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A GESTÃO PÓS-MODERNA DE EMPRESAS

POR QUE O CURSO É RELEVANTE?

As novas forças do mercado, criadas pela revolução das startups e pela nova economia, forçam os líderes a reverem suas práticas. Os modelos tradicionais de administração de empresas, surgidos na era industrial, perderam sua relevância nesse novo ambiente competitivo global, no qual as empresas sofrem pressões constantes para inovar em seus modelos de negócios.

Vivemos um momento histórico único, em que modelos e paradigmas da gestão clássica de empresas estão sendo substituídos por novas forças: horizontalização, experimentação, agilidade, não julgamento, autonomia, diversidade, intraempreendedorismo, empoderamento dos consumidores, entre outras.

Neste cenário, organizações do mundo inteiro estão incorporando práticas que as afastam da escola gerencial moderna e as colocam na pós-modernidade. Buscam, então, por gestores que tomem consciência deste fenômeno e se apropriem dele, liderando a transformação das suas empresas.

Essa nova era gerencial exige também uma nova geração de líderes, que construam negócios e carreiras à prova de futuro. Você está preparado?

QUAL A METODOLOGIA?

Nosso programa é formado por módulos divididos conforme as diferentes competências essenciais para o gestor do século XXI. O foco inicial é direcionar o profissional para a leitura crítica do ambiente competitivo atual e futuro, bem como para a construção e implementação de estratégias.
No segundo módulo, vamos priorizar o desenvolvimento da capacidade de liderança para a criação de um novo ambiente organizacional. No terceiro e quarto, você vai ter contato com práticas e ferramentas para a construção das bases de uma cultura centrada no cliente, também vai aprender novos conceitos de gestão financeira e de operações.

No quinto módulo, é a vez de refletir sobre o futuro das empresas: novas estruturas organizacionais, tendências de tecnologias digitais emergentes e seus impactos, gestão da inovação e mudança. Já no último módulo você vai poder criar a sua própria empresa através do Startup One, nosso trabalho de conclusão de curso, desenvolvendo um projeto de negócio real (desde a concepção da ideia até o protótipo funcional para apresentação ao mercado).
QUAIS AS PRINCIPAIS HABILIDADES QUE VÃO SER DESENVOLVIDAS?

  • Explorar e desenvolver seu próprio estilo de liderança para impactar positivamente a sua carreira e a da sua equipe.
  • Desenvolver habilidades para liderar uma área e criar projetos multifuncionais dentro da sua empresa.
  • Aprofundar o conhecimento dos principais fundamentos de negócios.
  • Aprender sobre os 4 pilares do negócio: Estratégia, Finanças, Marketing e Operações, no contexto de desafios cada vez mais complexos, incluindo transformação digital e inovação.

QUAL O CENÁRIO?

Sua empresa já é pós-moderna?

Na empresa da pós-modernidade, os colaboradores são altamente engajados e empoderados, as equipes são organizadas em uma estrutura horizontal, a agilidade é priorizada em todas as áreas e a comunicação flui livremente. A ideia de padrões e controles é pouco relevante.

Muitas organizações estão tentando adotar essas características em suas operações, mas a falta de uma visão clara e de líderes qualificados compromete os resultados. Neste MBA, queremos formar líderes que entendam as diferenças entre os princípios de gestão da modernidade e da pós-modernidade. E que sejam capazes de apoiar o processo de migração das organizações para esse novo mundo.

PARA QUEM SE DESTINA?

  • Profissionais que querem se preparar para assumir posições de liderança dentro das suas organizações.
  • Profissionais que querem se atualizar em Gestão de Negócios.
  • Gestores que buscam aprimorar sua capacidade de liderança e visão estratégica.
  • Empreendedores ou pessoas que estão começando a empreender.

OBJETIVOS DO CURSO
Um MBA que vai estimular o potencial de liderança e realização profissional em todas as áreas.
Você vai desenvolver as habilidades e experiências que precisa para acelerar sua carreira como um gestor de alto impacto e líder empresarial, até mesmo criar o seu próprio negócio.

Conteúdo 360 horas/aula

Módulo 1.

Visão e Estratégia

48 H/A
  • Workshop de Abertura
    • Welcome Class
    • Dinâmica de Integração
  • Strategic Thinking
    • Crie o hábito de pensar estrategicamente
    • Avalie como as forças internas e externas podem afetar seus movimentos estratégicos
    • Identifique oportunidades para melhorar seus resultados
    • Crie um roteiro estratégico para o seu negócio
  • Leading Strategic Initiatives
    • Obtenha insights sobre drivers de execução estratégica bem-sucedida
    • Vincule sua iniciativa à estratégia geral de sua empresa
    • Avalie e gerencie os relacionamentos cruciais com stakeholders
    • Estabeleça um plano de execução
Módulo 2.

Liderança e Cultura Organizacional

92 H/A
  • Diversidade & Inclusão
    • A importância da diversidade e inclusão no local de trabalho
    • Como a diversidade e a inclusão melhoram o desempenho dos funcionários e das organizações
    • Construindo uma cultura de respeito
    • Construindo um local de trabalho inclusivo
    • Vieses inconscientes: conhecer para evitar
    • Liderança inclusiva
  • Gestão do Comportamento Organizacional
    • Compreendendo os elementos que influenciam o comportamento do indivíduo e dos grupos na organização
    • Clima Organizacional
    • Poder e política nas organizações
    • Cultura Organizacional
    • Motivação e propósito no trabalho
  • Leadership Communications
    • Desenvolvendo seu estilo de comunicação
    • Desenvolvendo sua mensagem
    • Linguagem corporal
    • Leadership Presence
    • O papel da cultura na maneira como você se comunica
    • Aplicando técnicas inovadoras de comunicação para melhorar seu estilo de liderança
  • Gestão de Pessoas e Equipes de Alta Performance
    • Papéis da liderança na gestão de pessoas
    • Alinhamento das pessoas com a estratégia da organização
    • Poder e liderança
    • Modelos mentais e o impacto nos comportamento do líder
    • Entender os diferentes perfis de comportamento
    • Gestão de performance e liderança
    • A importância do feedback no desenvolvimento
    • Como delegar atividades de forma efetiva
    • O coaching como ferramenta da liderança
    • Construindo equipes de alta performance
  • Técnicas de Negociação
    • Como negociar?
    • Para que negociar?
    • O Estilo Pessoal de Negociação (EPN)
    • Preparação e Fases de uma negociação
    • A negociação em contexto multicultural
    • Como fomentar cooperação – Criando Valor antes de distribuí-lo
    • Como lidar com problemas, conflitos e confrontos
    • Estudo do Caso
    • Simulações de negociações
Módulo 3.

Customer Centricity

60 H/A
  • Gestão Estratégica de Marketing
    • Conceitos fundamentais de Marketing
    • O papel do Marketing nas organizações e no contexto empresarial
    • Segmentação de Mercado e Análise Estratégica de Mercado
    • Diferenciação e Posicionamento Competitivo
    • Ferramentas e Estratégias de Marketing
    • Planejamento de Marketing X Planejamento Estratégico Corporativo
    • Estrutura do Plano Estratégico de Marketing
    • Elaboração de um Plano de Marketing
  • Customer Experience Management
    • As seis competências em torno da gestão de CX
    • Pesquisa: entenda seus clientes em profundidade
    • Priorização: concentre-se no que é mais importante
    • Design - construa experiências com base na profunda compreensão do cliente
    • Capacitação - forneça aos funcionários os recursos necessários para proporcionar as experiências certas
    • Medição - quantifique a qualidade das experiências
    • Cultura - crie um sistema de valores e comportamentos que sustente a experiência
  • Design Thinking
    • Os conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Humano
    • As diferenças entre o Design Thinking e os processos tradicionais
    • Vivência de todas as etapas do processo de design thinking - problem framing, inspiração & insights, ideias e conceitos, prototipação rápida
Módulo 4.

Gestão Financeira e Operações

76 H/A
  • Contabilidade Financeira
    • Princípios, conceitos fundamentais e estrutura conceitual da contabilidade
    • Métodos de registro e controles contábeis
    • Demonstrações contábeis obrigatórias: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
  • Finanças e Controladoria Empresarial
    • Gestão Econômico-Financeira
    • Análises das Demonstrações Contábeis
    • Análise e Viabilidade Econômica de Projetos
    • Decisões de Investimentos e Financiamento
    • Principais decisões Econômico-Financeiras
    • Criação de Valor para o Acionista
  • Organizações Ágeis
    • Business Agility
    • Gestão e colaboração em empresas ágeis: Estratégia, estrutura, processos, pessoas e tecnologia em organizações ágeis
    • Agile Team Organization
    • Frameworks ágeis
  • Jogos de Empresas
    • Gestão de uma empresa (indústria ou serviços) abrangendo todas as fases de sua operação e processos
    • Gestão Empresarial Simulada
    • Tomada de Decisão e Competição entre Empresas em Ambiente Simulado
Módulo 5.

Organizações do Futuro

64 H/A
  • Gestão da Inovação e Mudança
    • Introdução à Inovação e novas formas de abordagem
    • Creative Thinking
    • Perspectivas de engajamento à Inovação e à sua gestão
    • Gestão da Mudança
  • Future-Proof Organizations
    • Strategic Futures & Foresight
    • Compreender a mentalidade de futuros
    • Enquadrando seus desafios
    • Identificando mudanças
    • Métodos e ferramentas de previsão
    • Entendendo os impactos das mudanças
    • Imaginando futuros alternativos
    • Escolhendo seus cenários preferidos
    • Construindo estratégias de futuro
  • Emerging Technologies for Businesses
    • Internet of Things (IoT)
    • Blockchain
    • Artificial Intelligence
    • Identificar e desenvolver uma oportunidade estratégica para a transformação de negócios usando essas tecnologias
    • Projetando novos produtos, serviços e soluções; Entregando novas experiências ao usuário; Desenvolver eficiências operacionais
  • Competindo com Analytics
    • A Era do Big Data
    • Analytics e a Performance do Negócio
    • Competindo com Analytics para processos internos
    • Competindo com Analytics para processos externos
    • Construindo uma Capacidade Analítica
    • Futuro da Competição Analítica
Módulo 6.

Startup One

20 H/A
  • Empreendedorismo e Inovação
    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitching
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global
Módulo 7.

Extensão Internacional (Opcional)

-- H/A

Novas Turmas

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Saiba Antes

Investimento

24 parcelas
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Taxa de inscrição, com desconto, para matrículas efetuadas até 3 dias após aprovação na entrevista individual: R$ 190,00.
Taxa de inscrição R$490,00. Pagamento da taxa de inscrição somente com cartão de crédito.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes,
válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no primeiro semestre de 2019. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

** Com a opção de pagamento em 24 meses, a FIAP permite ao aluno contar com a melhor formação acadêmica,
concluindo o investimento no MBA após o término do curso, que tem duração de aproximadamente 1 ano.

Descontos não cumulativos.

Processo de Admissão

Pré-Requisitos

Formação superior
completa, com colação
de grau realizada,
em cursos Tecnólogos,
Bacharelados
e Licenciaturas.

Inscrição

Preencha a ficha
de inscrição on-line.

Entrevista

A sua primeira experiência
aqui é assim: você conhece
melhor a FIAP e todo
o nosso ecossistema
de tecnologia e inovação.
E a gente fica sabendo
mais sobre você, sua
trajetória profissional
e expectativas.

Matrícula

Os aprovados podem fazer
a matrícula em qualquer
uma de nossas unidades ou
on-line.

Coordenação

PAULO SANTANA

  • Coordenador dos cursos de MBA da FIAP em Digital Business e Gestão Estratégica de Negócios.
  • Possui MBA pela IESE Business School – University of Navarra.
  • Extensão em Negociação Avançada pela Harvard University.
  • Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC- Campinas.
  • Fundador de uma Startup do setor de alimentos sendo reconhecido pelo SEBRAE como jovem empreendedor do ano de 2013.
  • Atua como consultor para grandes empresas .
  • Colunista do IT FORUM 365 onde escreve artigos relacionado a tecnologia e negócios.
  • Autor do livro Consumer Insight: Construindo Experiências Verdadeiramente Centradas no Cliente

Direção

EDUARDO ENDO
  • Diretor acadêmico dos cursos de MBA da FIAP.
  • Mestre em Tecnologia: Gestão Desenvolvimento e Formação.
  • Pós-graduado em Objetos Distribuídos com Java.
  • Graduado em Ciências da Computação.
  • Diversos certificados na área de tecnologia (SUN, IBM, TOGAF).
  • Experiência de 9 anos como docente, tendo atuado como coordenador e professor de Cursos de Graduação e de Pós-graduação.

Future-se

Disrupção

Analogia a disrupção
Logo Singularity

Pensar o novo aproximou a gente do que há de mais
disruptivo no ensino de tecnologia.

Somos a primeira parceira acadêmica mundial
da Singularity, uma universidade inovadora que tem como
objetivo formar líderes que busquem soluções para
os desafios da humanidade.

Patrocinada por empresas como Google, ePlanet Ventures,
Autodesk e Steelcase, a SU tem seu campus dentro
da NASA. E um programa que engloba as tecnologias
exponenciais, suas interconexões e o impacto de tudo
isso nas mudanças que vêm por aí.

Uma parceria que permite à FIAP estar sempre
conectada à inovação, antecipando o futuro e oferecendo
novas experiências aos alunos.

Startupone

O projeto final do MBA

Startup One
PLAY

DEIXAMOS O TCC DE LADO.
AQUI VOCÊ CRIA SUA STARTUP.

É um programa que promove o empreendedorismo, a inovação
e o networking. Aqui você deixa o TCC de lado e cria sua própria startup.
Porque a gente entende que pensar o novo é assim: buscar soluções
inovadoras para problemas reais.

Você também vai contar com a parceria da FIAP para implementar
sua ideia, até mesmo depois de terminar seu curso: labs de inovação,
mentorias, networking e acesso às melhores empresas do mercado.

A Premiação

A startup que mais se destacar em cada temporada é premiada com um
curso de empreendedorismo na Babson College, em Boston. Assim,
os integrantes vão ter a oportunidade de viver novas experiências em uma
das melhores escolas de empreendedorismo do mundo.

Todas as ideias participantes do TOP 10 também podem ser aceleradas
nas nossas empresas parceiras: Acelera Startup FIESP, Oracle Startup
Cloud Accelerator e SAP Startup Focus.

Uma ideia que virou referência mundial

A FIAP foi convidada para apresentar no South by Southwest 2018 o case
do Startup One. A história de um programa transformador. E de como usar
o poder da tecnologia para construir um futuro melhor.

• Mais de 2.000 startups criadas.
• Mais de 100 alunos já participaram do Entrepreneurship Program, da Babson College.

Saiba Mais

Resultado do Último enade

Melhor de SP

Nota máxima

Sistemas
de informação

Software Engineering
& Artificial Intelligence

Melhor de SP

Nota máxima

Administração

Inovation and Digital Transformation

Melhores do Brasil

Engenharia
de computação

Melhor de SP

Conceito do MEC

Análise e desenvolvimento de sistemas

Melhor de SP

Redes de computadores

1
Você S/A

Eleita por 9 anos
consecutivos
melhores MBAs
do Brasil

Os melhores MBAs:
em todas as edições
do ranking publicado pela
revista VOCÊ S/A, a FIAP
está entre as melhores
instituições de ensino
brasileiras.

2
Veja São Paulo

MBA da FIAP
recebe destaque
na Veja São Paulo

Destaque na Veja SP
entre os "Cinco MBAs
mais bem-conceituados"
do mercado.

3
Spark Awards

Eleito pela
Microsoft o melhor
co-working
do Brasil

Iniciativa da Microsoft
que prestigia os nomes
mais influentes do cenário
do empreendedorismo
digital brasileiro.

4
INFO

Parte da elite
da tecnologia
brasileira

A revista INFO publicou
o ranking dos melhores
cursos de computação e
a FIAP é uma das melhores
faculdades do Brasil.

5
Guia do Estudante

Entre as melhores
faculdades do país

Pela 6ª vez consecutiva,
o Guia do Estudante,
da Editora Abril, destaca
a FIAP como uma das
melhores faculdades
do país.

Fotos

Unidades

Unidade Aclimação

Aclimação

Av. Lins de Vasconcelos,
1222 e 1264

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Unidade Paulista

Paulista

Av. Paulista, 1106 –
6º e 7º andar

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Unidade Vila Olímpia

Vila Olímpia

Rua Olimpíadas, 186
 

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Unidade Alphaville

Alphaville

Alameda Araguaia, 1142 - Bloco 4

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