0%

NEGÓCIOS E CARREIRAS À PROVA DE FUTURO

O DESENVOLVIMENTO
DE UM ESTILO PRÓPRIO
DE LIDERANÇA VAI IMPACTAR
TANTO A SUA CARREIRA
QUANTO À SUA EQUIPE

A revolução da nova economia transformou os modelos de negócios tradicionais. Os paradigmas da gestão clássica de empresas estão evoluindo e sendo renovados por forças como horizontalização, experimentação, agilidade, autonomia, diversidade, intraempreendedorismo e empoderamento dos consumidores.

Neste cenário, as organizações incorporam conceitos e práticas que visam à pós-modernidade. Uma nova era gerencial em que os líderes pensam e criam negócios e carreiras à prova de futuro.

Soft & Hard Skills

Análise crítica do ambiente
competitivo atual e futuro. Criação
e implementação de estratégias
e projetos multifuncionais.
Desenvolvimento da capacidade
de liderança para a criação de novas
estruturas organizacionais. Construção
das bases de uma cultura centrada
no cliente.

Domínio das tecnologias digitais
emergentes. Novos conhecimentos
sobre Gestão da Inovação, Gestão
Financeira e Gestão de Operações.

Você também vai criar a sua própria
startup, desde a concepção da ideia
até o protótipo para apresentação ao
mercado (Startup One).

Sua empresa já é pós-moderna?

O protagonismo de uma nova liderança,
aliado à inovação e à realização
profissional em todas as áreas da empresa,
é o primeiro passo para a transformação
digital.

O líder que entender as diferenças entre os princípios de gestão da modernidade
e da pós-modernidade vai conduzir a sua empresa para o futuro.

LIDERANÇA E CULTURA
ORGANIZACIONAL

Na empresa da
pós-modernidade,
os profissionais
são engajados
e empoderados,
as equipes
são organizadas
em uma estrutura
horizontal,
a agilidade é uma
prioridade
em todas as áreas
e a comunicação
flui livremente.
A ideia de padrões
e controles
é pouco relevante.

As organizações
que adotam essas
características
em suas operações
têm um foco:
inovação.

Os seus profissionais apostam
no desenvolvimento de um
estilo próprio de liderança para
impactar positivamente tanto
a sua carreira como a da sua
equipe. E têm pleno domínio dos
4 pilares do negócio: Estratégia,
Finanças, Marketing e Operações.

Conteúdo 360 horas/aula

Módulo 1.

Future of Organizations

76 H/A
  • Introdução ao Curso
    • Welcome Class e Check-in
    • Falando da FIAP
    • Informações gerais e acadêmicas
    • Introdução à Gestão Estratégica de Negócios
  • Emerging Technologies for Business
    • Artificial Intelligence e Machine Learning: veículo autônomo; Robotic Process Automation, Chatbots e Deep Learning
    • Internet of Things: Smart Cities, Health Care, Agro
    • Blockchain, Criptoativos, Smart Contracts e Cloud Computing
    • Biotecnologia e Tendências Físicas: Wearables, 3D Printer
    • Sistemas Ciber-Físicos e tecnologias cognitivas
    • Realidades Virtual e Aumentada
    • Identificação e desenvolvimento de oportunidades para a transformação de negócios por meio de tecnologias exponenciais emergentes
    • Entrega de novos produtos, serviços e experiências ao usuário
  • Gestão da Inovação e da Transformação Digital
    • Estratégia, criatividade, inovação e competitividade
    • Inovação fechada e inovação aberta
    • Novos modelos de negócios
    • Oportunidades e desafios da transformação digital nas empresas
    • Creative Thinking
    • Construção coletiva do conhecimento como alavanca para o surgimento de inovações e transformação digital das organizações
    • Competências socioemocionais para lidar com o mundo em transformação
  • Future-Proof Organizations
    • Strategic Futures e Foresight
    • Mindset digital e de futuros
    • Cenários VUCA num mundo exponencial Tech & Touch
    • Utopias e Distopias
    • Mudanças disruptivas e destruição criativa
    • 4IR, 5IR e Sociedade 5.0
    • Open/closed innovation
    • Aceleradoras e incubadoras de produtos
    • Ética, transparência e responsabilidade social
    • Complexidade da gestão
    • Desafios do mundo pelo Millenium Project
    • Lei de Moore, Fiction Lab e Antifragilidade
  • Analytics & Decision Making
    • Introdução a Business Analytics e sua evolução: BI 1.0, 2.0 e 3.0
    • O papel de Business Intelligence & Analytics no cenário empresarial
    • Insights Business para a tomada de decisão: como construir
    • Contrastes e usos de BSCs
    • Modelos para aplicar BA: descritivo, preditivo e prescritivo
    • Data Mining & Prescriptive Analytics
    • Ferramentas e tendências tecnológicas
    • Práticas de visualização por meio de dashboards e storytelling
Módulo 2.

Strategic Management

60 H/A
  • Técnicas de Negociação
    • Como e para que negociar
    • Como fomentar cooperação e criar valor antes de distribui-lo
    • Fontes e bases da negociação
    • Negociação distributiva e negociação integrativa
    • O dilema do negociador
    • Preparação e fases de uma negociação
    • Ferramentas comunicacionais
    • Estratégias e técnicas ZOPA e BATNA
    • Gestão de conflitos
    • Negociação em contexto multicultural
    • Estilo Pessoal do Negociador (EPN)
  • Strategic Thinking for Business
    • Motivação para o pensamento estratégico
    • Identificação de valores corporativos
    • Proposta de valor, visão e missão
    • Determinação do propósito
    • Transformação dos negócios
    • Geração de valor
    • Posicionamento estratégico
    • Impulsores e restritores
    • Fatores críticos de sucesso
    • Objetivos estratégicos
    • Plano de negócio
  • Leading Strategic Initiatives
    • Drivers de execução bem-sucedida da estratégia
    • Vinculação de iniciativas às estratégias das empresas
    • Gerenciamento do relacionamento com stakeholders
    • Plano de gestão para execução da estratégia
    • Adaptação da liderança transformacional para execução da estratégia
    • Adaptação da cultura organizacional para execução da estratégia
    • Administração estratégica
    • Alinhamento da Unidade de Negócios à estratégia corporativa
Módulo 3.

Leadership and Organizational Culture

64 H/A
  • Managing Organizational Behaviour
    • Elementos que influenciam o comportamento dos indivíduos e dos grupos na organização
    • Clima organizacional
    • Poder e política nas organizações
    • Cultura organizacional
    • Motivação e propósito no trabalho
    • Resistência a mudanças
  • Leadership Communications
    • Habilidades em comunicação para liderar pessoas e processos
    • Estrutura de mensagem - comunicador e receptor nas empresas
    • Linguagens visuais, corporais e do ambiente corporativo, como soft skills
    • Comunicação assertiva e efetiva no dia a dia
    • Técnicas inovadoras para apresentações
    • Pitch usando storytelling
  • Gestão de Pessoas e Equipes de Alta Performance
    • Papéis da liderança na gestão de pessoas e construção de equipes de alta performance
    • Liderança 360
    • Níveis neurológicos no desenvolvimento
    • Modelos mentais e o comportamento do líder
    • Gestão de performance
    • Importância do feedback
    • Perfil de comportamento DISC
    • Delegação efetiva de atividades
    • Coaching e mentoring
    • Mindsets nas áreas de conhecimento
    • Planejamento, execução, pesquisa e capacitação
  • Diversidade & Inclusão
    • Importância da diversidade e inclusão no local de trabalho
    • Como a diversidade e a inclusão melhoram o desempenho dos funcionários e das organizações
    • Barreiras existentes nas organizações
    • Colaborando para uma cultura de respeito
    • Liderança inclusiva
    • Vieses inconscientes e seus impactos: conhecer para evitar
    • Construindo um local de trabalho inclusivo
    • Ferramentas para criar times e ambientes mais diversos e inclusivos
Módulo 4.

Customer Centricity

60 H/A
  • Design Thinking
    • Conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Humano
    • Diferenças entre o Design Thinking e os processos tradicionais
    • O valor do Design Thinking num contexto complexo
    • Processos e ferramentas: pesquisas, mapa da empatia, brainstorming (e suas estratégias), ideação e cocriação
    • Vivência de todas as etapas do Design Thinking: problem framing, inspiração & insights, ideias & conceitos e prototipação rápida
    • Análise pós protótipo
  • Strategic Marketing Management
    • Marketing nas organizações como um processo para criação de valor
    • Proposição de valor
    • Pilares da estratégia de marketing: Produtos, Preços, Praça e Promoção
    • Segmentação e análise estratégica de mercado
    • Estrutura e desenvolvimento de um programa de marketing integrado
    • Matrizes de avaliação de marketing
    • Marketing na era digital: conceitos e aplicação
    • Marketing e dados
    • Reputação e marca
  • Customer Experience Management
    • As seis competências da gestão de CX: Pesquisa, Priorização, Design, Capacitação, Medição e Cultura
    • Customer-Centric Development
    • Jornada do Cliente e as suas aplicações na estruturação da experiência
    • Estratégias de UX e relacionamento com o cliente
    • Métricas e Design de CX
    • Customer Research e VoC
    • Customer Insights
Módulo 5.

Finance and Operations Management

80 H/A
  • Contabilidade Financeira
    • Princípios fundamentais e estrutura conceitual da contabilidade
    • Métodos de registro e controles contábeis
    • Análises horizontal e vertical
    • Lucro Presumido e Lucro Real
    • Demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial (BP), Resultado do Exercício (DRE), Fluxos de Caixa (DCF) e Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
    • Regimes tributários
    • Simples Nacional
  • Finanças e Controladoria Empresarial
    • Gestão econômico-financeira
    • Análises das demonstrações contábeis
    • Fluxo de caixa e necessidade de capital de giro
    • Ciclos operacional e de caixa
    • Saldo em tesouraria
    • Análise e viabilidade econômica de projetos
    • Decisões de investimento e de financiamento
    • Estrutura e custo de capital
    • Orçamento
  • Jogos de Empresas
    • Gestão empresarial simulada, abrangendo todas as fases de operação e processos
    • Conceitos de Jogos de Empresas
    • Exercício do Jogo, da elaboração dos direcionamentos estratégicos à rodada de ambientação e rodadas oficiais
    • Balanço da experiência
    • Reflexões sobre tomada de decisão
  • Organizações Ágeis
    • Manifesto ágil: quebrando paradigmas
    • Business Agility: estratégia, estrutura, processos e tecnologia
    • Métodos e Frameworks Ágeis: Scrum, Lean, Kanban, DevOps
    • Formação Scrum Master e Product Owner
    • Papéis, eventos, artefatos, gestão e colaboração em métodos ágeis
    • Agile Team Organization: Squads, Chapters, Tribes, Guilds
    • MVP e planejamento de releases
    • Percepção de valor em projetos ágeis
    • A transformação ágil escalada nas organizações
Módulo 6.

STARTUP ONE

20 H/A
  • Empreendedorismo e Inovação
    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitching
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global

Em virtude do momento sem precedentes que estamos
vivendo, as aulas dos nossos MBAs estão remotas até que
seja possível realizá-las presencialmente.

Adaptamos todos os nossos cursos para o formato digital com aulas
ao vivo ministradas pelos professores titulares da disciplina, com conteúdo
e metodologia especialmente pensados para o aprendizado remoto.

As turmas novas, com início previsto para outubro, poderão iniciar de forma
remota ou presencial. Avaliaremos, constantemente, as condições para início.

Turmas 2020

Campus
PREVISÃO
DE INÍCIO
Duração
Dias
Horário
Investimento
Alphaville
Previsão de início: OUTUBRO
Duração: 12 meses
Dias: Seg e Qua + 18 Sex
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: ATÉ 24 X 1.196,00*  Saiba mais
Paulista
Previsão de início: OUTUBRO
Duração: 12 meses
Dias: Ter e Qui + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: ATÉ 24 X 1.196,00*  Saiba mais
Vl. Olímpia
Previsão de início: OUTUBRO
Duração: 12 meses
Dias: Seg e Qua + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: ATÉ 24 X 1.196,00*  Saiba mais
* Valor com desconto para ex-alunos FIAP e empresas conveniadas, com pagamento até o dia 5 de cada mês. Sujeito a alteração durante o ano letivo.
Escolha uma turma acima!
Inscreva-se

Investimento

Para matrículas
até 22/07/2020
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor
24 parcelas
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
12 parcelas
R$ 2.358,00*
R$ 2.096,00*
R$ 2.620,02*
À VISTA
R$ 24.919,00*
R$ 22.150,00*
R$ 27.687,90*
24 parcelas
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
12 parcelas
R$ 2.358,00*
R$ 2.096,00*
R$ 2.620,02*
À VISTA
R$ 24.919,00*
R$ 22.150,00*
R$ 27.687,90*
24 parcelas
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
12 parcelas
R$ 2.358,00*
R$ 2.096,00*
R$ 2.620,02*
À VISTA
R$ 24.919,00*
R$ 22.150,00*
R$ 27.687,90*
Inscreva-se

Taxa de inscrição, com desconto, para matrículas efetuadas até 3 dias após aprovação na entrevista individual: R$ 190,00.
Taxa de inscrição R$490,00. Pagamento da taxa de inscrição somente com cartão de crédito.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes,
válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no segundo semestre de 2019. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento, válidos para matrículas
efetivadas em turmas com início no segundo semestre de 2020. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

** Com a opção de pagamento em 24 meses, a FIAP permite ao aluno contar com a melhor formação acadêmica, concluindo o
investimento no MBA após o término do curso, que tem duração de aproximadamente 1 ano.

Descontos não cumulativos.

Processo de Admissão

Pré-Requisitos

Formação superior
completa, com colação
de grau realizada,
em cursos Tecnólogos,
Bacharelados
e Licenciaturas.

Inscrição

Preencha a ficha
de inscrição
on-line.

Entrevista

A sua primeira experiência
aqui é assim: você conhece
melhor a FIAP e todo
o nosso ecossistema
de tecnologia e inovação.
E a gente fica sabendo
mais sobre você, sua
trajetória profissional
e expectativas.

Matrícula

Os aprovados podem fazer
a matrícula on-line.

direção acadêmica

diretor Guilherme Pereira

Guilherme Pereira

diretor Guilherme Pereira

  • Diretor de Inovação & Conteúdo, e Diretor do MBA da FIAP.
  • Formado em Ciências Econômicas e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Stanford University.
  • Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios com extensão internacional na Babson College, especialização em Negócios em Mercados Emergentes pela Harvard University, e extensão em Aceleração de Negócios Digitais pela Hyper Island.
  • Atua há mais de 15 anos desenvolvendo projetos de inovação em empresas como Basf, Braskem, BG, Bosch, Eaton, Fiat, Givaudan, J&J, M Dias Branco, Natura, Nestlè, Ourofino, Petrobras, PepsiCo, P&G, Promon, Rhodia, Saint-Gobain, Scania, Siemens, Suzano, Usiminas, Unimed, Vale e Votorantim.
  • É mentor e conselheiro de empresas e startups, atuando como investidor anjo em startups no Brasil.

coordenador Luiz Maia

Eduardo Endo

coordenador Luiz Maia

  • MBA em Tecnologia da Informação (USP–FEA).
  • Pós-graduado em Management Development (IESE Business School - University of Navarra).
  • Pós-graduado em Planejamento Urbano (Politecnico di Milano).
  • Especialista em Planejamento e Direção Estratégica (University of California – Berkeley)
  • Especialista em Gestão Empresarial (FGV).
  • Especialista em Administração de Instituições Financeiras (FIPE).
  • Especialista em Liderança e Gestão Avançada (Amana-Key).
  • Graduado em Arquitetura e Urbanismo (Mackenzie).
  • Coordenador e Professor de MBA na FIAP, em diversas disciplinas relacionadas à gestão e estratégia empresarial.
  • Executivo com atuação há mais de 30 anos em cargos de direção e liderança nas áreas de planejamento e gestão estratégica, tecnologia e arquitetura da informação, mobilidade urbana, soluções e digitalização de negócios para diversas empresas, destacando-se Bradesco, Metrô de São Paulo, Dow Química e CET.
  • Coautor do livro Revolução: o tempo de transformação chegou - Capítulo Strategic Thinking for Business.

mentora Adriane Colossetti

Adriane Colossetti

mentora Adriane Colossetti

  • Mestre em Inteligência Artificial (FEI).
  • Graduada em Engenharia da Computação e Ciência da Computação.
  • Certificada em PMP, PSM I, PSPO I, MASTER COACH (SBCoaching), ITIL Fundation V3, COBIT V4.1. Líder Coach, Agile Transformation, Practitioner PNL (Sociedade Brasileira de PNL).
  • Professora em cursos de MBA, pós-graduação e graduação da área de TI, Jogos, Engenharia da Produção e Projetos.
  • Business Agility, Agile Coach para acompanhamento, implantação e treinamentos em gerenciamento de agilidade em pequenas, médias e grandes empresas, tais como Bancos Bradesco, Itaú, Santander, Volkswagem, Rico Investimentos, Correios, Tecnobank, Somar Meteorologia, GPA, APAS, 7COMm, entre outros.
  • Founder da empresa Sunsetti Treinamentos e Serviços.

mentor Alexandre Rodrigues

Alexandre Rodrigues

mentor Alexandre Rodrigues

  • MBA em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços (USP).
  • Especialista em Liderança de organizações e mudanças (MIT/Sloan).
  • Especialista em Liderança Facilitadora (Adigo/Lumo).
  • Graduado em Engenharia Elétrica (Unicamp) com aprofundamento em Engenharia Industrial (Arts et Métiers – ParisTech).
  • Coach (ICF - International Coaching Federation e Integral Coaching Canada).
  • Professor em cursos MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Business Innovation e Marketing Digital da FIAP.
  • Atuou por 9 anos na Ambev nas áreas de inovação, planejamento, gerenciamento de projetos e gestão industrial.
  • Consultor de planejamento, estratégia e desenvolvimento organizacional suportando lideranças de empresas de diferentes portes e setores, como Itaú, AES, Norsk Hydro, MasterCard e CNI-Sistema Indústria.
  • Coautor do livro Novo Manual de Coaching / artigo: Desenvolvimento Organizacional e Coaching juntos ao desenvolvimento de Organizações.

mentor Alexandre Simões

Alexandre Simões

mentor Alexandre Simões

  • Pós-graduado em Direito Comercial (USP).
  • Bacharel em Direito (USP).
  • English Legal Methods (University of Cambridge).
  • Professor em cursos MBA da FIAP e do IBMEC/SP – disciplina Negociação.
  • Coordenador no CEU LAW SCHOOL, onde leciona Negociação, Mediação e Arbitragem.
  • Negociador Treinado pela Scotwork, University of Berkeley - Center for Executive Studies, Faleck & Associados, University of Harvard - PON e University of Pepperdine - Straus Institute.
  • Mediador certificado e Árbitro em diversas instituições nacionais e estrangeiras.
  • Advogado sócio-fundador de Ragazzo, Simões, Lazzareschi e Montoro Advogados, onde atua desde agosto de 1990, tendo, antes, sido advogado do Departamento Jurídico da Alcoa Alumínio S.A. (1989) e advogado e estagiário em Pinheiro Neto Advogados (19884-1988).
  • Coautor dos livros Perícias em Arbitragem e Mediação Empresarial: Experiências Brasileiras, além de ter artigos publicados em revistas sobre Negociação Mediação e Arbitragem.

mentor Anderson Pinto

Anderson Pinto

mentor Anderson Pinto

  • Mestre em Ciências Contábeis (FECAP).
  • MBA em Gerenciamento de Projetos (FIAP).
  • Pós-graduado em Contabilidade para Gestão de Negócios (UFRJ).
  • Graduado em Ciências Contábeis (FESO).
  • Master, Practitioner e Trainer em PNL (SBPNL).
  • Certificado PMP®, PRINCE2, PSM I, ITIL, COBIT, SFC, ISMF, Leader Training I, II e III | Coach Profissional e Executivo certificado pela SLAC, AFC, PCA, EMCC e IAC.
  • 17 anos de experiência acadêmica.
  • 11 anos como professor em cursos MBA e Corporate da FIAP.
  • Coordenador Acadêmico e Professor da Saint Paul - Escola de Negócios no MBA Internacional de Finanças.
  • 27 anos de experiência profissional na área de Consultoria e TI, trabalhando nas áreas de Finanças, Contábeis, Fiscais, Controladoria e CRM (Alterdata, Mastersaf, Deloitte, Plusoft, GSW e TIVIT).
  • 21 anos trabalhando exclusivamente com Gestão de Área, Produto e de Projetos.
  • Assessor de Investimento credenciado na CVM.
  • Sócio da ASP - Coaching & Consulting e da Manhattan Investimentos.

mentor Antonio Oliveira

Antonio Oliveira

mentor Antonio Oliveira

  • Mestre em Branding (USP).
  • Certificação Internacional em Team Learning (Academic Journey. Proakatemia - TAMK - Tampere University of Applied Science).
  • Professor em cursos na Baiana Business School, em Salvador/BA.
  • Coordenador do New Branding Innovation MBA da Faculdade Rio Branco.
  • Consultor de Branding/Design/Inovação - Managic Academy.
  • Palestrante Internacional - Zurich - CH/ Tampere - Fi/ London - UK.
  • Organização e Facilitação na International Brand Innovation Week - New York City, USA - 2019.
  • Facilitador do Vision Backcasting para o Congresso de Governança corporativa de 2002 do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - 2019.
  • The Art & Craft of Designing & Facilitating Learnig Spaces Master Class Certification - KAOSPILOT International - 2019.
  • Organização da International Innovation Week - Silicon Valley - 2014/2015.
  • Organização da International Branding Week - Brunel University, London, UK, 2004/2017.
  • Autor de diversos artigos em revistas internacionais.
  • Revisor de diversos livros nas áreas de Design, Inovação, Branding e Gestão do Design.

mentor Carlos Schwager

Carlos Schwager

mentor Carlos Schwager

  • Especialista em Finanças e Controladoria (SAP Academy Brasil).
  • Especialista em Redes de Alta velocidade (3COM Academy USA).
  • Especialista em Business Processs Management (IDS Scheer Brasil).
  • Pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em Finanças (EAESP/FGV).
  • Graduado em Engenharia Eletrônica com especialização em Microprocessadores (Instituto Mauá de Tecnologia).
  • 21 anos de vivência no ecossistema de Sistemas de Gestão Integrada, com amplo conhecimento das plataformas de ERP da SAP, Oracle e Totvs.

mentor Carlos Cruz

Carlos Cruz

mentor Carlos Cruz

  • Mestre em Gestão da Tecnologia da Informação para Competitividade (FGV).
  • MBA em Economia e Gestão de Negócios (Ibmec).
  • Graduado em Tecnologia de Sistemas e Banco de Dados (FIAP).
  • Graduado em Matemática (UnG).
  • Extensão em Física (USP).
  • Executivo com 15 anos de experiência na indústria financeira (América Latina), especialista em estratégia de transformação, soluções tecnológicas, inovação, gestão, arquitetura e análise de dados. Atua como diretor de estratégia de TI, Inovação e liderança de times de arquitetura, dados e inovação, consultoria de gestão estratégica e liderança de negócios.
  • Experiência em estratégia competitiva organizacional, planejamento de negócios, geração de oportunidades de negócios com alta tecnologia e plataformas digitais, modelagem de dados, big data & analytics, FSI (AML, Risk Management, Credit Scoring, Basel, FATCA, SOX, IFRS, PSD2, GDPR, Dodd Frank, Produtos, serviços e operações financeiras em Fintech’s, bancos múltiplos, varejo e investimentos).
  • Visão estratégica sobre diferenciais competitivos, oportunidades de mercado e influência executiva (c-level).
  • Experiência em grandes empresas como: Oracle, SAS, Ernst & Young Consulting, IBM, Citibank, Safra, DAMA (Data Management Association).

mentor Carlos Piazza

Carlos Piazza

mentor Carlos Piazza

  • Ajudando empresas, pessoas e alunos a compreenderem em essência o mundo digital, não pela visão das ferramentas mas sim da sociedade, que passa por um processo agudo de transformação e de re-significações importantes e profundas.
  • Fundador da CPC, empresa de consultoria voltada a gestão de relacionamentos multistakeholders, negócios digitais, darwinismo digital, aceleração, 4ª Revolução Industrial e impactos no marketing, comunicação, relacionamentos e governança corporativa.
  • Foi Diretor de Marketing e Comunicação de empresas como AkzoNobel, Nextel, Light e Credicard.

