Diretor da FIAP faz curso e visita universidades na Dinamarca

12 de dezembro de 2018
Compartilhe

Entre 21 de novembro e 1° de dezembro, Renato Kimura – Head of SHIFT & Nanodegrees FIAP – esteve na Dinamarca para realizar um curso de Design de Experiência em Aarhus, a segunda maior cidade da Dinamarca. O curso foi feito na KaosPilot, referência de ensino de Design e Experiência do Usuário na Escandinávia. Além disso, Kimura visitou renomadas instituições como a KEA University, Escola de Copenhagen de Design e Tecnologia, e a DTU, Universidade Técnica da Dinamarca.

A Dinamarca está entre os países mais desenvolvidos do mundo quando o assunto é Educação, Mobilidade Urbana e Civilidade. “Entender melhor como a tecnologia pode ajudar essa Smart City a ser um país melhor foi um dos grandes motivadores dessa viagem” explica Kimura.

Na DTU, ele conheceu o SkyLab – laboratório de empreendedorismo e cultura maker da universidade. A brasileira Fernanda Strack, que mora em Copenhagen, recebeu Kimura para discutir sobre como a DTU apoia o empreendedorismo dentro da universidade em parcerias entre empresas e academia. “O modelo é muito parecido com os Challenges que temos na graduação da FIAP” explica o diretor.

Na visita à KEA University, Escola de Copenhagen de Design e Tecnologia, Kimura percebeu que o foco dessa universidade, além de tecnologia, é na cultura Maker e em wearables devices. “ Da criação de roupas inteligentes a joias conectadas à Internet para auxílio de idosos em situações de perigo, essa instituição tem como foco o estado da arte da tecnologia em prol do ser humano. Fomos recebidos para uma apresentação institucional da FIAP, da própria KEA, além de conhecer os laboratórios de Cultura Maker, Wearable Devices, Costura, Forja de Ouro e Prata, entre outros” conta Kimura.

“Volto com o sentimento de orgulho do que estamos construindo aqui, otimista com o futuro que nos aguarda, e com algumas potenciais parcerias para próximos capítulos dessa história” conclui.