2º dia da FIAP no The Next Web 2017

21 de maio de 2017
Compartilhe

A FIAP está em Amsterdã (Holanda), participando do The Next Web – um dos mais importantes festivais de tecnologia do mundo, que reúne mais de 15 mil empreendedores, desenvolvedores, profissionais de marketing, CEOs, influenciadores e investidores de todo o mundo para trocar conhecimento e experiências. O evento é realizado em uma antiga fábrica de gás, localizado em um parque da cidade.Confira nosso Diário de Bordo, onde selecionamos as coisas mais legais que aconteceram no 2º dia do TNW 2017:abertura 2diaDiário de Bordo – dia 2 do TNWStorytelling in the age of Snapchat – Imran Khan, CSO da Snapchat Inc., apresentou as possibilidades de uso de seu aplicativo e tentou mostrar como o Snapchat pode atingir públicos mais selecionados em meio à crescente competição com o Instagram e o Facebook. Com 166 milhões de usuários que acionam o aplicativo 18 vezes ao dia, o Snapchat enxerga que o futuro está em conteúdos de vídeo e câmera. Os novos avanços estão nas áreas de hardware (óculos Spectacles – https://www.spectacles.com/ ) mas principalmente nos novos filtros e funcionalidades do Snapchat. Na visão deles, é importante dar ferramentas para as empresas conseguirem criar um storytelling mais envolvente. Contudo, não apresentaram nenhuma sugestão neste sentido.The Sixth Sense: How to become a cyborg – Moon Ribas implantou em si mesma um chip que reconhece e responde aos movimentos da Terra, transformando-a em uma das primeiras ciborgues do mundo. Se o planeta tem um tremor, ela sente. Nesta sessão, discutiu-se sobre os ciborgues que poderão “ver o mundo com outros olhos, inclusive sem os olhos”. De acordo com Ribas, o futuro dos seres humanos estará cada vez mais integrado com tecnologias que permitirão maior imersividade e capacidade ampliada dos sentidos humanos.The heart of it all – “Como manter um negócio adaptativo em meio a um mundo em transição?”  Nate Walkingshaw – Chief Experience Officer da Plurasight – começou sua carreira como paramédico e aprendeu a criar grande empatia com as pessoas. Ele usou a simetria existente entre o desenvolvimento de uma empresa e a atenção à saúde para mostrar o que se pode fazer para que um organismo não entre em colapso. De startups a grandes empresas, os responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do ciclo de vida de produtos estão enfrentando estes desafios por meio de uma observação mais apurada de seus usuários. Este é um dos focos do que ele chamou de “customer driven product management” que ele compara com sua experiência de atender pacientes. A definição de uma visão/estratégia, a criação de um design organizacional flexível e multifuncional e a criação de regras para que as pessoas tenham liberdade de ação e criação são três dos fatores mais relevantes para o sucesso de um ambiente inovativo.The age of acceleration: navigating the growing startup accelerator landscape – O painel mais esperado do evento foi uma conversa conduzida pela moderadora Bindi Karia entre os  representantes das três mais importantes aceleradoras do mundo: Craig Cannon, diretor de marketing da Y-Combinator; Thomas Korte, fundador da AngelPad, e Jennifer Cabal, VP dos programas de startups da Techstars. Startups que representam dezenas de bilhões de dólares em valor de mercado passam pelos programas destas três aceleradoras, que nasceram nos últimos 10 anos e já rodam o mundo atrás das melhores oportunidades de investimento.Uma grande questão foi levantada por eles: nem toda startup precisa de uma aceleradora. Os empreendedores precisam fazer uma escolha consciente sobre abrir mão de parte do negócio e de seu controle. “Não é por entrar em uma aceleradora que vocês terão sucesso”, resumiu Korte. Mas, o que faz o sucesso de uma startup? Uma grande parte das startups que se tornaram grandes já chegou na aceleradora com a ideia de negócio desenvolvida – ou seja, o insight gerador do negócio ou até mesmo a proposta de valor já estavam muito claras. Sobre os fundadores, uma questão que surgiu foi a de que os empreendedores mais valiosos são os que têm de fato paixão pelo negócio que estão desenvolvendo. Outros elementos essenciais na opinião deles são o foco, a capacidade de priorização e a capacidade de execução dos empreendedores.E quando perguntados sobre como avaliar as startups, inclusive sobre os critérios que usam, também há muitas similaridades entre as três aceleradoras. Todas acreditam que o principal é ter um time de execução muito bom, seguido de outros critérios como tração atual do mercado (progresso que a startup já conseguiu fazer), interesse estratégico e timing para a criação da empresa.Exhibitor Area  – A área de exibição do TNW 2017 estava repleta de startups e empresas de tecnologia que demonstravam seus projetos e iniciativas de futuro. Alguns dos destaques entre as startups são:- MOPIC ( http://mopic3d.com/ ): uma startup que desenvolveu um dispositivo que emula a percepção 3D em smartphones- ENOMAD: ( https://www.energynomad.com/ ): esta startup desenvolveu um pequeno gerador de energia hidráulica- FITT: (https://www.fitt.kr/index.fitt ): Uma startup coreana que desenvolveu uma plataforma que liga inteligência artificial com o universo Fit. Diário de Bordo –  1º dia da FIAP no TNW 2017

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir