Desenvolvimento de tecnologia nuclear – visita ao Livermore National Laboratory

27 de setembro de 2017

Estamos na Califórnia para visitar organizações produtoras de conhecimento e de alta tecnologia. Em 26 de setembro, fomos ao Lawrence Livermore National Laboratory – uma das 4 instalações de desenvolvimento nuclear dos Estados Unidos. Aqui, sob forte segurança e vigilância da NSA, são desenvolvidos armamentos nucleares e todas as aplicações decorrentes das tecnologias necessárias para a segurança nacional dos EUA, além de tecnologias para a melhoria de vários setores da sociedade.

O mais poderoso laser do mundo

Uma das unidades do Lawrence Livermore National Lab, o National Ignition Facility, possui o maior e mais poderoso laser do mundo. Ele é utilizado para pesquisas extremas, onde as temperaturas de colisão chegam em impressionantes 100 milhões graus Celsius. Além de pesquisas sobre energia e armamento nuclear, o NIF ficou famoso por outro motivo: no filme “Star Trek – Além da escuridão” o reator da nave Enterprise é representado pelo centro desta máquina de pesquisa.

Impressões de nanopartículas em 3D

As impressões em 3D não são feitas apenas por resina plástica no Centro de Manufatura Avançada do Lawrence Livermore. Eles conseguem imprimir com nanopartículas, criando novos materiais com propriedades que lembram os filmes de ficção científica. O Centro está trabalhando em sensores de interface humano-máquina, que poderão revolucionar a medicina e até mesmo a vida.

Pesquisas de armas nucleares

Uma das missões do Lawrence Livermore National Laboratory é o Programa de Armas Nucleares Norte Americano, para o qual são desenvolvidas diversas pesquisas. Eles foram um dos responsáveis pelo desenvolvimento de parte do arsenal nuclear dos EUA e também monitoram os programas nucleares de países de todo o mundo. Além do lado militar, estes pesquisadores estão muito avançados na aplicação da fusão nuclear para produção de energia.

22007771_1695464093821504_1343649371178284875_n