Workshop de helicópteros com equipe da Singularity University

22 de março de 2012
Compartilhe

Alunos da FIAP em workshop de programação de helicópteros com a equipe da Singularity University

 

Pilotar um micro-helicóptero via computador. Esse foi o desafio compartilhado por Andy Barry e Dan Barry, da Singularity University (SU), com os alunos da FIAP, no workshop de helicópteros realizado pela FIAP em parceria com a SU , em 19 e 20 de março. Esta ação é parte integrante dos eventos promovidos pela FIAP com a SU, que desde 2010 traz palestras, concursos e workshops ao Brasil.

O objetivo do workshop foi trabalhar com um microprocessador Arduino para fazer um controle informatizado de um micro-helicóptero S107 via computador.

O diretor acadêmico da FIAP, Wagner Sanchez, fez a abertura do evento e apresentou Andy Barry, que explanou sobre o seu projeto de estudo com aviões, no MIT (Massachussets Institute of Technology) – Boston – mostrando um vídeo aos alunos dos testes realizados em seu avião. “No projeto que construí foram necessárias inúmeras tentativas para que o avião pudesse encontrar um eixo de equilíbrio.”, disse Andy.

As equipes receberam instruções do material disposto em cada mesa para começar o trabalho de programação para construir os circuitos de voo dos helicópteros. Os primeiros testes de voo foram feitos com programação do computador para o controle remoto. Depois o desafio foi acionar os comandos diretamente do computador para os helicópteros. “Esse é o processo de Open loop control (Controle de looping aberto) em que você passa o comando para o helicóptero e ele não passa nenhuma informação a você. O sistema não capta erros porque o helicóptero não tem sensores que o guiam. Ele só é guiado pela adaptação e aprendizagem de seus ’pilotos‘”, explicou Andy.

Todos estavam empenhados em completar as tarefas e atentos às instruções passadas. Porém o grande desafio ficou para o final, em que os grupos tiveram que programar uma rota no computador para voo num circuito em formato de um quadrado.

Após uma bateria de testes, a primeira equipe a chegar perto de concluir o circuito quadrado foi a dos alunos Alexandre, Julia, Rodrigo, Eduardo e Eron, do 2°TDS. “Você tem que entender como funciona o programa e depois aplicar os comandos, no processo de tentativa e erro. Empiricamente você vai direcionando o helicóptero e depois da fase de adaptação, ele vai seguindo um norte”, afirmam os integrantes do grupo.

No encerramento do primeiro dia do workshop, Andy elogiou todos os grupos pelo desempenho: “Todas as equipes fizeram manobras sofisticadas com os helicópteros. Parabéns!”.

Segundo dia

Novos grupos receberam a missão de programar seus helicópteros com voos autônomos. Andy, após passar as tarefas aos alunos, frisou que, além do circuito em formato quadrado, é possível criar outros circuitos para o helicóptero.

Quase todas as equipes conseguiram realizar o voo no circuito quadrado. Nesse dia, os grupos foram formados por alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

“Foi uma experiência inovadora. Interagimos bastante, juntamos todas as ideias e conhecimentos que já tínhamos e que adquirimos hoje e tivemos a oportunidade de conhecer e aprender com Andy e Dan Barry. Agradecemos à FIAP, à SU, à equipe de professores, aos coordenadores que nos convidaram e às pessoas que ficaram nos bastidores dando todo o apoio instrumental para que a atividade pudesse acontecer”, declararam os alunos Camila e Peter, do 4°SI, Isabela, do 2°ECA e Guilherme, do 2°TDS.

Antes do encerramento do evento, Dan Barry fez uma demonstração aos alunos de voo com um quadricóptero. Ao finalizar o workshop Andy comentou sobre as lições aprendidas da atividade. “Vocês aprenderam a construir circuitos com Led, como usar o switch eletrônico, como usar o board, como programar o microprocessador, se tornaram pilotos, e o mais impressionante, em 4 horas. Parabéns!”

Sobre a Parceria
Com o objetivo de oferecer aos seus alunos a oportunidade de ter contato com o conteúdo e a metodologia de uma das mais inovadoras instituições americanas, a FIAP firmou parceria com a Singularity University, em março de 2010. É a primeira parceria acadêmica internacional da SU em todo o mundo.

Como fruto do acordo, as instituições de ensino já realizaram diversas ações em conjunto. Uma delas é “Call to Innovation”, concurso cultural criado em parceria com a Singularity University para promover a cultura empreendedora em todos os cantos do país. O vencedor recebe uma bolsa de estudos para cursar o Graduate Studies Program (GSP) da Singularity University (SU), incluindo alimentação e estadia no campus da SU, dentro das instalações da NASA Ames, na Califórnia, EUA.  Obtenha mais informações sobre o “Call to Innovation 2012” no site www.calltoinnovation.com.br

 

Fotos: Veja fotos do Workshop de helicópteros

Saiba como foi o Executive Program FIAP / SU realizado em 2012

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir