Antecipar tendências: a ciência do futuro

13 de março de 2018

carla

Carla Buzasi, especialista em tendência de mercado, foi uma das palestrantes da SXSW falando sobre possíveis tendências e novidades do mercado. Em sua palestra, ela explicou as diferenças entre macrotendências e microtendências, além de pontuar sobre como a observação de microtendências pode ajudar uma empresa a ganhar competitividade. “Há uma ligação entre as macrotendências e o aparecimento de microtendências associadas. Em geral, quando vemos uma macrotendência podemos começar a buscar formas de como as pessoas vão viver as suas vidas daqui 24 meses”, contou ela.

Segundo Buzasi, a análise dos humores do mercado, principalmente no que diz respeito à macrotendência, é imprescindível se quisermos visualizar sua influência em nossas vidas, no modo como vivemos e consumimos A partir dessa análise, conseguimos vislumbrar as possíveis direções que o mercado vai tomar em futuro próximo.

A especialista aproveitou para fazer previsões de tendências importantes que vão ganhar mais força e novos ares até 2020, por conta de algumas transformações no mundo: a chegada da conexão 5G, o aumento da miscigenação e o crescimento da economia compartilhada.