IBM lança desafio para alunos da FIAP

28 de março de 2019
Compartilhe

Estudantes da FIAP são desafiados a criar chatbots para tirar dúvidas dos novos alunos

Segundo pesquisas, até 2020, os chatbots movimentarão mais de US$ 47 bilhões em todo mundo e é uma das tendências do mercado brasileiro. Com o objetivo de facilitar e agilizar o atendimento, esses robôs virtuais são programados para o cliente ter a sensação que realmente está conversando com um humano. Hoje em dia, muitas marcas e até mesmo bancos já possuem este tipo de tecnologia.

Em 28 e 29 de março e 02 de abril, FIAP e IBM apresentaram a challenge que criaram para os alunos do 1º ano de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (matutino e noturno). Os estudantes foram desafiados a desenvolver um chatbot para auxiliar os calouros da FIAP no curso de nivelamento, criado para que os estudantes que iniciam a faculdade tenham acesso a aulas de matemática, português e algoritmo na plataforma FIAP ON, contando com material de estudo, tutores e fóruns para discussão das matérias.

A equipe IBM – composta por Eliana Basso (Gerente de iniciativas acadêmicas), Julio Nogima e Marcelo Grave (Research Software Engineer) – apresentou o desafio aos estudantes. Após o lançamento da challenge, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um hands-on com Sérgio Gama e Victor Shinya, ambos Developer Advocate da IBM, onde aprenderam os primeiros passos de como desenvolver um chatbot.

Para Allen Oberleitner, coordenador do curso, “os desafios propostos pelas empresas parceiras estimulam os alunos a pensar no projeto desde sua concepção até construção do produto final”. O coordenador acredita que estes desafios trazem uma vivência diferente para o estudante, que vai além do conteúdo de sala de aula. “Eles têm maior facilidade de ingressar no mercado de trabalho e encarar com mais tranquilidade os desafios que encontrarão” finaliza o professor.