A Segurança da Informação ganha nova referência com livro de professor da FIAP

6 de setembro de 2012
Compartilhe

Muitos anos de experiência e alguns meses de transcrição foram necessários para que o professor de Segurança da Informação nos cursos de Pós-graduação da FIAP, Edison Fontes, lançasse mais um livro. A obra que, como diz o professor, “é resultado de forte dedicação, durante cinco anos, às normas e políticas de segurança da informação”, foi lançada em 22 de agosto, na livraria Cultura do Shopping Villa Lobos (SP).

Em sua primeira parte, o livro trata de Segurança da Informação em relação ao que o professor descreve como “Família 27000 de Normas do ISO”, ao COBIT (guia para gestão de Tecnologia da Informação), ao ITIL (modelo de gerenciamento de processos de Tecnologia da Informação) e à governança. No segundo momento, a teoria parte para a prática, no qual o leitor recebe dicas para criar, desenvolver, escrever e manter políticas e normas.

Edison Fontes diz que o livro tem uma surpresa, “que nenhum livro em português traz”. “Ofereço trinta exemplos de políticas e normas de segurança da informação que criei em minha vida profissional e que o leitor pode tomar como referência para criar políticas e normas próprias à sua empresa”, revela.

Segundo o autor, não existe material acadêmico ou didático sobre o assunto. Uma vez que seu mestrado e a experiência como professor foram desenvolvidos sobre políticas e normas para segurança da informação, Edison Fontes quis iniciar a produção sobre o assunto. “Todo processo organizacional tem uma parte de produção física e outra de informação. Independente do segmento, a empresa precisa proteger sua informação”,  diz Fontes, sobre a importância de seu livro.

“Políticas e Normas para a Segurança da Informação” está à venda no site da editora Brasport, bem como nas livrarias Cultura e suas lojas on-line. Um exemplar foi sorteado entre seguidores do Twitter da FIAP e o ganhador foi Luiz Fabiano Cruz, que recebeu o livro autografado pelo professor.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir