O sonho do Vale do Silício é possível
Em três de julho começou o que seria a primeira viagem ao exterior da estudante do MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços da FIAP, Talita Fernanda Soares, que trabalha no Departamento de Sustentação de Sistema CRM do Itaú Unibanco. Ela viajou com Beatriz Guimarães Nogueira, que cursa o MBA em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, ao Vale do Silício, acompanhada pelo Executivo de Relacionamento da instituição, Carlos Coelho.
A partir de uma oportunidade oferecida pela FIAP, conheceram o campus da Singularity University, dentro da NASA Ames Research, e empresas de ponta na área de TI, tais como Google, LinkedIn e Autodesk. Na SU, assistiram a uma aula e almoçaram com brasileiros que estão fazendo o Graduate Studies Program na instituição. Puderam conversar com o Gerente de Desenvolvimento para a América Latina da Sendgrid e palestrante do TEDx FIAP 2012, Pedro Sorrentino, sobre o ecossistema das startups no Vale do Silício. Conforme conta Carlos Coelho, o encontro foi muito esclarecedor: “Pedro contou como estruturou a carreira bem sucedida que construiu com tão pouca idade”.
Conheceram todos os departamentos do Google, do Autodesk e do LinkedIn, onde, na última, foram muito bem recebidas pelos gestores Miguel Martim e Debora Sams. Visitaram, também, a Startup House, local que oferece cursos rápidos sobre empreendedorismo. “Em todas as empresas que visitamos fomos acompanhados pelos executivos que nos contaram como é a rotina de trabalho e a cultura que fez delas o sucesso que são”, lembra Carlos Coelho.
Para o Executivo de Relacionamento, a ida ao Vale do Silício foi uma oportunidade de extrema importância para as estudantes: “com a experiência dos profissionais que nos acompanharam, as perspectivas de mercado das alunas, com certeza, se expandiram”, conclui.