mentor Cláudio Carvajal

Cláudio Carvajal

mentor Cláudio Carvajal

  • Mestre em Tecnologia em Gestão de Serviços (CEETEPS).
  • MBA Executivo Internacional (FGV e Universidade da Califórnia/EUA).
  • Pós-graduado em Administração (EAESP/FGV).
  • Extensões Internacionais: Business and Management for International Professionals (Universidade da Califórnia, EUA); Entrepreneurship Program (Babson College, EUA).
  • Graduado em Administração de Empresas (EAESP/FGV).
  • Professor na área de Negócios e Tecnologia.
  • Coordenador Acadêmico na FIAP.
  • Empreendedor na área de Negócios Digitais.
  • Consultor na área de Negócios e Tecnologia.
  • Co-founder da Singular NEXT.
  • Coautor dos livros: Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Livrus, 2015; Administração de Organizações Complexas, Qualitymark, 2009; Administração de Empresas no Setor de Serviços. Porto de Ideias, 2011.

mentor Cristiano Uniga

Cristiano Uniga

mentor Cristiano Uniga

  • Mestre em Enterpirse Architecture (HTWG – Konstanz, Alemanha).
  • MBA em Gestão de Negócios Inovadores (UTFPR).
  • Graduado em Engenharia de Software (PUC).
  • Certificado TOGAF 9 Foundation e Professional Open Group e Scrum Master.
  • Professor nos cursos MBA em Inteligência Artificial e Machine Learning, Gestão da Tecnologia de Informação e Babok da
  • Coordenador do MBA em Engenharia de Software.
  • Scrum Master e AWS Solution Architect.
  • Enterprise Architect para a América Latina e Head de Inteligência Artificial na Monsanto.
  • 18 anos de experiência em empresas como HSBC, GVT-Telefônica e CGI.
  • Mantém 2 shifts: Togaf, e Micriservices com kafka.
  • Open Source Advocate em Eventos nacionais e internacionais.

mentor David Ronco

David Ronco

mentor David Ronco

  • Doutorando em Administração (FEA-USP).
  • Mestre em Administração (FGV)
  • MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação (FGV).
  • Graduado em Ciências Militares (AMAN).
  • Project Management Professional (Certificado PMP).
  • Avaliador do Prêmio Nacional da Qualidade, Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão e Prêmio Polícia Militar da Qualidade.
  • Experiência profissional como Oficial do Exército Brasileiro e como gestor e consultor nas áreas de Estratégia, Orçamento Empresarial, Gestão Financeira, Liderança, Gestão de Projetos e Gestão da Tecnologia da Informação.
  • Algumas empresas atendidas em projetos: Alstom, Braskem, C&A, Nielsen Brasil, Nívea Brasil, Oracle do Brasil, Petrobrás, Saint-Gobain, Unimed, Volvo e Vulcabrás.

mentor Diovani Casarotto

Diovani Casarotto

mentor Diovani Casarotto

  • Pós-graduado em Design Estratégico e Inovação (IED - Istituto Europeo di Design).
  • Especialista em Design Thinking (ESPM).
  • Graduado em Design de produtos (Unijuí).
  • Ministra cursos livres e aulas para cursos de pós-graduação nas disciplinas de Design Thinking, Service & Interaction Design, Criatividade & Inovação e Storytelling.
  • Ampla experiência em pesquisa de comportamento e tendências, empreendedorismo e desenvolvimento de serviços e produtos com foco em inovação, transformação digital e abordagem centradas no humano (SD/CX/UX/UI).
  • Design Estratégico e Design de Serviços em programas de corporate venture, open innovation e aceleração de startups. Também está envolvido com pautas de Social Design e Disruptive Design.
  • Já desenvolveu e liderou projetos para as áreas de telecomunicações (Telefônica Vivo, Claro Brasil), bens de consumo (Coca-Cola Company), seguros (Porto Seguro, Grupo BB Mapfre, Zurich, Sulamérica) e tecnologia (Visa do Brasil).

mentor Eliezer Silveira

Eliezer Silveira

mentor Eliezer Silveira

  • MBA em Marketing (FIA)
  • MIT - Liderança (Universidade de Stanford)
  • Inovação (INSEAD)
  • Negociação (Universidade de Harvard).
  • Especialista em Design Thinking (IDEO).
  • Facilitador certificado na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® (Serious Play Canadá).
  • Nomeado um dos 100 executivos LGBTs mais influenciadores em 2019, pela Outstanding e Yahoo Finance, e um dos três principais CMOs (executivos de marketing) pela IT Midia em 2018.
  • 15 anos de experiência em marketing, construiu sua carreira trabalhando em grandes empresas de tecnologia como Stefanini e Azion.
  • Palestrante de grandes eventos nacionais e internacionais como Out & Equal Global Summit, IT Forum, entre outros.

mentor Fabiano Milani

Fabiano Milani

mentor Fabiano Milani

  • MBA em Gestão Estratégica de TI (FGV).
  • Graduado em Matemática Licenciatura Plena.
  • Graduado em Informática.
  • Certified ScrumMaster, Certified Scrum Professional, Certified Personal, Professional Coach e Executive Coach.
  • Professor em cursos de pós-graduação da FIAP.
  • Atuou como agente de mudança e de agilidade nos Bancos BMG, Itaú, Bradesco, Fator, além da SulAmérica, Porto Seguro, Buscapé, Submarino, UOL, entre outros.
  • Founder da empresa AdaptIdeas Software Ltda.
  • Palestrante dos principais eventos nacionais e internacionais de agilidade sobre Scrum, Metodologias Ágeis, Coaching e Liderança.

mentor Fabio Appolinário

Fabio Appolinário

mentor Fabio Appolinário

  • Doutor em Psicologia (USP).
  • Mestre em Psicologia (USP).
  • Especialista em Psicologia Cognitivo-construtivista
  • Graduado em Psicologia.
  • Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas.
  • Extensão em Psicologia, Antropologia e Liderança (Berkeley University, Harvard University, Esalen Institute, Smithsonian Institute, dentre outros)
  • Professor em cursos da FDC - Fundação Dom Cabral, FIA e FIAP.
  • Docente convidado do MBA em Gestão Hospitalar do Hospital Oswaldo Cruz.
  • Consultor em desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas para empresas como Bradesco, Ambev, Sanofi-Aventis, Bosch, Siemens, BASF, Itaú, Boticário, Vale, Saint-Gobain, Unilever, Mahle, Metlife, Ernst Young, Deloitte, Copersucar, Comgás, GM, KPMG etc.
  • Atuou como pró-reitor de desenvolvimento da FAAP e diretor da pós-graduação na Trevisan Escola de Negócios.
  • Autor de diversas obras pelas editoras Atlas, Cengage, Trevisan e outras.

mentor Flavio Carazato

Flavio Carazato

mentor Flavio Carazato

  • Mestre em Tecnologia – Gestão, Desenvolvimento e Formação (Centro Paula Sousa).
  • MBA Executivo em Comércio Eletrônico (ESPM).
  • Graduado em Administração de Empresas (Unibero).
  • Professor em cursos MBA da FIAP, Fundação Dom Cabral, Faculdades Impacta e Universidade de Sorocaba.
  • Lecionou em cursos de especialização no UNIBTA, na Universidade São Judas Tadeu e na graduação da FASP.
  • Executivo por mais de 30 anos em empresas como: IBM e Sun Microsystems, atuou em âmbito nacional e latino-americano em consultoria, vendas e execução de projetos de novas tecnologias de informação aplicadas aos negócios, nos segmentos de finanças, manufatura, serviços e comércio.
  • Foi gerente de equipes de especialistas, analista de sistemas, analista de software e técnico de mainframes quando iniciou sua carreira.
  • Atua em projetos de inovação corporativa com a Blocks (http://www.blocks2.com.br).
  • Proprietário da Carazato Educação e Treinamento, provê cursos de desenvolvimento gerencial.

mentor Flávio Pacheco

Flávio Pacheco

mentor Flávio Pacheco

  • Mestre em Administração de Empresas, ênfase em Finanças, (COPPEAD/UFRJ).​
  • Engenheiro Eletrônico (ITA)​
  • Planejador Financeiro Pessoal - CFP® pela PLANEJAR
  • Gestor de Carteiras – CGA.​
  • Especialista em Investimentos – CEA pela ANBIMA. ​
  • Assessor de Investimento - AAI pela ANCORD.​
  • Consultor Financeiro com mais de 25 anos de experiência em planejamento estratégico de portfólios, risco e controle de investimentos, orientação de equipes multidisciplinares e expertise na integração entre o C-level, Conselhos e Auditorias.
  • Foi Gerente Executivo de Riscos e Compliance na PETROS -Fundação Petrobras, responsável pela alocação estratégica dos investimentos através das simulações de ALM - Asset & Liability Management das reservas, análises de solvência dos fundos e elaboração das Políticas de Investimento para a Fundação.
  • Foi Associate Consultant na Booz•Allen & Hamilton do Brasil, onde criou Modelos de Negócio para Startups no setor imobiliário, logístico, supply-chain, telecomunicação e bancário.​
  • Coordenou Valuations e Análises de Riscos nos bancos de investimento Boreal e BBM.​​
  • Publicou papers em Simulação de Riscos na Winter Simulation Conference 2002, em San Diego/USA, no XXXIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional 2001 e no I Encontro Brasileiro de Finanças 2001, em São Paulo.​

mentor Galo Noriega

Galo Noriega

mentor Galo Noriega

  • Mestre em Engenharia (USP).
  • Especialista em Controle Estatístico de Processos (CEP).
  • Graduado em Engenharia.
  • Consultor há 25 anos nas áreas de Pesquisa e Inteligência de Mercado, People Analytics, Pesquisa Operacional, Análise multivariada, Métodos quantitativos, Modelagem e Estatística aplicada, realizando trabalhos para grandes empresas públicas e privadas.
  • Responsável pela metodologia de escolha dos advogados mais lembrados do país, Ranking - Os Mais Admirados no Direito (Análise Editora), edições 2006 a 2019.
  • Revisor Técnico dos títulos Microeconomic theory: basic principles & extensions, 12th edition, de W. Nicholson e C. Snyder. Cengage, 2017 / ESTAT, 2e, de Robert Johnson e Patricia Kuby. Cengage, 2013 / Introductory Econometrics - a modern approach, fourth edition de J. M. Wooldridge. Cengage, 2010 / Managerial Decision Modeling de C. Ragsdale, Cengage, 2009.
  • Sócio-diretor da Lopez Noriega Consultoria e Treinamento, atendendo clientes de médio e grande porte, como o Grupo Laureate, DASA, Mahle, Siemens, J&J, FESTO, IBOPE, Grupo Libra, IBM, Amonex, Metal Frio, Sabesp, Atlas-Schindler, COSAN, CPFL, BRF, HSBC, Boa Vista Serviços, Serasa Experian, KPMG, Gerdau, Itaú-Unibanco, TAM, Liquigás, Accenture, Baxter, Nestlé, Telefônica e Banco Votorantim.

mentor Gianni Ricciardi

Gianni Ricciardi

mentor Gianni Ricciardi

  • Ph.D. in Business Administration (Florida Christian University , USA).
  • Mestre em Engenharia da Computação (USP).
  • MBA em Governança de TI (USP)
  • MBA em Marketing (USP).
  • Graduado em Processamento de Dados (Mackenzie)
  • Graduado em Administração de Empresas (Luzwell).
  • Professor nos cursos de Pós, MBA e Mestrado da FIAP, FIA-USP, FGV, SaintPaul Escola de Negócios, IPT-USP, FECAP e Fundação Dom Cabral.
  • Consultor/ Instrutor em empresas como: Coca Cola (SR), Ambev, Sonda IT, Novelis, PWC, TAM, Mlegate (SEFAZ SP), Asuris (Brasil Insurance) e Klabin.
  • Subject Matter Expert em IT Governance na ISO International pelo ABNT/CB-021/CE 021 000 007 "Engenharia de Software e Sistemas“.
  • Participação em Startups como: GRU Airport, Cielo (Visanet), Stone (Elavon), Intec Logística, Transcash (Fintech), Sollo (Amex) e Digibrás (Robótica) e CIO da American Express.

mentor Gustavo Torrente

Gustavo Torrente

mentor Gustavo Torrente

  • MBA em Gestão de Negócios (FIAP).
  • Strategy & Marketing (University of La Verne).
  • Graduado em Sistemas para Internet (FIAP).
  • Coordenador e Professor em cursos da FIAP.
  • Mais de 10 anos no mercado de Tecnologia.
  • Especialista no mercado mobile, já ministrou palestras, cursos e workshops para mais de 5.000 pessoas nos principais eventos de mobilidade e empresas como: Apple, FIAP, Ultrafarma, Mapfre, entre outras.

mentor Henrique Poyatos

Henrique Poyatos

mentor Henrique Poyatos

  • Mestre em Educação Profissional (Centro Paula Souza).
  • Especialista em Blockchain (Universidade de Buffalo).
  • Especialista em Gerenciamento de Projetos PMI (FIAP).
  • Tecnólogo em Processamento de Dados (FIAP).
  • Experiência como coordenador acadêmico, conteudista e revisor no FIAP ON.
  • 14 anos de experiência na área acadêmica.
  • 23 anos de experiência na área de tecnologia.
  • Foi gerente de projetos em consultorias para clientes como Caixa Econômica Federal, Nossa Caixa e Mc Donald’s.

mentor Hivio Klinger

Hivio Klinger

mentor Hivio Klinger

  • PMD - Program Management Development (IESE Business School - University of Navarra).
  • MBA em Gestão de Projetos (USP).
  • MBA em Conhecimento Tecnológicos e Inovação (USP).
  • MBA em Governança da Tecnologia da Informação (IPT).
  • Pós-graduado em Tecnologia da Informação (FGV).
  • Especialista em Gestão de Pessoas e Equipes de Alta Performance (BMP).
  • Especialista em Plano Diretor de TI.
  • Graduado em Economia (USJ).
  • Liderança e Gestão Avançada (Amana-key).
  • Executivo com mais de 30 anos de atuação no mercado financeiro: Unibanco, BankBoston, Bradesco.
  • Executivo na Infocards - Processadora de Cartões de Crédito Private Label.
  • Consultor KPMG.

mentor Igor Souza

Igor Souza

mentor Igor Souza

  • Pesquisador em Neurociências e Comportamento Humano e do Consumidor USP/ Universidade de Coimbra.
  • Professor nos cursos MBA da FIAP.
  • Fonoaudiólogo especialista em Reabilitação Neurológica.
  • Criador do curso SHIFT FIAP Customer Journey e também parceiro no FIAP Corporate.
  • Mentor do Startup SEBRAE e Inovativa Brasil, apoiador das iniciativas BlackRocks Startups, Movimento Black Money.
  • Co-fundador da Startup Crossing Connection Health.
  • Consultor especialista em Gestão da Inovação, Design Thinking e CX.
  • Tem experiência em sala de aula na Sputnik/Perestroika e Faculdade Impacta, além dos vários cursos in company executados pela sua consultoria.
  • Sócio na Consultoria Improve Business e na startup Convênio Social e na clínica Atuafono.
  • Executivo com mais de 30 anos de atuação no mercado financeiro: Unibanco, BankBoston, Bradesco.
  • Executivo na Infocards - Processadora de Cartões de Crédito Private Label.
  • CDesenvolveu projetos de Customer Experience e UX para empresas como Givaudan, Unilever, Mondelez, MasterCard, Banco Carrefour, DPaschoal, Mercedes-Benz, BMG, Embracon, BBVA entre outras.

Mentora Luciana Campos

Luciana Campos

Mentora Luciana Campos

  • Mestrado em Sustentabilidade com ênfase em Competitividade (FGV) com tema do trabalho de conclusão dedicado à Gestão da Diversidade dentro das Organizações.
  • MBA em Gestão e Liderança.
  • Pós-graduada em Administração de Serviços (Fundação Vanzolini - Poli/USP).
  • Graduada em Relações internacionais (PUC-SP).
  • Cursando Neurociência na Educação (Instituto Singularidades).
  • Atua há mais de 12 anos no mercado financeiro, tendo vasta experiência em projetos relacionados à qualidade de serviços e atendimento ao cliente.
  • Desde 2018 é responsável pela agenda institucional de Diversidade e Inclusão de uma grande organização financeira.

