Banca Final do Repense Digital Marketing Challenge

21 de setembro de 2018

Em uma manhã com muita criatividade e boas ações em prol do esporte, os alunos do curso de Marketing Digital & Data Science da FIAP apresentaram seus trabalhos na banca final do Repense Digital Marketing Challenge. O evento ocorreu em 20 de setembro, no campus Paulista da FIAP, quando os seis grupos expuseram suas propostas para a banca. Os estudantes foram desafiados a criar uma campanha para incentivar empresas a investirem no esporte paralímpico brasileiro, assim como engajar a sociedade na causa aumentando a visibilidade dos esportes paralímpicos. “A competição aconteceu durante todo o ano com diferentes etapas, mentorias e pré-banca. O envolvimento dos alunos foi muito grande, eles fizeram imersão, conheceram o Comitê Paralímpico Brasileiro, conversaram com paratletas, abraçaram a causa além da campanha” ressalta a professora Débora Richter. O evento da banca final contou com a presença do atleta paralímpico, Daniel Dias, e do diretor de Marketing do Comitê Paralímpico Brasileiro, Diogo Mourão.

O desafio foi proposto pela Agência Repense, que fez uma parceria com a FIAP para propor um trabalho prático aos alunos. “Quando recebemos este convite, discutimos internamente quais seriam as marcas que poderíamos levar para a competição. Temos uma marca como cliente que patrocina o atleta paralímpico Daniel Dias, a GS1. Na visão da Repense, o papel da marca hoje não é só resolver um problema de consumo, mas também contribuir para a solução de um problema social. Então, pensamos que a melhor alternativa para mostrar para os alunos que a marca também tem papel social, era levar este projeto envolvendo o Comitê Paralímpico Brasileiro” explica a Partner and General Manager da Repense e Coordenadora do MBA de Digital Data Marketing da FIAP, Luna Gutierres.

As equipes formadas pela turma de Marketing participaram de duas mentorias em agosto e uma pré-banca em junho, em que profissionais da Repense, da GS1 e os professores orientaram sobre o andamento dos projetos. Durante estas etapas, um aluno foi convidado para trabalhar na Repense. “Enquanto desenvolvia peças para o nosso projeto, a Repense me convidou para trabalhar na equipe de Criação da agência. Foi incrível participar deste desafio, a gente se sensibilizou e o maior aprendizado foi trazer todo o nosso conhecimento para uma causa que agora faz parte de nós, que vivenciamos e queremos vivenciar cada vez mais” conta o aluno e integrante do grupo #AltaPerformance, Renato Lucato.

A banca que avaliou os trabalhos foi composta por:  Herbert Kanashiro, Marketing | Sustentabilidade da GS1 Brasil; Thiago Xavier, Director Account da Repense; Roberto Marins, professor da FIAP; Luna Gutierres; Diogo Mourão e Daniel Dias. “A qualidade das campanhas foi surpreendente, com características e posicionamentos próprios. Ideias interessantes, muitas superaram o plano de comunicação e criaram um plano de negócios” avalia o jurado Herbert Kanashiro.

Depois das apresentações, o paratleta e medalhista olímpico, Daniel Dias, elogiou a iniciativa e o engajamento dos alunos. “ É muito importante iniciativas como essa para o esporte em geral. Eu fico feliz de ser um atleta, de estar aqui em um dia importante, claro que para todos, mas para mim é muito especial” ressaltou Daniel.

O coordenador do curso de Marketing, Cláudio Carvajal, ressaltou a importância do desafio para o aprendizado profissional dos estudantes: “Eles pensaram em formas de utilizar o Marketing Digital para apoiar uma instituição importante como o Comitê Paralímpico Brasileiro. Este foi um exemplo de um case referência e as mesmas ferramentas poderão ser usadas em outras empresas, causas ou instituições. Está muito alinhado também com o DNA da FIAP, que ensina com metodologias ativas, trazendo desafios e problemas reais, com aprendizado prático. Acho que a competição foi um sucesso” conclui Carvajal.

Os grandes vencedores da Repense Digital Marketing Challenge foram: Paratleta, Aljava e Stamina Paralímpica. As colocações do 1°,2° e 3° lugar serão divulgados no FIAP Next Festival. Conheça os projetos dos seis grupos participantes:

Aljava

O grupo propõe um Crowdfunding com a participação de pessoas físicas e jurídicas. O foco é captar recursos pontuais ou recorrentes para atletas portadores de deficiência física ou intelectual.

#AltaPerformance

O projeto tem como objetivo sensibilizar as pessoas e as empresas a investirem no esporte Paralímpico. Através hashtag #AltaPerformance, serão criados conteúdos para as redes sociais do Comitê Paralímpico Brasileiro com o intuito de “viralizar”. Além disso, serão feitas ações de publicidade ao lado de empresas que já apoiam ou queiram apoiar a causa.

Paraliga

É um movimento que realiza experiências imersivas com o objetivo de engajar organizações e pessoas a entender o verdadeiro significado de empatia. Serão oferecidas para empresas e pessoas, a vivência dos esportes paralímpicos.

Paratleta

Tem como principal objetivo gerar oportunidades entre os paratletas e as empresas, visando o incentivo de patrocínio e geração de recursos para estes atletas. O Projeto propõe um grande evento “Prêmio Empresa Benemérita”, que é assegurado por uma eficaz estratégia de Marketing Digital com o uso de Inteligência de dados.

Stamina Paralímpica

O projeto tem como propósito principal unir inteligência em negócios com tecnologias digitais para gerar resultados exponenciais. Sua missão é encontrar as lacunas da sociedade que estimulem a empatia pelo empreendedorismo social.

Visibilidade

O grupo  tem o intuito de aumentar e organizar a presença digital do CPB. Levando em consideração o propósito do comitê de divulgar o esporte paralímpico e incluir socialmente os deficientes, seu objetivo é impulsionar sua visibilidade através das mídias digitais, gerando interesse de empresas para investir e patrocinar o CPB.