiat, Givaudan, J&J, M Dias Branco, Natura, Nestlè, Ourofino, Petrobras, PepsiCo, P&G, Promon, Rhodia, Saint-Gobain, Scania, Siemens, Suzano, Usiminas, Unimed, Vale e Votorantim.
  • É mentor e conselheiro de empresas e startups, atuando como investidor anjo em startups no Brasil.

Disrupção

Analogia a disrupção
Logo Singularity

Pensar o novo aproximou a gente do que há de mais
disruptivo no ensino de tecnologia.

Fomos a primeira parceira acadêmica mundial
da Singularity, uma universidade inovadora que tem como
objetivo formar líderes que busquem soluções para
os desafios da humanidade.

Patrocinada por empresas como Google, ePlanet Ventures,
Autodesk e Steelcase, a SU tem seu campus dentro
da NASA. E um programa que engloba as tecnologias
exponenciais, suas interconexões e o impacto de tudo
isso nas mudanças que vêm por aí.

Uma fonte de inspiração contínua que nos permite estar
sempre conectada à inovação, antecipando o futuro e
oferecendo novas experiências aos alunos.

Startupone

O projeto final do MBA

Startup One
PLAY

DEIXAMOS O TCC DE LADO.
AQUI VOCÊ CRIA SUA STARTUP.

É um programa que promove o empreendedorismo, a inovação
e o networking. Aqui você deixa o TCC de lado e cria sua própria startup.
Porque a gente entende que pensar o novo é assim: buscar soluções
inovadoras para problemas reais.

Você também vai contar com a parceria da FIAP para implementar
sua ideia, até mesmo depois de terminar seu curso: labs de inovação,
mentorias, networking e acesso às melhores empresas do mercado.

A Premiação

A startup que mais se destacar em cada temporada é premiada com um
curso de empreendedorismo na Babson College, em Boston. Assim,
os integrantes vão ter a oportunidade de viver novas experiências em uma
das melhores escolas de empreendedorismo do mundo.

Todas as ideias participantes do TOP 10 também podem ser aceleradas
nas nossas empresas parceiras: Acelera Startup FIESP, Oracle Startup
Cloud Accelerator e SAP Startup Focus.

Uma ideia que virou referência mundial

A FIAP foi convidada para apresentar no South by Southwest 2018 o case
do Startup One. A história de um programa transformador. E de como usar
o poder da tecnologia para construir um futuro melhor.

• Mais de 2.000 startups criadas.
• Mais de 100 alunos já participaram do Entrepreneurship Program, da Babson College.

Saiba Mais

mais que um número.

Um reconhecimento.

nota máxima do mec

A FIAP recebeu a nota máxima na avaliação institucional realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Um reconhecimento a tudo que a gente acredita e coloca em prática todos os dias: inspirar as pessoas que vão transformar o mundo.

Em 2019, a FIAP também recebeu 10 Comissões de Avaliação do MEC. E obteve 10 notas máximas em seus cursos de Graduação.

Nota Cinco

startup
awards
2018

Abstartups Logo

PRÊMIO STARTUP AWARDS

Entre as 3 maiores universidades
empreendedoras do brasil

Fotos

Unidades

Unidade Aclimação

Aclimação

Av. Lins de Vasconcelos,
1222 e 1264

Graduação, MBA e SHIFT

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Unidade Paulista

Paulista

Av. Paulista, 1106 –
6º e 7º andar

Graduação, MBA e SHIFT

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Unidade Vila Olímpia

Vila Olímpia

Rua Fidêncio Ramos, 308 –
7º andar – Torre A.

Graduação, MBA e SHIFT

ver mapa
Unidade Alphaville

Alphaville

Alameda Mamoré, 687 –
16º andar

MBA

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