Mentora Luna Guiterres

Luna Guiterrez

Mentora Luna Guiterres

  • Mestranda no Programa de Tecnologia de Inteligência e Design Digital – TIDD - da PUC São Paulo.
  • MBA Executivo em Marketing pelo IBMEC.
  • Graduada em Direito.
  • Sua trajetória contempla experiência em Atendimento, Planejamento e Direção Geral de diferentes perfis de agências.
  • Foi diretora de marketing direto da JWT, diretora geral da GreyZest, head planejamento da Ogilvy One. Além de ter atuado em agências independentes como a Salem e Souza Aranha, onde iniciou sua carreira. Atualmente é sócia fundadora da Repense.
  • Tem importante vivência acadêmica. Foi professora de marketing direto e CRM por 9 anos. Atualmente é professora do MBA da Fundace/USP nas disciplinas “Mídias Sociais, Interativas, Digitais e CRM”.

mentor Marcelo Manzano

Marcelo Manzano

mentor Marcelo Manzano

  • Graduado em Ciências da Computação pela Anhembi-Morumbi com ênfase em eCommerce.
  • Pós-Graduado em Gestão Internacional de TI pela FGV/SP e em Psicanálise pela EPP/SP.
  • Especialista em Administração de DW (Certificado Internacional) pela Oracle Inc., Big Data Solutions pela Hewlett-Packard e Hortonworks, Administrador de Bases de Dados Oracle (OCP DBA), Desenvolvimento de Aplicações Oracle (OCP Developer), Gestão e Desenvolvimento de Aplicações em BI (OCP Discoverer/DWB)
  • Certificações Internacionais em Whiteboarding, Elevator Speech, Presentation Techniques for Adults pelas empresas: Informatica Inc, Oracle do Brasil, Vertica.
  • System Consultant na Tableau Inc para a América Latina.
  • Docente de Pós-Graduação em disciplinas de arquitetura e bases Big Data na FIAP e no Mackenzie.
  • 30 anos de atuação nas áreas de desenho, arquitetura, desenvolvimento e implementação de software, bem como nas áreas de Data Warehouse, Decision Support Systems/BI e grandes volumes de dados/Big Data com experiência técnica diversificada (Oracle DB, Oracle RAC, Oracle DataGuard, Oracle Exadata, Oracle Developer/Discoverer, Oracle OLAP/DW, Informatica PowerCenter, Informatica DataQuality, Informatica ILM e MDM, IBM Netezza, IBM DB2, Mainframes, MS SQL Server, MS Integration Services, soluções em Workflow e BPM, Bases Vertica, NoSQL (as principais), e ferramentas de BI (Tableau, PowerBI, Discoverer, Qlik View).
  • Instrutor de técnicas de apresentação, oratória e processos didáticos e psicológicos em andragogia.

mentor Marco Camerini

Marco Camerini

mentor Marco Camerini

  • MBA em Marketing (IBMEC).
  • Certificado em Leading Innovative Teams - Massachusetts Institute of Technology - MIT Professional Education.
  • Introduction to Innovation (University of Central Florida – UCF).
  • Graduado em Administração de Empresas.
  • Professor em cursos MBA da FIAP.
  • Executivo com atuação há mais de 30 anos em cargos de direção nas área de Produtos, Comercial e Operações no Mercado Financeiro, tendo trabalhado em empresas de primeira linha, tais como; BankBoston, Deutsche Bank e J.P Morgan. Responsável em implantar produtos/soluções e desenvolver negócios junto aos clientes. Avaliação de oportunidades e novas parcerias.
  • Como consultor, desenvolve projetos para empresas de tecnologia, meios de pagamentos e Fintechs, criando soluções inovadoras e identificando oportunidades para novos negócios e manter os negócios atuais.
  • Entusiasta em inovação, participando em diversas palestras, eventos e congressos sobre o tema.

mentor Marco Lovizzaro

Marco Lovizzaro

mentor Marco Lovizzaro

  • Mestrando em Gestão e Direção de Equipes (ENEB).
  • MBA em Gestão de Pessoas.
  • Pós-graduado em Administração de Empresas (ESAN)
  • Pós-graduado em Governança Corporativa (IBCG).
  • Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais.
  • Diversos cursos de especialização em gestão e liderança no Brasil e no Exterior.
  • Professor em cursos MBA da FIAP.
  • 19 anos de experiência em docência em Cursos de Pós-graduação de Negócios e Tecnologia da Informação.
  • 30 anos de experiência profissional em diversas empresas de serviços e na IBM no Brasil e no Exterior.
  • 31 anos de experiência como empresário e consultor em empresas de consultoria em desenvolvimento organizacional, recrutamento e seleção e terceirização de serviços.
  • Diretor da Lovizzaro Consultores Associados.

mentor Marcos Gaspar

Marcos Gaspar

mentor Marcos Gaspar

  • Doutor em Administração (USP).
  • Mestre em Administração com ênfase em Estratégia e Inovação (UNICID)
  • Mestre em Administração com ênfase em Marketing (UniSant'Anna).
  • Especialista em Análise e Projeto de Sistemas (UNIP).
  • Bacharel em Administração de Empresas (Mackenzie).
  • Pesquisador orientador em cursos de mestrado e doutorado em Informática e Gestão do Conhecimento.
  • 30 anos de experiência em cargos de execução e direção nas áreas de planejamento e gestão estratégica, tecnologia informação e qualidade e produtividade em empresas como Oracle, PeopleSoft, Grupo Votorantim, Grupo Silvio Santos e diversas instituições de ensino superior.
  • Autor de diversos artigos publicados em eventos e periódicos científicos nacionais e internacionais.

mentor Marcus Kerekes

Marcus Kerekes

mentor Marcus Kerekes

  • MBA (IESE Business School - University of Navarra).
  • Pós-graduado em Global Business (Thunderbird School of Global Management – USA).
  • Pós-graduado em Gestão de Marketing (PUC).
  • Especialista em Marketing Digital (Harvard Executive Education).
  • Creative Technology (Miami Ad School /SP, cursando).
  • Graduado em Administração de Empresas (Faculdade Santa Lúcia).
  • Professor em cursos MBA da FIAP.
  • Mais de 15 anos em cargos de direção e liderança nas áreas de planejamento e gestão estratégica, Marketing, Inteligência de Mercado e Tecnologia e Inovação em empresas como Microsoft, Dow e Dupont no Brasil e nos Estados Unidos.
  • Interessado em comportamento humano, acumula, além de sua própria experiência pessoal como Pessoa com Deficiência, experiência em gestão times e mentoring de diversos profissionais com e sem deficiência.
  • Consultor na Mais Diversidade.

mentora Maria Carolina Machado de Matos

Maria Carolina Machado de Matos

mentora Maria Carolina Machado de Matos

  • Mestre em Administração (USP).
  • Graduada em Marketing (ESPM).
  • Executiva com mais de 20 anos em inovação e estudos de futuros.
  • Lidera o laboratório de inovação da FIS Global - empresa global de soluções em serviços financeiros.
  • Sócia-fundadora da Bloom Futures - empresa especializada em Estudos de Futuros.

mentora Martha Terenzzo

Martha Terenzzo

mentora Martha Terenzzo

  • Mestre em Comunicação e Consumo com foco em comportamento Juventude (ESPM).
  • Mestre em Liderança e Gestão (Fundação Dom Cabral).
  • Graduada em Marketing (ESPM).
  • Professora em cursos de graduação e pós-graduação - disciplina: Storytelling na ESPM e FIAP e Branded Entertainment e Content na ESPM.
  • Profissional multifacetada com experiência de mais de 30 anos na área de Marketing e Inovação.
  • Foi diretora em empresas de grande porte: Cargill, Sadia, Parmalat, Bombril, Ajinomoto., Reckitt Benckiser.
  • Diretora da Inova 360° - consultoria de Inovação em Comunicação e Marcas tendo como clientes: O Boticário, Boch, Sem Parar, Hospital Albert Einstein, Samsung, Kopenhagen.
  • Associada à BCMA-Branded Content Market Association em Londres
  • Júri em Branded Content and Entertainment - 2015 France
  • Palestrante em eventos internacionais como Rock In Rio Academy Lisbon
  • Autora de livros e artigos de Storytelling e Branded Content, como O Guia Completo de Storytelling

mentor Mauro Lemos

Mauro Lemos

mentor Mauro Lemos

  • Mestre em Ciências Contábeis (FECAP).
  • MBA em Gestão em Tecnologia da Informação (FGV)
  • Pós-graduado em Gerência Financeira, Controladoria e Auditoria (Unib)
  • Graduado em Ciências Contábeis (AELIS).
  • 19 anos de experiência acadêmica.
  • 30 anos de experiência profissional na área Contábil, Tributária e Gestão Administrativa nas empresas, trabalhando na área de Controladoria – CBE, Olivetti, Pepsico, Samsonite, Chrysler, CA, BSI, McKinsey, Korn Ferry.
  • Atualmente, é Controller na American Tower do Brasil
  • Artigos publicados - Aspecto relacionado à implantação de sistemas integrados de gestão (ERP) e apresentação no Congresso internacional de gestão da tecnologia e sistemas de informação
  • Divulgação de estudo exploratório sobre aspectos importantes nos projetos de implantação de sistemas integrados e gestão de ERP - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia

mentor Maxwel Martins

Maxwel Martins

mentor Maxwel Martins

  • Mestrando em Administração - Governança Corporativa (FMU).
  • MBA em Marketing (ESPM).
  • Pós-graduado em Administração de Empresas (FGV).
  • Especialista em Gestão (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD Vila Real – Portugal).
  • Graduado em Engenharia Elétrica-Eletrônica (UNICAMP).
  • Professor em cursos MBA da FIAP.
  • Fellow da OL - Oxford Leadership - UK.
  • Consultor de Empresas em Gestão Estratégica Empresarial e de Negócios, Planejamento Estratégico, Marketing, Reestruturação Organizacional, Desenvolvimento de Lideranças, Mentoring.
  • Ex-executivo de empresas com atuação em posições de Presidência, Diretoria e Gerência Geral nas áreas de Operações, Comercial, Marketing, Desenvolvimento de Negócios e Engenharia, em empresas de grande e médio portes como IBM, Texas Instruments, DHL Express, Grupo American Standard - Trane, Nexel, Expresso Araçatuba, Hudson.
  • Sócio da Actavox Consultoria em Gestão Comercial.

mentor Paulo Sampaio

Paulo Sampaio

mentor Paulo Sampaio

  • Mestre em Comunicação Social (UMESP).
  • MBA em Gestão Estratégica de Negócios (FIAP).
  • Pós-graduado em Gestão de Projetos (Fundação Carlos Alberto Vanzolini/USP).
  • Graduado em Matemática (Centro Universitário Fundação de Santo André).
  • Certificado PMP (Project Management Professional) desde Setembro/2005 e certificado PMI-RMP (Risk Management Professional) desde Agosto/2013, ambos pelo PMI (Project Management Institute).
  • Professor em cursos de graduação e pós-graduação da FIAP.
  • Professor em cursos de Pós-graduação/ MBA em Projeto, Execução e Controle de Engenharia Elétrica do IES IPOG.
  • Diretor de Quality Assurance da empresa de Consultoria em Gestão de Projetos Dinsmore Compass - Human and Business Development (São Paulo e Rio de Janeiro).

mentor Rafael Navarro

Rafael Navarro

mentor Rafael Navarro

  • Especializações em Marketing (ESPM e EMI).​
  • Graduado em Engenharia Química (Escola de Engenharia Mauá – EEM).
  • 23 anos de experiência na Indústria Petroquímica, tendo sido responsável pelas áreas de Marketing e Exportação, Planejamento Estratégico e Inteligência Competitiva.
  • Nos últimos sete anos foi responsável por Gestão da Inovação na área de Inovação e Tecnologia.
  • Líder Global de Gestão do Conhecimento.
  • Membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE-SP.​
  • Membro do Conselho Consultivo do Chemical Abstracts Service no Brasil, divisão da American Chemical Society.
  • Membro do Conselho de Administração do Centro de Projetos para Manufatura Avançada do Fraunhofer@ITA​.​
  • Vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras - ANPEI, de 2018 a 2020.​

mentora Regina Cantele

Regina Cantele

mentora Regina Cantele

  • Doutora e mestre em Engenharia Elétrica (Poli/USP).
  • Graduada em Ciência da Computação e em Ciências Exatas (Universidade Caxias do Sul).
  • 15 anos como docente nos cursos de pós-graduação da FIAP como Big Data, Engenharia de Dados, Business Intelligence & Analytics, Engenharia de Software e Arquitetura de Soluções.
  • Coordenadora dos MBAs Engenharia de Dados, Digital Data Marketing e Business Intelligence & Analytics.
  • Palestrante e divulgadora dos temas associados ao Analytics como Data Economy, Data Driven e tecnologias e perfis envolvidos.
  • Forte experiência em Tecnologia da Informação, principalmente em projetos para BI, implantação ERP / logística – WMS, arquitetura big data e web semântica.
  • Carreira desenvolvida nos segmentos de Saúde, Energia, Manufatura, Informática, Governo, Serviços e Varejo.

mentor Renato Lima

Renato Lima

mentor Renato Lima

  • Pós-graduado em MBA em Gestão de Projetos (FGV).
  • Especialista em Gestão Empresarial e Executivo Internacional (FIA)
  • Internacional Program MBA (nos EUA, Inglaterra e França).
  • Bacharel em Física (USP).
  • Bacharel em Sistemas de Informação (Mackenzie).
  • 27 anos de experiência em Governança e Gestão de Serviços de TI, Gestão de Segurança da Informação, Gestão de Projetos e Gestão de Continuidade e Riscos.
  • Professor de pós-graduação na FIAP e outras instituições de ensino.
  • Certificações de mercado, ITIL, CGEIT, COBIT, PMP, CBCP.
  • Palestrante e instrutor de cursos os principais evento de Gestão de Riscos e Continuidade de Negócio no Brasil e EUA.
  • Head de Risk Analytics, Loss Prevention e Business Continuity no GPA.

mentor Ricardo Salles

Ricardo Salles

mentor Ricardo Salles

  • Doutorando em Políticas de Diversidade nas Organizações (USP).
  • Mestre (USP).
  • Professor em cursos da Fundação Dom Cabral e da FIAP
  • Consultor de diversidade e pesquisador na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
  • Atua para clientes como Siemens, Ford, Heineken, Grupo Boticário, EDP e outros.
  • Faz parte da equipe que revolucionou a comunicação de cerveja no país.
  • Conselheiro do Comitê de Diversidade do Itaú.
  • Eleito pela Out&Equal um dos brasileiros mais influentes no assunto diversidade nas organizações.
  • Foi bolsista do Departamento de Estado do Governo dos EUA, sendo reconhecido como uma liderança mundial no tema diversidade.
  • Palestrante.
  • Colunista da revista Você S/A.
  • Membro fundador do grupo de estudos em diversidade e interculturalidade da ECA/USP.

mentor Rodrigo Protazio

Rodrigo Protazio

mentor Rodrigo Protazio

  • MBA em Gestão de Projetos (FGV).
  • Graduado em Administração de Empresas com Habilitação em Sistemas da Informação (FIAP).
  • Empreendedor apaixonado por pessoas e tecnologia, professor de MBA, entusiasta da transformação digital, inovação e empreendedorismo, focado no desenvolvimento de pessoas e de times de alto desempenho.
  • Sócio e Diretor de Produto e Tecnologia da Enercred, startup que tem como propósito democratizar o acesso a energias renováveis, levando economia e direito de escolha a todos os consumidores, mesmo que morem em prédio, de aluguel ou não tenha capital para investir em placas solares.
  • Tem como missão de vida contribuir para o desenvolvimento pessoas capazes de apoiar na criação de novos produtos e negócios através do empreendedorismo, capacidade critica e inovação.

Mentora Rose Longo

Rose Longo

Mentora Rose Longo

  • PhD em Transferência de Tecnologia (University of Sheffield-Inglaterra).
  • Mestre em Library Services (Dalhousie University Halifax-Canadá).
  • Certificada em Gestão do Conhecimento (CKM) (KM Institute)
  • Bibliotecária (Universidade Federal Fluminense).
  • Professora em cursos de pós-graduação da FIAP.
  • Experiência em coordenação pedagógico-educacional em cursos de pós-graduação e em colégios do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
  • Facilitadora da metodologia de Resolução Criativa de Desafios do Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia – ILACE e de processos de Design Thinking.
  • Atua há 30 anos como consultora organizacional e professora em cursos de graduação e pós-graduação sempre com foco em criatividade e inovação, gestão estratégica, gestão de transformações organizacionais, gestão da complexidade e gestão do conhecimento.
  • Coordenadora processos de planejamento estratégico em várias organizações, apoiando dirigentes executivos na formulação de suas propostas estratégicas e a monitorar seus projetos e programas.
  • Experiência diferenciada em diagnósticos estratégicos e visão ampliada e consistente de cenários.
  • Gestora Executiva da EMBRAPA, IPEA e ENAP.
  • Líder de Projetos Internacionais e Consultora das Nações Unidas na África.
  • Desenvolveu o Projeto Pedagógico em Gestão de Educação Corporativa para o SENAC-SP.
  • Atuou por 10 anos como coordenadora do curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação do SENAC-SP
  • Diretora-presidente da Transk.
  • Flexível, comunicadora, acostumada a coordenar equipes de alto desempenho, sempre com foco em resultados e compromisso com objetivos corporativos. Acredita no compartilhamento de experiências e na construção coletiva de conhecimentos.

mentora Selma Carvalho

Selma Carvalho

mentora Selma Carvalho

  • Mestre em Administração de Empresas (PUC).
  • Pós-graduada em Telecomunicações (FGV)
  • Pós-graduada em Psicologia Positiva/ Coaching.
  • Graduada em Processamento de Dados (FATEC)
  • Bacharel em Piano Clássico | Música.
  • Certificações: PMP desde 2003 e ECBA em 2019.
  • Coordenadora e Professora em cursos MBA da FIAP.
  • Coach de Profissionais da Área de TI.
  • Especialista de Processos na área de CSC (Centro de Serviços Compartilhados) - Sinistro do Grupo Porto Seguro (Porto/ Itaú e Azul).
  • Executiva com atuação em TI há mais de 35 anos nas empresas Rhodia S/A ; Price Waterhouse Coopers ; OI; Grupo EBX; Gigante Consultoria ; e Porto Seguro .

mentora Tatiana Coelho

Tatiana Coelho

mentora Tatiana Coelho

  • Mestre em Indicadores (FEA-RP-USP)
  • Mestre Gestora de Projetos (POLI-USP)
  • MBA em Design de Serviços
  • Graduada em Administração e Matemática Aplicada a Negócios
  • Professora do MBA FIAP nos cursos NEG, DIG, SCJ e MIT, criadora do curso SHIFT FIAP Customer Journey e também parceira no FIAP Corporate.
  • Tem experiência em sala de aula na Sputnik/ Perestroika e Faculdade Impacta, além dos vários cursos in company executados pela sua consultoria.
  • Consultora especialista em Inovação, Design Thinking, UX, CX, Gestão, Precificação e Alavancagem de Startups.
  • Foi consultora do SEBRAE-SP; coordenadora do projeto Redefor da Secretaria da Educação do estado de São Paulo; e analista da FIFA na Copa do Mundo 2014.
  • Sócia Fundadora Consultoria Improve Business e na startup Convênio Social.
  • Desenvolveu projetos de Customer Experience e UX para empresas como Givaudan, Unilever, Mondelez, MasterCard, Banco Carrefour, DPaschoal, Mercedes-Benz, BMG, Embracon e BBVA, entre outras

mentora Thereza Guerra

Thereza Guerra

mentora Thereza Guerra

  • Mestre em Comunicação e Cultura Midiática (UNIP).
  • Pós-graduada em Musicoterapia Preventiva e Social (FMU).
  • Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos (FAAP).
  • Pós-graduada em Administração de Marketing (FAAP).
  • Especialista em Condução de Grupos (FAAP).
  • Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas (FAAP).
  • Docente na disciplina de Leadership Communications na FIAP.
  • Autora dos cursos ON- Escrever Bem com Clareza e Estilo,
  • Como Falar com Estilo nas Redes Sociais e Academia Comunique-se.​
  • Mais de 30 anos de experiência em Assessoria de Comunicação e docência em empresas como a ABDIB, CIEE, CTO Publicidade, FAAP, FMU, Folha de S. Paulo, Kepner Tregoe, Parmalat, Secretaria da Fazenda/BA, SENAC e Unimed/MG.

mentora Veronica Ahrens

Veronica Ahrens

mentora Veronica Ahrens

  • Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. (USP).
  • Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas (FGV).
  • Certificada em Gestão Estratégica de Negócios (Harvard Business School).
  • Certificada nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento (Universidade de Toronto).
  • Master Trainer em PNL (NLP University da Califórnia).
  • Master Trainer ASTD e Langevin.
  • Maximizing your Leadership Potential (Center for Creative Leadership - CCL, Greensboro).
  • Certificado Internacional de Coaching (ICI Integrated Coaching Institute e Lambent)
  • Mais de 10 anos de experiência como gestora e consultora com foco em gestão de performance. Responsável pela criação de conteúdos e programas de desenvolvimento para executivos e líderes em empresas como: Dafiti, Sky, NET, Easynvest, Turner, Whirlpool, Votorantim, Mondelez, O Boticário, Metrorio, Brasil Kirim, Syngenta, Banco do Brasil, Henkel, Technos, Raizen, Sicred, UOL, Amgem, GSK, Tivit.
  • Autora do livro: Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes.

Disrupção

Analogia a disrupção
Logo Singularity

Pensar o novo aproximou a gente do que há de mais
disruptivo no ensino de tecnologia.

Fomos a primeira parceira acadêmica mundial
da Singularity, uma universidade inovadora que tem como
objetivo formar líderes que busquem soluções para
os desafios da humanidade.

Patrocinada por empresas como Google, ePlanet Ventures,
Autodesk e Steelcase, a SU tem seu campus dentro
da NASA. E um programa que engloba as tecnologias
exponenciais, suas interconexões e o impacto de tudo
isso nas mudanças que vêm por aí.

Uma fonte de inspiração contínua que nos permite estar
sempre conectados à inovação, antecipando o futuro e
oferecendo novas experiências aos alunos.

Startupone

Startup One
PLAY

NO PROJETO FINAL DO SEU MBA,
VOCÊ CRIA SUA PRÓPRIA STARTUP.

Mais do que olhar para o futuro, seu MBA te dá chance
de criá-lo. Unindo inovação, tecnologia e networking, o programa
Startup One eleva o trabalho de conclusão de curso ao nível
do empreendedorismo profissional. Você vai contar com toda
experiência dos nossos professores e especialistas para criar
sua startup única e ainda terá suporte da FIAP depois que
terminar o seu curso, com labs de inovação, mentorias e acesso
às melhores empresas do mercado.

E ainda, a equipe vencedora de cada edição é premiada
com um curso na melhor escola de empreendedorismo do mundo,
a Babson College, parceira da FIAP em Boston, EUA. Com muito
orgulho, já patrocinamos a ida de mais de 90 alunos para esta
experiência inesquecível.

Saiba Mais

CADA PESSOA É Única.
cada carreira É única.
Cada sonho também.

Imagine escolher os skills que você quer desenvolver e ampliar as possibilidades
do seu MBA. Com os NANO COURSES, você vai muito além do esperado e se torna
um profissional único no mercado. Seja um Engenheiro de Software que entende
de Marketing Digital, um Data Scientist que domina Inteligência Artificial ou até mesmo
um desenvolvedor que usa Design Thinking em seus projetos. Você pode escolher
até 10 cursos para fazer ao longo da sua formação ou até 2 anos depois de concluir
seu MBA. São diversas opções, todas on-line e de curta duração, com certificado
oficial, nas áreas de Business, Development, Security, Data Science, Marketing,
Innovation, Design ou Tecnologia.

Até 200 horas - Certificados nos skills e conhecimentos que você escolher.

mais que um número.

Um reconhecimento.

nota máxima do mec

Seu MBA conta com a infraestrutura, a tecnologia,
os professores e a qualidade de ensino da FIAP, nota máxima
na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Um reconhecimento
ao que a gente coloca em prática todos os dias: pensar o amanhã
para ajudar você a transformá-lo.

Nota Cinco

startup
awards
2018

Abstartups Logo

PRÊMIO STARTUP AWARDS

Entre as 3 maiores universidades
empreendedoras do brasil

Fotos

Unidades

Unidade Aclimação

Aclimação

Av. Lins de Vasconcelos,
1222 e 1264

Graduação, MBA e SHIFT

Ver Mapa Fechar
Unidade Paulista

Paulista

Av. Paulista, 1106 –
6º e 7º andar

Graduação, MBA e SHIFT

Ver Mapa Fechar
Unidade Vila Olímpia

Vila Olímpia

Rua Fidêncio Ramos, 308 –
7º andar – Torre A

Graduação, MBA e SHIFT

ver mapa
Unidade Alphaville

Alphaville

Alameda Mamoré, 687 –
16º andar

MBA e SHIFT

Ver Mapa Fechar