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MBA

PROJECT MANAGEMENT

PMI® and AGILE

360H • 12 meses

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    no formato

    Híbrido

    em são paulo

    CRIE VALOR REAL PARA OS CLIENTES E GARANTA RESULTADOS COM FLEXIBILIDADE, COLABORAÇÃO E AGILIDADE.

    Você vai se
    preparar para:

    • Avaliar, planejar e implementar projetos complexos garantindo a qualidade dos processos e a entrega contínua de valor, dentro do escopo, prazo e orçamento definidos.

    • Liderar ou gerenciar equipes de projeto, coordenando e motivando sua equipe para implementação de planos estratégicos alinhados com os objetivos da organização.

    • Aprofundar seus conhecimentos em Gestão de Projetos, Práticas Ágeis (Scrum e DevOps) e Gerenciamento Ágil em larga escala.

    • Conquistar as Certificações CAPM® e PMP®, do PMI®. E se preparar para os exames PSM I e PSPO I, da Scrum.Org.

    • Definir objetivos, otimizar processos internos da organização e entender profundamente as expectativas do cliente para priorizar a entrega de resultados.

    • Identificar riscos desde o planejamento inicial dos projetos, desenvolvendo estratégias de solução e contorno que permitam minimizar impactos adversos.

    • Desenvolver habilidades interpessoais como liderança, gestão de portfólio, gestão de conflitos e negociação, aprendendo a utilizar as principais ferramentas de Gestão de Projetos.

    • Explorar, através de práticas e cases, os usos, as boas práticas e os melhores modelos de Gestão de Projetos. E supervisionar um portfólio de projetos, avaliando prioridades e impacto estratégico de cada projeto.

    • Atuar como Gerente de Projetos, Líder de Equipe de Projeto, Consultor de Gestão de Projetos, Analista de Processos, Especialista em Planejamento Estratégico, Gerente de Qualidade ou de Portfólio.

    ENTENDA O PAPEL FUNDAMENTAL QUE VOCÊ VAI DESENVOLVER EM EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES.

    O gestor de projetos PMI é responsável por liderar, planejar, executar e monitorar projetos de uma forma versátil e eficaz, sempre de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelo Project Management Institute (PMI).

    Aqui você vai desenvolver habilidades e competências como planejamento de projetos, definição de escopo, alocação de recursos, comunicação, gestão de stakeholders, execução e controle, gestão de riscos e qualidade, gestão financeira, liderança de equipes e tomada de decisão. E se preparar para inovar sempre, seja no desenvolvimento de novas ideias em uma startup ou na gestão de um megaprojeto em empresas de grande porte.

    Competências &
    Habilidades

    Trabalho em Equipe

    Agilidade

    Colaboração e Organização

    Liderança

    Comunicação e Apresentação (Pitch)

    Planejamento e execução

    Análise e resolução de problemas

    Negociação

    Gerenciamento de Conflitos

    Desenvolvimento de equipes

    Ética e Responsabilidade

    Frameworks &
    Ferramentas

    PMI Framework (PMBOK)

    Metodologias ágeis (Scrum, Kanban, XP e SAFe)

    Ms Project

    Diagramas de Modelagem

    Microsoft Power BI

    Tableau

    Trello

    EXPLORE O
    PROGRAMA DO CURSO

    Módulo 1.

    The Basics

    96H/A

    Project Management Workshop
    • Welcome Class e Check-in
    • Falando da FIAP
    • Dinâmica de Integração
    • Informações gerais e acadêmicas
    • Introdução ao mundo de Gestão de Projetos e Agilidade
    • Visão geral dos principais temas do curso
    Fundamentals
    • O Guia PMBOK® e o Padrão de Gerenciamento de Projetos
    • Conceitos introdutórios
    • Princípios de Gerenciamento de Projetos
    • Mentalidade ágil
    • Manifesto ágil
    OKR
    • Definição e Importância do Planejamento Estratégico Ágil
    • Introdução aos OKRs
    • Benefícios dos OKRs na Gestão de Projetos
    • Níveis de OKRs
    • Ciclos de OKRs
    • Definição e Formulação de OKRs
    • Objectives: como escrever bons Objetivos
    • Key Results: como escrever bons Resultados-chave
    • Iniciativas
    • Papéis
    • Avaliação e Mensuração de OKRs
    • Evolução Contínua de OKRs
    • OKRs em Ecossistemas de Inovação
    • OKR com Inteligência Artificial
    • Implementação de OKRs na organização.
    Project Management Governance & Trends
    • Tendências na gestão de projetos
    • IA Generativa (Generative Artificial Intelligence)
    • Transformação Digital
    • Gestão de Portfólios
    • PMO
    • Novo Guia PMBOK®
    • Planejar e gerenciar a conformidade do projeto
    Project Business Partner
    • Avaliar e entregar benefícios e valor do projeto
    • Avaliar e endereçar mudanças no ambiente de negócios externo para impactos no escopo
    • Suportar mudança organizacional
    Design Thinking
    • Design Thinking e Lean Inception
    • Problem framing e imersão
    • Pesquisas, mapa da empatia e Personas
    • Técnicas de fomento à criatividade
    • Ideação e cocriação
    • Prototipação e validação de ideias
    • Project Model Canvas: da solução ao projeto
    Negotiation Principles
    • Negociação: Onde, quando, quem, como, o que é e para serve?
    • O dilema de quem negocia: Competir x Colaborar? A negociação distributiva e a negociação integrativa
    • Teoria Tridimensional da Negociação
    • Preparando-se para negociar
    • Fases comuns na Negociação
    • Estilos pessoais de Negociação (EPN)
    • Ferramentas comunicacionais que ajudam a negociarmos melhor. A CNV
    • ZOPA e BATNA. O uso do 'Terceiro Lado'
    • Técnicas, Estratégias e Manobras que costumam ser utilizadas em Negociação
    • A gestão de Conflitos. Pontos de vista, Empatia e Conexão
    • Negociação em contextos multiculturais, e entre pessoas, empresas e povos de culturas distintas
    • Exemplos de criação de valor e o melhor momento (ideal) para sua distribuição

    Módulo 2.

    Project Management

    152H/A

    Development Approach & Project Life Cycle
    • Avaliar as oportunidades para entregar valor de maneira incremental
    • Examinar o valor de negócio durante todo o projeto
    • Ajudar a equipe a subdividir tarefas do projeto conforme necessário para encontrar o produto mínimo viável
    Scope Planning
    • Termo de Abertura do Projeto
    • Determinar e priorizar requisitos
    • Decompor o escopo (por ex., EAP, backlog)
    Schedule & Cost Planning
    • Estimar tarefas do projeto (marcos, dependências, story points)
    • Utilizar parâmetros referenciais e dados históricos
    • Preparar o cronograma com base na metodologia
    • Coordenar com outros projetos e outras operações
    • Estimar as necessidades orçamentárias com base no escopo do projeto e nas experiências aprendidas nos projetos anteriores
    • Antecipar futuros desafios de orçamento
    Business Competencies
    • Business Case
    • Fluxo de Caixa
    • Pesquisa de Mercado
    Baselines Execution & Control
    • Monitorar e validar o escopo
    • Avaliar o progresso em andamento com base na metodologia
    • Modificar o cronograma, conforme necessário, com base na metodologia
    • Monitorar as variações de orçamento e trabalhar com o processo de governança para ajustar conforme necessário
    • Antecipar e adotar a necessidade de mudança (por ex., seguir as práticas de gerenciamento de mudanças)
    • Determinar a estratégia para lidar com a mudança
    • Executar a estratégia de gerenciamento de mudanças de acordo com a metodologia
    • Determinar uma resposta à mudança para avançar o projeto
    Communications, Stakeholders & Resources Management
    • Analisar as necessidades de comunicação de todas as partes interessadas
    • Determinar métodos, canais, frequência e nível de detalhes de comunicação para todas as partes interessadas
    • Comunicar informações e atualizações de projeto de forma eficaz
    • Confirmar que a comunicação foi compreendida e que o feedback foi recebido
    • Planejar e gerenciar recursos
    • Analisar as partes interessadas (por ex., matriz de interesse e poder, influência, impacto)
    • Categorizar as partes interessadas
    • Engajar as partes interessadas por categoria
    • Desenvolver, executar e validar uma estratégia para o engajamento das partes interessadas
    • Analisar os dados coletados
    • Coletar e analisar dados para tomar decisões informadas sobre o projeto
    • Determinar os requisitos críticos de informação
    Quality Management
    • Determinar o padrão de qualidade necessário para as entregas do projeto
    • Recomendar opções de melhoria com base em lacunas de qualidade
    • Inspecionar continuamente a qualidade das entregas do projeto
    Risk Management
    • Determinar as opções de gerenciamento de risco
    • Iterativamente avaliar e priorizar os riscos
    • Reconhecer quando um risco se torna um problema
    • Abordar o problema com a ação ideal para alcançar o sucesso do projeto
    • Colaborar com as partes interessadas relevantes na abordagem de resolução dos problemas
    Procurement Management
    • Definir as necessidades e os requisitos de recursos
    • Comunicar os requisitos de recursos
    • Gerenciar fornecedores/contratos
    • Planejar e gerenciar a estratégia de aquisições
    • Desenvolver uma solução de entrega
    Managerial Competencies
    • Auto conhecimento e conhecimento dos outros
    • Comunicação interpessoal efetiva
    • Motivação 3.0
    • Inteligência Emocional
    • Estratégia e Identidade
    • Estabelecimento de Objetivos
    • Formação e desenvolvimento de equipes
    • Gestão de Conflitos
    • Liderança Primordial
    • Equipes de alto desempenho
    Tailoring
    • O processo de Tailoring
    • Determinar os requisitos (o quê, quando, onde, quem etc.) para gerenciar os artefatos do projeto
    • Confirmar se as informações do projeto são mantidas atualizadas (ou seja, controle de versão) e acessíveis a todas as partes interessadas
    • Avaliar continuamente a eficácia do gerenciamento dos artefatos do projeto
    • Determinar a governança apropriada para um projeto (por exemplo, replicar a governança organizacional)
    • Definir os caminhos e limites de escalonamento
    • Determinar os critérios para encerrar com êxito o projeto ou a fase
    • Validar a prontidão para a transição (por exemplo, para a equipe de operações ou próxima fase)
    • Concluir as atividades para encerrar o projeto ou a fase (por exemplo, lições finais aprendidas, retrospectivas, aquisições, finanças, recursos)

    Módulo 3.

    Agile

    48H/A

    Scrum Master & Product Owner
    • Eventos/cerimônias do Scrum
    • Artefatos do Scrum
    • Papéis no Scrum
    • Planning poker
    • Lean
    • Kanban
    • Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
    • Product Vision Box
    • User stories
    • Personas
    • Elevator Speech
    PSM I & PSPO I Exams
    • Questões comentadas
    • Simulados PSM I e PSPO I
    SAFe & Lean Portfolio Management
    • Introdução ao Ágil em Escala (Less, Nexus, Scrum of Scrums)
    • DevOps e cultura DevOps nos modelos de Ágil em Escala
    • SAFe
    • Lean Portfolio Management

    Módulo 4.

    IT for Project Management

    44H/A

    Innovation & Disruptive Technologies
    • Blockchain, Smart Contracts & NFTs
    • Internet das Coisas (IoT) & 5G
    • Mobile Growth, Realidades Mistas & Metaverso
    Project Management Enabled by AI
    • Visão Geral da IA Generativa
    • A Importância da IA na Gestão de Projetos
    • Planejamento e Alocação de Recursos com IA
    • Riscos e Mitigação com o Auxílio da IA
    • Comunicação e Relacionamento com Stakeholders apoiada por IA
    • Geração Automática de Documentação
    • Tomada de Decisão Assistida por IA
    • Implementando IA Generativa em Projetos
    • Estratégias Avançadas e Considerações Futuras na Implementação da IA Generativa em Projetos
    Power BI & Benefits Management
    • Power BI
    • Gestão de benefícios
    • Indicadores de sucesso
    IT Productivity Tools
    • Contextualização do uso de ferramentas em projetos, programas e portfólios
    • Importância das ferramentas de gerenciamento
    • Como escolher a melhor ferramenta
    • Ferramentas para se fazer brainstorming remotamente
    • Ferramentas para concepção de soluções (OKR, Design Thinking, dentre outras)
    • Ferramentas para amadurecimento e planejamento do projeto (Backlog do Produto, EAP, Cronograma, Controle de Tarefas, Riscos etc.)
    • Ferramentas para acompanhamento da execução do projeto
    • Ferramentas para acompanhamento de programas e portfólio
    • Ferramentas para encerramento do projeto
    • Dinâmica para montagem do toolkit essencial

    Módulo 5.

    Empreendedorismo e Inovação

    20H/A

    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitch
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global

    APRENDA E DESENVOLVA-SE DIRETAMENTE
    COM grandes referências do mercado

    • Coordenação

      Enock Godoy

      Enock Godoy

      Auditor Fiscal da Receita Estadual

      Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo
    • Professor

      Armando Oliveira

      Armando Oliveira

      Sócio-Diretor

      Modelo PM
    • Professor

      Alexandre Simões

      Alexandre Simões

      Sócio Fundador

      Ragazzo, Simões, Lazzareschi e Montoro Advogados
    • Professora

      Adriane Colossetti

      Adriane Colossetti

      Ceo

      Sunsetti Treinamentos e Serviços EIRELI
    • Professor

      Igor Lagreca

      Igor Lagreca

      Auditor Fiscal da Receita Estadual

      Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo
    • Professor

      Alberto Marcelo Parada

      Alberto Marcelo Parada

      Líder em Tecnologia e Inovação

      FIAP
    • Professor

      Luiz Gustavo Rivelo

      Luiz Gustavo Rivelo

      Arquiteto de Negócios

      Itaú Unibanco
    • Professor

      Paulo Sampaio

      Paulo Sampaio

      Diretor de Quality Assurance

      DinsmoreCompass
    • Professor

      Nelson Leon

      Nelson Leon

      Auditor Fiscal

      Secretaria da Fazenda de São Paulo
    • Professor

      Marcelo Gomes

      Marcelo Gomes

      Gerente de Engenharia de Software

      Pagbank
    • Professor

      Fabiano Milani

      Fabiano Milani

      CEO

      AdaptIdeas Software Ltda
    • Professor

      David Ronco

      David Ronco

      Diretor Presidente

      Techgel Soluções Industriais
    • Professor

      Itamar Silva

      Itamar Silva

      CEO

      Co-Viva Ltda
    • Professora

      Luna Gutierres

      Luna Gutierres

      Coordenadora FIAP

      Resumo da Ópera
    • Professor

      Marco Antonio Bastoni

      Marco Antonio Bastoni

      Professor

      Bastoni Consultoria
    • Direção

      Rafael Ronqui

      Rafael Ronqui

      Diretor do MBA

      FIAP

    Os professores do seu curso podem variar conforme disponibilidade.

    Entenda o seu
    Investimento

    Duração

    Check

    360 horas - 12 meses

    Estamos sem turmas abertas no momento.

    Power-ups

    Seu MBA também inclui power-ups sem custo adicional

    • Power
      Skills

      + 40 H

    • MBA
      Refresh

    • Acesso
      Alura

    para saber mais.

    Pré-requisitos

    • Formação superior completa realizada no Brasil, com Colação de Grau em cursos Tecnólogos, Bacharelados ou Licenciaturas.*
    • Vivência corporativa e experiência profissional em negócios.
    • Conhecimento em ferramentas de avaliação de desempenho, Diagramas e Modelagem.

    *Cursos de formação específica ou sequenciais não habilitam para ingresso em cursos de pós-graduação. No caso de graduação realizada fora do Brasil, entrar em contato pelo Whatsapp (11) 98170-0028 para orientações

    Inscrição
    e Matrícula

    Nosso processo de inscrição
    é online. Siga os passos abaixo.

    Inscrição

    Primeiro, você nos contará um pouco
    mais sobre você e responderá a um
    formulário simples.
    Acesse aqui para começar.

    Admissão

    Depois, você responderá uma
    sequência de perguntas específicas
    para avaliarmos seu momento atual
    de carreira e se cumpre os
    pré-requisitos técnicos do seu MBA.

    Matrícula

    Ao ser aprovado no processo
    de admissão, é só fazer sua matrícula
    de forma totalmente online
    e se preparar para iniciar seu MBA.

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    SÃO JORNADAS TRANSVERSAIS
    EM FORMATO REMOTO COMPLEMENTARES
    À FORMAÇÃO BASE DE SEU MBA FIAP.

    Você pode optar por até duas trilhas de desenvolvimento,
    que serão incluídas como extensões do seu MBA
    na FIAP e constarão em seu certificado de
    conclusão de curso.

    1

    ENTREPRENEURIAL BEHAVIOUR &
    GROWTH HACKING - 20h

    2

    AI for Project
    Management - 20h

    3

    LEADING TECHNOLOGY
    TRANSFORMATION - 20h

    4

    DISRUPTIVE iNNOVATION MINDSET - 20h

    5

    LEADERSHIP COMMUNICATION &
    CORPORATE NEGOTIATION - 20h

    Em um mundo cada vez mais complexo e em constante transformação, acreditamos que a união entre tecnologia, criatividade, capacidade de inovação humana e comportamento empreendedor é a única forma capaz de transformar nosso mundo.



    Além de grande profundidade técnica, esta nova geração de profissionais que vão hackear os negócios e as organizações do futuro também precisa dominar as ferramentas, competências e comportamentos que nos ajudem a questionar, propor novos formatos, desenvolver e implementar os projetos transformadores de nossa sociedade.

    Seja você um profissional mais técnico ou mais de negócios, estas trilhas vão te impulsionar para uma formação híbrida e muito procurada na atualidade: alguém que navega bem entre tecnologia e negócios, com diferencial inovativo e empreendedor.

    Inclui certificação oficial.

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    Sem custo adicional.

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    Continue a se atualizar mesmo depois de concluir seu MBA, acompanhando os novos conteúdos, temas e tendências que o mercado exige.

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    NÃO PODE
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    No MBA FIAP, nossos cursos são reavaliados e novas tendências, novos temas e novas ferramentas são incluídas nas propostas de curso todos os semestres. O curso evolui, e você também.



    Após terminar seu MBA, você poderá cursar sem custos nos formatos Presencial ou Live, nos 12 meses seguintes à conclusão, as novas disciplinas ou disciplinas que foram atualizadas.

    As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.

    + 12 meses - Certificados de atualização na disciplina cursada.

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    • Azul
    Logotipo FIAP

    Nota Máxima
    nas últimas 32 comissões
    de avaliação do MEC

    Você vai se desenvolver com a infraestrutura, a tecnologia,
    os professores e a qualidade de ensino da FIAP, nota máxima
    na avaliação do Ministério da Educação ano após ano.

    Um reconhecimento ao que a gente coloca em prática todos
    os dias: pensar o amanhã para ajudar você a transformá-lo.

    Nota Máxima no MEC

    UNIDADES E Polos

    Conecte-se de onde
    estiver e ainda conte
    com 3 unidades em São
    Paulo e 4 polos pelo
    Brasil

    FIAP Aclimação
    Campus 1

    Av. Lins de Vasconcelos,1264

    Ver Galeria de Fotos

    FIAP Aclimação
    Campus 2

    Av. Lins de Vasconcelos,1222

    Ver Galeria de Fotos

    FIAP Paulista

    Av. Paulista, 1106 /Edifício Paulista, 1100
    – 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º andares

    Ver Galeria de Fotos

    1/3

    POLO Rio de Janeiro
    POLO PORTO ALEGRE
    POLO Belo Horizonte
    POLO RECIFE

    POLO
    RIO DE JANEIRO

    Av. Aimo. Silvio de Noronha, 365

    Centro - Rio de Janeiro

    POLO
    PORTO ALEGRE

    Av. Carlos Gomes, 1672 Porto

    Alegre, Rio Grande do Sul

    POLO
    BELO HORIZONTE

    Av. dos Andradas, 3000 Santa

    Efigênia - Belo Horizonte, MG

    POLO
    RECIFE

    Av. Cais do Apolo, 455 Bairro

    do Recife - Recife, PE

    FAQ

    1

    Por que fazer um
    MBA em Project Management - Pmi® & Agile?

    Fazer um MBA em Project Management - PMI® and Agile é valioso porque prepara profissionais para liderar projetos de forma eficiente, alinhados com padrões reconhecidos internacionalmente. Isso inclui habilidades em planejamento, execução e controle de projetos, bem como a capacidade de adaptar-se a ambientes dinâmicos utilizando metodologias ágeis. Essa formação pode resultar em oportunidades de carreira mais amplas e melhor remuneradas, além de aumentar a eficácia na entrega de projetos.

    Além disso, o mercado de Gestão de Projetos está em alta, a estimativa do estudo do PMI para o Brasil é de uma média de 56.440 empregos de Gerenciamento de Projetos a mais, por ano, entre 2017 e 2027.

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    Por que fazer um
    MBA em Project Management - Pmi® & Agile na FIAP?

    Além de a FIAP ser uma instituição de ensino referência em tecnologia e negócios, seu MBA ainda conta com a infraestrutura, a tecnologia, os professores e a qualidade de ensino FIAP, nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), e você ainda tem a possibilidade de estender seus estudos internacionalmente nos EUA ou Portugal, desenvolver sua Startup com a Rock New Ventures, acesso a todos os cursos da Alura e vários Power Ups para potencializar seu processo de aprendizagem.

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    Qual a duração do curso?

    O curso tem duração de 360 horas, com término previsto em 12 meses.

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    O MBA é reconhecido pelo MEC?

    Sim! Seu MBA tem a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

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    Qual a diferença entre uma pós-graduação e um MBA?

    A Pós-graduação é um programa de ensino superior que abrange diversas áreas de estudo, não necessariamente relacionadas aos negócios.

    O MBA (Master of Business Administration) é um programa de pós-graduação focado especificamente em administração de negócios e gestão. Destina-se a profissionais que desejam desenvolver habilidades de liderança e gerenciamento em um contexto de negócios.

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    Quantas horas por semana precisarei me dedicar aos estudos?

    Recomendamos que você tenha uma disponibilidade de 8 horas semanais para se dedicar ao MBA. Esse tempo inclui assistir a duas aulas semanais, fazer as atividades propostas e se aprofundar mais nos temas ensinados.

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    Nunca atuei na área, vou conseguir acompanhar o curso?

    Para acompanhar este curso, o pré-requisito é ter experiência profissional mínima de dois anos em qualquer área de atuação, além de muita disposição para se aprimorar, aprender e desenvolver novas habilidades.

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    Quais são os requisitos básicos de equipamento e conexão?

    Para conseguir acompanhar o curso, recomenda-se um acesso estável à internet de alta velocidade, computador com câmera, microfone e especificações de processamento e capacidade de armazenamento compatíveis com os softwares utilizados no curso.

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    Como serei avaliado?

    As avaliações ao longo do curso podem ser realizadas por meio de discussão de cases em aula, apresentações e discussões em grupo, leitura e discussão de artigos acadêmicos, provas dissertativas ou de múltipla escolha feitas na plataforma da FIAP. As avaliações levam em consideração a qualidade dos trabalhos e não somente sua entrega.

    Além disso, existe a possibilidade de o professor conferir avaliação por participação em sala de aula.

    O MBA Live ainda conta com uma avaliação integrativa que ocorre obrigatoriamente de forma presencial, possibilitando a interação dos alunos ao final do curso.

    Na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, há também a possibilidade de o professor indicar ou não o projeto da Startup para a competição do Startup One.

    Todos os projetos (TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso) relacionados à disciplina de Empreendedorismo e Inovação são entregues pelos alunos com o prazo médio de 30 dias após o fechamento da última aula (em data informada pela coordenação do MBA). Isso permite que haja tempo hábil para a finalização de todas as iniciativas construídas durante o ano letivo. A participação na competição Startup One não é obrigatória, é totalmente facultativa, conforme decisão dos alunos e de acordo com indicação dos professores.

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    Para a modalidade live, é preciso ir presencialmente em algum momento?

    Para os cursos live, o MEC tem como requisito pelo menos um encontro presencial. Então, ao longo do curso, será agendado um dia e horário para o encontro que será realizado em São Paulo com todos os alunos do MBA. Caso o aluno não possa participar, é possível realizar uma prova individual em um dos polos da FIAP.

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