Projetos que Inspiram e Transformam o Amanhã

23 de outubro de 2017
Compartilhe

Alguns dos melhores projetos de Iniciação Científica desenvolvidos pelos alunos dos cursos de graduação da FIAP estavam em exposição no Next FIAP Festival.SandBoxImagine fazer um test drive em um terreno off road especialmente desenhado para você. Impossível? Pois foi exatamente este o projeto desenvolvido pelos alunos da FIAP: em uma caixa de areia de 1 m², você pode moldar o seu circuito off-road. O Kinect faz a leitura do relevo em escalas e envia a imagem para o computador. A partir daí, você pode dirigir um carro virtual usando volante e pedais conectados no computador, usando o terreno que criou.Professor Responsável:  Renê OliveiraThe Gods of AlyriunÉ um jogo de ação desenvolvido pelos alunos do curso de Jogos Digitais. Para dar vida ao projeto de arte e design 3D, a equipe do MakerLab imprimiu os personagens e o cenário na impressora 3D.Professor responsável: Gabriel MarquesWHAT’S YOUR #NEXT SELFIE? Reconhecimento Facial Câmera que tira selfies e reconhece as pessoas por biometria! Este foi o projeto desenvolvido pelos alunos da FIAP, utilizando um programa open source da Open CV para fazer o reconhecimento facial. A identificação da pessoa é feita pelo Watson, da IBM. É o Big Brother, de George Orwel, tornando-se realidade no NEXT FIAP Festival.Professora Responsável: Debora RichterAlunos responsáveis:Adriano Pontone Nanes – 5 ECR  (Engenharia da Computação)Clauber Cesário de Souza – 5 ECR (Engenharia da Computação)Diego Yudi Miamoto – 5 ECR  (Engenharia da Computação)Murilo de Oliveira Lima – 5 ECR  (Engenharia da Computação)Paulo Henrique Cândido Silva – 5 ECR  (Engenharia da Computação)Futebol De Robôs + MYO A ideia do projeto é realizar uma partida de futebol com 4 robôs – 2 fixos nos gols e 2 controlados por meio do Myo, dispositivo em formato de bracelete que permite o comando do gadget usando o movimento muscular.Professora Responsável: Debora RichterAlunos responsáveis:

Poliana Nascimento Ferreira – 1TDSA (Análise e Desenvolvimento de Sistemas)

Lucas Santos da Silva – 2 TGTF (Gestão da Tecnologia da Informação)

Guilherme Abud Lima Bruna – 1 EMA (Engenharia Mecatrônica)

ARCADENeste projeto, os participantes puderam usar um console clássico e divertiram-se com os games criados pelos alunos de Jogos Digitais inspirados nos jogos do passado.Professor Responsável: Gabriel MarquesAlunos responsáveis:Giovanna Freitas Agostini –  2TJDA  (Jogos Digitais)Lucas de Almeida Carbone –  2TJDA  (Jogos Digitais)Jonatas Dias Bertolazzo –  2TJDA  (Jogos Digitais)Robô Salva-VidasRobôs autônomos já são usados em diversas tarefas consideradas de alto risco para o ser humano, como o trabalho de resgate em destroços. O robô desenvolvido neste projeto possui tamanho reduzido, sensor de distância, de temperatura e de mapeamento que pode encontrar pessoas soterradas em ambientes irregulares.Professora Responsável: Debora RichterAlunos responsáveis:

Alexandra Atolini Percário – 1ECA (Engenharia da Computação)

Iara Souza Neves Pereira – 1 SIB (Sistemas de Informação)

Poliana Nascimento Ferreira – 1TDSA (Análise e Desenvolvimento de Sistemas)

Eletroestimulação Já pensou em controlar o braço de outra pessoa? Com um equipamento de eletroestimulação chamado Tens, os participantes são ligados por um fio. Toda vez que alguém faz um movimento, ele é captado através dos sinais eletromiográficos que geram um estímulo idêntico e involuntário na outra pessoa.Professor Responsável: Renê OliveiraPhantom RushÉ um game de corrida desenvolvido pelos alunos de Jogos Digitais utilizando Realidade Virtual. Em um cenário futurista, cada jogador se transforma em um piloto de nave espacial. O vencedor? Quem dá 3 voltas antes do outro competidor.Professor Responsável: Gabriel MarquesAlunos responsáveis:Giovanna Freitas Agostini –  2TJDA  (Jogos Digitais)Lucas de Almeida Carbone –  2TJDA  (Jogos Digitais)Jonatas Dias Bertolazzo –  2TJDA  (Jogos Digitais)materia Inciacao

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir