Tomorrow Project Brasil

9 de outubro de 2013
Compartilhe

A Intel Brasil e a FIAP anunciaram, em 9 de outubro, os vencedores do concurso “The Tomorrow Project Brasil”, em cerimônia que aconteceu no Coworking Space da FIAP, no campus Paulista. O projeto já é promovido pela Intel em países como Estados Unidos e Inglaterra e foi realizado pela primeira vez no Brasil. A competição criativa selecionou 15 contos publicados no site do projeto. Dez destes contos também foram publicados em livro pela Intel Press em uma antologia especial limitada.

O projeto, lançado no país no final de 2012, recebeu 350 contos de todo o Brasil. Aos participantes, coube a tarefa de criar contos com o tema “Um dia da minha vida em 2025”. O objetivo da iniciativa é a exploração do futuro da computação por meio da arte e da ficção, além de investigar as influências da tecnologia em nossas vidas e no planeta. Foram selecionadas histórias que tinham como pano de fundo uma realidade possível, usando elementos e fatos reais, misturados a previsões futuras. Foi analisado o enredo, a cadência das histórias, a criatividade e o uso correto da narrativa.

“Ficamos bastante empolgados com a variedade e criatividade dos contos submetidos ao Tomorrow Project Brasil”, afirmou Fabio Tagnin, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Intel Brasil. “Os participantes conseguiram explorar um futuro em que a tecnologia ganha cada vez maior espaço, porém com aplicações plausíveis que podem facilitar nosso cotidiano e transformar nosso comportamento”.

“Buscamos incentivar iniciativas que, como esta, trazem oportunidades para pessoas empreendedoras. Boas ideias merecem ser conhecidas e reconhecidas”, afirma Nathalie Trutmann, Chief Magic Officer da FIAP.

 

Conheça os 10 autores selecionados pelo Tomorrow Project Brasil

Minha Segunda Chance – Lauro Elme

Um Dia Longo – Gerardo F. T. Sobrinho

Fill – Paula Gomes

Querida Eu – Isabella Verissimo (aluna do Colégio COPI)

A Cor dos Seus Olhos – Alexandre O. S. dos Santos

Um Mundo de Cristal – Adnelson Campos

Cinco Cores em Seu Cabelo – Beatriz Vanzeto (aluna do Colégio COPI)

Polícia do Futuro – Luciel Ribeiro

Um Dia Na Minha Vida em 2025 – José Silva

2025: Uma Nova Era Para a Humanidade – Marcelo A. Gavioli (aluno do Colégio Módulo)

 

Sobre o Tomorrow Project

 The Tomorrow Project é um amplo processo de discussão que engloba livros, vídeos, palestras, eventos e outras iniciativas no mundo real e virtual. É uma discussão continuada entre cientistas, pensadores, autores de ficção científica, empreendedores, celebridades, aficionados por tecnologia e até pessoas comuns sobre o mundo que estamos criando e o mundo que gostaríamos de criar. Alguns nomes renomados que participam do projeto são Will.i.am, Cory Doctorow e Bruce Sterling.

 Trabalhando em múltiplas frentes, abrangendo pesquisas sociais, tecnológicas, tendências globais e uma grande dose de imaginação, na forma de contos e histórias de ficção científica baseados em fatos reais, The Tomorrow Project nos ajuda a descobrir o que as pessoas desejam para serem mais felizes e realizadas no futuro. É uma visão dos próximos cinco a dez anos, cobrindo tecnologias, capacidades e dispositivos, em um processo que a Intel chama de Future Casting, parte integral de sua inovação e prototipagem de novas tecnologias.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir