Projeto X – o laboratório secreto do Google

28 de setembro de 2017

Em nossa Jornada Tech pela Califórnia, não poderíamos deixar de visitar o Google para conhecer de perto o Projeto X – responsável pelos projetos especiais que buscam soluções para problemas globais. Várias tecnologias desenvolvidas por aqui já estão ajudando a melhorar a vida de milhares de pessoas no mundo – como é o caso do Projeto Loon, que utiliza balões para levar a internet para regiões onde a infraestrutura de telecomunicações é precária ou inexistente. Este projeto já esteve no Brasil sobrevoando a Amazônia. Mas foi durante maio de 2017 que o Loon forneceu conexão a milhares de pessoas pela primeira vez ao sobrevoar o Peru, que sofria com enchentes que afetaram a vida de 900 mil pessoas e deixaram o país em um apagão digital.

Quase tudo o que está sendo desenvolvido por aqui não pode ser divulgado e é envolto em um manto “top secret”. Mas uma coisa é certa: antes de gastar milhões de dólares, cada projeto tem que testar um protótipo para verificação de sua viabilidade. No caso do Loon, por exemplo, a equipe montou seu primeiro protótipo a partir de uma caixa de isopor comprada no supermercado ao lado.

Outras tecnologias que saíram daqui e que já estão rodando do lado de fora são os carros autônomos com softwares e sensores desenvolvidos pelos engenheiros do X, cujo foco é a diminuição de acidentes. E uma espécie de pipa gigante equipada com turbinas eólicas e oito hélices utilizadas somente para decolagem que pode levar energia elétrica para áreas remotas.

Apesar de suas nobres intenções, o X não é uma organização filantrópica. Seu objetivo é criar iniciativas lucrativas – mesmo que seja no futuro.

21766851_218450018690904_4670865632174434148_n