Alunos criam robôs para recreação em ala hospitalar infantil

15 de outubro de 2018

Em 10 de outubro, os alunos do 1° ano de Sistemas de Informação do FIAP ON visitaram o Hospital Infantil Márcia Braido. A visita faz parte da Challenge FriendBot, em que os estudantes construíram um robô para fins recreativos nas dependências de hospitais com alas pediátricas.  Na ocasião, os grupos fizeram uma performance de interação dos robôs com as crianças. “A partir da montagem de uma base robótica comum, cada equipe criou e customizou um robô. Além disso, desenvolveram um game, considerando como público-alvo crianças entre 4 e 7 anos. O game é o meio de interação da criança com o robô” explica a coordenadora do projeto, Patricia Gallo.

O desafio contou com a participação de seis equipes, com total de 25 alunos. Os professores Reinaldo Belizário, Nivaldo Zafalon, Sandro Ferraz e Flávio Marques foram os mentores do projeto. A competição teve diferentes etapas passando pela construção do robô, criação do storytelling (narrativa de integração do robô com o game), desenvolvimento do game 2D em javascript e customização do robô. Com o projeto pronto, cada equipe fez uma performance de interação do robô com a criança, com duração de 5 minutos. A demonstração ocorreu em 29 de setembro, em encontro dos alunos do FIAP ON, realizado no campus Aclimação da FIAP.  “O objetivo foi mostrar aos alunos a importância de pensar no aspecto transformador da tecnologia, especialmente a respeito do coletivo e do próximo. Com isso, o aprendizado acontece considerando teoria e prática, indo da academia para a sociedade” ressalta a professora Patricia.

Em cada performance, os robôs foram avaliados por cinco crianças – filhas de professores e colaboradores da FIAP – dentro da faixa etária estabelecida, com notas de 1 a 5. Além da avaliação das crianças, houve uma banca técnica formada pelos professores mentores. Desta avaliação, saiu os três mais bem avaliados: Link (equipe Fênix), XPTO (equipe Big Hero) e Orion (equipe TMMT). Os três grupos vencedores realizaram a visita ao Hospital Infantil Márcia Braido. O anúncio do 1°, 2° e 3° lugar será feito no FIAP Next Festival, que ocorre em 20 de outubro.

Conheça o projeto dos três grupos vencedores:

Robô Baymax (XPTO) – equipe Big Hero

O robô Baymax é um explorador interplanetário que veio à Terra conhecer nossa fauna. Porém, seu combustível acaba quando chega aqui. Vindo do planeta XPTO, o robô contará com a ajuda do jogador para identificar e catalogar todos os animais que encontrar em sua cruzada pelo planeta, ganhando combustível a cada acerto para que Baymax possa voltar para seu planeta.

 Robô Orion – equipe TMMT

O robô Orion precisa de ajuda para trazer sua nave ao planeta Terra. O jogador controlará a nave ambientada no espaço e deve desviar dos obstáculos, asteroides e satélites, até alcançar o objetivo final.

 Robô Link – equipe Fênix

O robô Link é um cachorrinho dócil e muito amável, adotado por Mário quando ainda era um filhote. Quando Mário sai para viajar, Link resolveu sair para procurá-lo e se perdeu. Agora, ele quer muito voltar para casa e precisa da ajuda do jogador, pois Link tem que superar vários obstáculos para reencontrar seu tutor.