3° dia da FIAP no SxSW Educação

9 de março de 2017
Compartilhe

A FIAP está em um dos maiores festivais de criatividade do mundo, o South by Southwest (SxSW), que está acontecendo no Texas (EUA). O Head de Inovação da FIAP, Guilherme Pereira, está enviando diariamente as novidades que estão sendo apresentadas no evento. Nesta semana, ele participa do SxSW Educação, que discute as principais inovações da área. Veja os destaques do penúltimo dia do SxSW Educação.Diário de bordo, dia 3 do SXSwEDU:When learning goes digital: Esta foi uma sessão diferente, com seis especialistas que falaram sobre o desafio de ensinar as novas gerações 100% nascidas em um mundo conectado. Depois, grupos menores foram formados para aprofundar experiências de aprendizado digital. Várias organizações de educação estão criando equipes responsáveis pela estratégia e pelo design das experiências de ensino, que podem ser muito personalizadas e imersivas com as tecnologias já disponíveis.VR, AR e MR: Um dos focos do 3° dia do SxSW Educação foi a apresentação de tecnologias e plataformas que serão utilizadas por um novo tipo de profissional de educação – o designer de experiência imersiva. Qual é a nova realidade? A Realidade Virtual (VR), a Realidade Aumentada (AR) e/ou a Realidade Mista (MR)? Uma coisa foi enfatizada no discurso de todos, a realidade não é mais o que enxergamos com nossos próprios olhos. Para experimentar as “realidades” possíveis, foi realizada uma aula em um ambiente experimental usando o WebVR (– um API em JavaScript que fornece acesso a dispositivos de Realidade Virtual. Sua escola não tem um microscópio eletrônico? O Labster (https://www.labster.com/) pode criar uma experiência imersiva que permite simular laboratórios de ciência muito poderosos. A Microsoft apresentou ferramentas para a criação de viagens de campo virtuais, além de sua plataforma de aprendizado de programação, utilizando o jogo Minecraft. O The New York Times apresentou seu espaço de geração de conteúdo em VR, o “The Daily 360”.Immersive Experiences: Os desafios tecnológicos levantados ao longo das apresentações são diversos, mas todos os especialistas concordam que nos próximos 5 a 10 anos teremos dispositivos menores e que vão superar as barreiras atuais de resolução, latência e interação com o mundo físico. Displays estereoscópicos e de visão esférica, interfaces mais naturais, captura de movimentos e áudio 3D são algumas das linhas de pesquisas que vão ajudar a criar estas experiências imersivas. Na visão dos especialistas, as salas de aula físicas serão substituídas por ambientes virtuais. As próximas turmas de ensino a distância (EaD) poderão usar tecnologias imersivas.Empatia, liderança e empreendedorismo: Um tema recorrente no evento que teve atenção especial no 3° dia foi: como tornar o aprendizado uma experiência de maior significado para os jovens.  A resposta está caminhando para a criação de processos onde estes jovens se conectam com pessoas, descobrem insights e prototipam novas ideias. Para isso, a empatia, a liderança e o empreendedorismo são elementos-chave. Crianças que estão sendo expostas a processos criativos centrados no ser humano (human centered design) conseguem desenvolver competências cada vez mais valorizadas.Student Inc: O empreendedorismo na prática desde o ensino fundamental já é realidade em diversas escolas americana, com objetivo de ajudar a repensar a economia. As formas de incentivar a criação de empreendimentos por estudantes também foi destaque na programação do 3° dia, com muitos exemplos de como estudantes de várias idades podem criar organizações que vão impactar o mundo. Várias empresas sociais foram apresentadas, mostrando que o empreendedorismo social também é uma ótima forma de exercitar e desenvolver seu lado empreendedor.Storyboarding & Experience Design: Duas novas competências desejadas para professores (ou mentores de aprendizado) são a capacidade de criar roteiros e desenvolver experiências relevantes. As aulas de pedagogia precisam ser atualizadas com urgência.shutterstock_454656400 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir