Abrem as inscrições para a 3ªedição da Maratona de Aplicativos FIAP-Google

11 de agosto de 2015
Compartilhe

Entre 4 de agosto e 13 de outubro, estarão abertas as inscrições para a 3ª edição da Maratona de Aplicativos FIAP-Google, que desafia jovens do Ensino Médio a desenvolverem aplicativos mobile que tragam melhorias para a educação do país. O concurso, que possui abrangência nacional, tem como objetivo incentivar a real inclusão digital de jovens que passam de usuários a desenvolvedores

Nesta edição, serão realizados Hackdays em diversas escolas com intuito de dar um treinamento prévio aos participantes. Além dos influenciadores digitais da FIAP, Camila Achutti e Felipe Barreiros, 45 embaixadores foram treinados para conduzir esses Hackdays. “Os alunos são guiados para desenvolver a ideia, aprender a programar e a publicar o aplicativo no Google Play. No fim da atividade, todos saem com o trabalho concluído e impressionados com a possibilidade de poder programar, o que para a maioria era algo praticamente impossível ” conta Camila.

O Hackday terá duração de três horas onde serão apresentadas técnicas sobre como discutir ideias em grupo e como selecionar as melhores para um aplicativo. Em seguida, os alunos irão colocar uma ideia em prática usando o App Inventor 2 – ferramenta desenvolvida pelo Google em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) – que possa melhorar a sua vida como aluno, a sua escola ou a educação no Brasil.

Para participar de um dos dias de treinamento, é preciso que o estudante crie uma conta no site do evento , que pode ser feita com e-mail pessoal ou com os dados de perfis em redes sociais, como Facebook e Google+. O estudante poderá se inscrever em um dos dias de treinamentos abertos e, para isso, será preciso que ele conte o motivo do seu interesse pelo evento. Educadores que quiserem realizar um Hackday com seus alunos devem fazer um pedido aos organizadores para realizar o workshop em suas próprias escolas.

Todos os projetos criados na Maratona poderão fazer parte de uma competição que irá premiar cada integrante do grupo vencedor com: uma bolsa de estudos vitalícia para qualquer curso da FIAP, um Chromebook, um tablet Android, um Chromecast e uma impressora HP. Para participar da competição não é necessário participar dos HackDays, basta estar regularmente matriculado no Ensino Médio e desenvolver um app usando o App Inventor 2. No site da Maratona estão disponíveis materiais de estudos para os alunos que não participarem dos Hackdays e quiserem desenvolver um app. Os dez melhores projetos avaliados irão participar da final que será realizada no escritório do Google Brasil.

Na edição de 2014, houve a participação de 1 600 alunos em 200 escolas diferentes e a criação de mais de 170 aplicativos. Desses, nove foram selecionados para a final e o projeto vencedor foi o Visual School, uma agenda para estudantes que entende comandos de voz e é capaz de criar lembretes para tarefas de casa, horários de provas e datas para entregas de trabalhos.

885x592-maratona-2015-20150807164044

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir