Space Cup 2014

18 de outubro de 2014
Compartilhe

 

 

O Space Cup 2014 é um desafio realizado com os alunos do 3° ano dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Produção e do 2° ano de Sistemas de Informação, onde são projetados, construídos e lançados minifoguetes educativos experimentais, colocando em prática o conhecimento técnico-científico adquirido ao longo dos cursos. O objetivo da competição é que o foguete atinja a maior altura possível e tem como responsáveis os coordenadores Almir Meira Alves e Agesandro Scarpioni.

Nesta edição, a abertura aconteceu em 25 de setembro com uma palestra do astronauta Marcos Pontes.

O desafio contou com foguetes impressos na impressora 3D e conhecimentos das áreas de Ciência dos Materiais, Química, Eletrônica e Eletrônica Embarcada, Telemetria, Aerodinâmica, Propulsão, Resistência dos Materiais, Simulação Numérica Computacional, entre outras.

Atividades que foram desenvolvidas pelos alunos:

  • Software de simulação de lançamento do foguete – Disciplinas: Física, Cálculo Numérico, Programação e Fenômenos de Transporte.
  • Teste em bancada de minimotor foguete (demonstração em aula) – Disciplinas: Eletrônica, Programação, Estatística, Física e Fenômenos de Transporte.
  • Construção do minifoguete – Disciplinas: Ciência dos Materiais, Desenho Técnico, Física, Fenômenos de Transporte e Eletrônica Embarcada.

O lançamento dos minifoguetes aconteceu em Cotia em 18 de outubro. Os alunos desenvolveram o software para capturar e tratar informações colhidas por um dispositivo eletrônico embarcado no minifoguete.

Confira os ganhadores do 1° Lugar de Sistemas da Informação e os ganhadores do 1°, 2° e 3° lugar de Engenharia de Computação.

Sistemas da Informação

1° Lugar – Grupo MPX

– Estevão Campos Mello de Andrade

– Guilherme Nobre Garotti

– Thiago Souza Costa

– Victor Ribeiro Mattos

Engenharia de Computação

1° Lugar – Grupo MAGMA

– Alan Tersi

– Ariane de Freitas Lourenço

– Lucas Sanches Antunes

– Vinicius Ramos Costa

2° Lugar – Grupo OVNIS

– Ayrton Senna dos Santos

– Ericles Santos da Silva

– Gianlucca Schuler Ferreira Sarlo

– Matheus Tramontini Lopes

3° Lugar – Grupo VGJ

– Gabriel Giovannni de Lima

– Leonardo Vicente Perrotti

– Vitor Sermino Rosa

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir