FIAP na SxSW 3° e 4° dia

15 de março de 2017

A FIAP está no Texas (EUA), participando do SxSW, um dos maiores festivais de criatividade, inovação e tecnologia do mundo, com um time de 1ª:o diretor de MBA, Eduardo Endo; o CIO da FIAP, Fernando Montanari, e o Head de Inovação, Guilherme Pereira. Os maiores players de tecnologia e empreendedorismo, além de marcas que desenvolvem grandes inovações, estão no evento para discutir as principais tendências e direções desta área no mundo. Confira os destaques do 3° e 4° dia.

Diário de bordo, dias 3 e 4 do SxSW:

 SxSW Trade Show: Esta é a feira tecnológica que conta com centenas de apresentações e novas tecnologias. Startups de vários lugares do mundo estão demonstrando seus avanços neste espaço. Alguns padrões são perceptíveis: tecnologias imersivas, realidade virtual, aumentada e mista, interfaces homem-máquina, novas formas de entretenimento, assistentes virtuais e o uso de captura de fala. Fizemos transmissões ao vivo – em nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/fiap/?fref=ts) – dos  exemplos mais interessantes . Capacetes que aumentam a capacidade de percepção dos seres humanos, tecnologias de visualização de dados por holografia, scanners 3D portáteis, missões de exploração espacial foram algumas das demonstrações que vimos de mais legais por aqui.

DELL Technologies – Em uma exposição própria, a Dell apresentou um mergulho em suas tecnologias para a realidade virtual, criação de conteúdo, jogos e novas linhas de computadores. A Dell também discutiu o futuro do trabalho e como serão os novos espaços. Em um mundo extremamente conectado e com soluções portáteis, o trabalho remoto e profissionais “on-the-go” são uma das apostas da empresa. Para os chamados “desk-based workers”, também existem soluções de design inteligente das posições de trabalho. A incrível TV de 8k da Dell estava em exposição.

LEVI’S Outpost: A Levi’s apresentou evoluções da parceria com o Google, com a tecnologia batizada de Jacquard. Com ela, é possível mapear gestos e toques no tecido e interagir com um smartphone. Na experiência demonstrada, é possível controlar as funções básicas do telefone e dar comandos simples através do toque na manga de uma jaqueta. As tecnologias vestíveis (wearables) poderão evoluir muito a partir de projetos como este, pois Um dos grandes problemas era a falta de design, o que a Levi’s conseguiu superar facilmente. O Head Global de Inovação de Produto da Levi’s – Paul Dillinger – afirmou que este tipo de tecnologia é urgente para um mundo onde as pessoas não param de olhar telas de smartphones e será uma forma de ampliar a capacidade humana.

SONY – The WOW Factory: O espaço da Sony faz jus ao seu nome. Até o momento, é um dos lugares mais badalados pelos nerds de plantão, pois trouxe a evolução do entretenimento para seu espaço. Mapeamento de experiências, imersividade e realidade aumentada estão no cardápio. Já imaginou jogar Resident Evil e se sentir dentro do filme? Pois é, já é possível. Com uma roupa cheia de sensores e atuadores, a cada tiro, explosão ou ferimento conseguimos sentir a pressão pelo corpo. Novas gerações de cinema estão também por vir, com todas as possibilidades que os acessórios de realidade virtual permitem. Telas esféricas provocam uma nova experiência de imersividade para jogos e filmes, além de tecnologias de interatividade de última geração.

BeBRASIL at SxSW: Em uma iniciativa da APEX, vários brasileiros estão mostrando tecnologias e design no SxSW. Várias startups brazucasganharam seu espaço na feira de tecnologia.

The Next wave of startup and corporate innovation: De hackathons a aceleradoras corporativas, grandes empresas estão buscando cada vez mais interagir com os ecossistemas de startups. Neste painel de discussão, fundadores seriais de startups, consultores e representantes de grandes empresas discutiram algumas das conquistas e decepções da interação entre estas organizações. Ficou muito claro que o ambiente das startups é mais propício à inovação disruptiva e que as grandes empresas precisam ter muita consciência de como querem fomentar e nutrir – sem interferir demais – o ecossistema externo de inovação que rodeia seus negócios.

Augmented Intelligence – The next-gen AI: Uma das grandes discussões em torno do tema de Inteligência Artificial (IA) gira em torno de dois cenários que os especialistas debatem: a IA irá ultrapassar (e disruptar) a humanidade, ou a IA será uma forma de expandir exponencialmente a capacidade dos seres humanos? O conceito de inteligência aumentada começa a ser um guia para os desenvolvedores, criando formas de utilizar tecnologias semânticas para auxiliar em tomadas de decisão. A inteligência humana está longe de se tornar obsoleta e, apesar dos avanços em IA, a escolha e a tomada de decisão dependem de emoções e sentimentos. A inteligência aumentada permitirá a escalabilidade e a automação de nosso ambiente de trabalho.

The future of conversational UI: Especialistas do Google estão discutindo sobre interfaces baseadas em conversas – como o uso intensivo de Chatbots. Os paradigmas da interação humano-computador precisam ser reavaliados neste novo contexto e novas funcionalidades são necessárias para conseguir endereçar variáveis de UI até agora não exploradas. Um exemplo é a entonação da voz e as demonstrações emocionais pelo som.

Chaos Monkeys – A Silicon Valley Adventure: O empreendedor e mestre em tecnologia, Antonio Garcia-Martinez, falou sobre seu best-seller Chaos Monkey, que explora um pouco de sua vida como empreendedor no Vale do Silício e  no Facebook. Em uma análise do momento americano, Antonio acredita que viveremos um tempo de mudanças sem precedentes e que teremos uma crise: “Não há um emprego que conheço que não possa ser substituído ou automatizado por tecnologia”.

Ray Kurzweil and Amy Kurzweil on colaboration and the future: Em uma das conversas mais aguardadas do dia, Ray Kurzweil e Amy Kurzweil, pai e filha, interagiram com suas histórias de família para falar das raízes da mente criativa e inovadora de Ray Kurzweil, diretor de engenharia do Google e cofundador da Singularity University. Amy é cartunista e está lançando um livro que conta um pouco do ambiente familiar que viveu. Ray comentou sobre alguns dos principais momentos de sua vida e – rapidamente – falou sobre o futuro da humanidade. Em sua visão, a tecnologia ajudará os seres humanos a ser cada vez mais capazes – ele acredita que ainda na próxima década veremos aplicações reais da singularidade.

KURI – Loyal home robot: O Kuri foi desenvolvido para ser um robô doméstico e amável. Ele carrega traços de emotividade, como os olhos que interagem com o usuário, um formato amigável e principalmente um discurso alegre. Kuri é tido como um manifesto do que os robôs do futuro podem ser (e principalmente do que não serão – o lado malvado da força). No vídeo de apresentação, a primeira frase é muito clara “ele não tentará destruir nossa civilização”, em mais um artefato da preocupação com o discurso destrutivo.

YouTube Corner: O YouTube também compareceu ao SxSW, demonstrando sua próxima evolução com visualização de vídeos 360. Usando o Google Daydream, oferecem uma forma de experimentar os vídeos 360 que já estão habilitados na plataforma. Também já desenvolveram soluções para a transmissão ao vivo em 360, um passo à frente do Facebook360.

National Geographic – Further: Vamos além com a NatGeo! Neste espaço, tivemos uma boa demonstração do Hololens, talvez uma das melhores até agora. O espaço conta com um palco para palestras rápidas de exploradores e amadores que contam suas experiências. Também existem outras duas demonstrações tecnológicas na casa: uma aplicação de realidade aumentada e um robô que interpreta sua foto e desenha uma caricatura.

Links úteis:

https://www.sxsw.com/

https://www.delltechnologies.com/en-us/index.htm

https://www.sxsw.com/news/2017/see-the-future-of-clothing-at-the-levis-outpost/

https://www.sony.net/brand/stories/en/project/sxsw/

https://www.heykuri.com/

http://press.nationalgeographic.com/2017/03/07/national-geographic-announces-five-days-of-supplementary-sxsw-programming-and-free-drinks-at-the-nat-geo-further-base-camp/

https://www.youtube.com/user/sxsw

SxSw materia principal