FIAP realiza curso gratuito para futuros estagiários de TI

7 de agosto de 2013
Compartilhe

De uma turma de 21 alunos selecionados entre os Colégios COPI e Módulo e entre os estagiários de TI, monitores de laboratório, programadores júnior e estudantes do primeiro ano do Curso Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas da FIAP é que sairão os novos Programadores de Sistemas da Faculdade. O projeto Fábrica de Desenvolvedores, parceria entre o setor de TI e os coordenadores de graduação da FIAP com a empresa de treinamentos L Group, ofereceu 60 horas de curso gratuito sobre as mais recentes ferramentas de desenvolvimento de sistemas presentes no mercado.

Cerca de 80 alunos inscreveram-se no primeiro semestre de 2013 para participar. Eles passaram por um teste de aptidões básicas sobre informática e, a partir do resultado, formou-se a primeira turma da Fábrica de Desenvolvedores. “A ideia é unir pessoas que não têm experiência na área com aquelas que já trabalham e oferecer o mesmo conteúdo”, explica Guilherme Estevão, Gerente de Recursos Humanos da FIAP, idealizador do curso. Isso porque, além dos estudantes do Ensino Médio Técnico de ambos os colégios e monitores de laboratório, os alunos da FIAP que já trabalham no departamento de TI tiveram, com o curso, uma atualização sobre as ferramentas que já utilizam em seu dia a dia.

A ideia surgiu de um aumento na demanda de desenvolvedores em novas tecnologias Microsoft, como Microsoft .NET Framework, Visual Studio 2012, SQL Server 2012 e Visual C#, não só na FIAP como em todo o mercado. As aulas foram ministradas por Leonardo Lourenço, sócio-diretor da L Group, em 15 encontros semanais de quatro horas cada, iniciados em 11 de junho.

Em 7 de agosto, os 21 selecionados passaram pela última avaliação, da qual serão selecionados os 10 melhores que farão parte do Processo Seletivo para as vagas de estágio junto ao departamento de TI. Neste dia, antes de iniciarem a avaliação de cinco horas, os estudantes se confraternizaram com um coffee oferecido pela FIAP.

 

História de vida

No dia da confraternização, eles conheceram a história da “dona Maria”, como é chamada, em todos os corredores da instituição, a senhora Maria de Oliveira Lisboa, copeira da FIAP há seis anos. Em seu depoimento, dona Maria contou como veio de sua cidade na Bahia, Varzinha, com três filhos e o marido, procurar emprego em São Paulo, em 1994.

Ela lembrou que seu primeiro emprego foi como faxineira da Associação dos Médicos de São Paulo, depois de passar pela casa de sua prima, onde trabalhou para incluir experiência em carteira.  Em seguida, começou  no Hospital Santa Marina, no Jabaquara. “Enquanto limpava, um homem se aproximou e me entregou um cartão de sua empresa, dizendo que queria que eu trabalhasse lá”, contou. Com a promessa de melhoria no salário, a emigrante aceitou o cargo de auxiliar de limpeza: “quem tem filhos para dar o que comer aceita qualquer coisa”, disse.

Depois de uma terceirização do setor, dona Maria foi demitida. Por sorte, dias antes do corte, um colega que trabalhava como segurança na mesma empresa falou para ela sobre uma vaga de copeira oferecida “em uma Faculdade FIAP”. “Eu sempre quis trabalhar como copeira. Então me inscrevi”, lembrou. Duas entrevistas depois, dona Maria passava a integrar o quadro de funcionários da empresa. Por coincidência, a história é marco também na carreira de Guilherme Estevão, conforme lembra: “Foi a primeira entrevista que fiz como parte do RH da FIAP”.

O depoimento de dona Maria serviu como motivação a todos os participantes. A eles, a única copeira que permaneceu no cargo depois da terceirização da área na FIAP, dona Maria deixa a experiência da vida: “se lutar para conseguir o que quer, através de seu próprio esforço, ‘lá na frente’ o orgulho será muito maior”. A primeira turma de estagiários do curso Fábrica de Desenvolvedores deve começar em suas funções na primeira quinzena de setembro.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir