FIAP e Bayer Monsanto fazem parceria para challenge

5 de abril de 2019
Compartilhe

Alunos de Engenharia da Produção recebem desafio de empresa de agricultura e biotecnologia

Em 2030, a previsão é que o planeta terá aproximadamente 8,5 Bi de pessoas. Essa expectativa traz diversos questionamentos, um dos principais é se teremos água potável e alimentos para todos. Uma das soluções feitas pelo homem foi a criação dos defensivos agrícolas e alimentos modificados que não sofram com pragas.

A Bayer Monsanto, empresa de agricultura e biotecnologia, lançou um desafio para alunos do 4º ano de Engenharia de Produção da FIAP, apresentando um problema real para os estudantes tentarem solucionar. A empresa produz uma determinada quantidade de sementes de milho híbridas de acordo com um planejamento de vendas. Se a quantidade vendida for menor do que a planejada, as sementes podem perder suas propriedades se ficarem estocadas por muito tempo. O desafio apresentado aos estudantes é mitigar os impactos da obsolescência das sementes de milho híbridas, um dos principais produtos da Bayer. Os estudantes se organizarão em grupos e aplicarão a metodologia Lean Six Sigma (LSS) para encontrar as causas do problema e projetar as soluções. A equipe de Inovação da divisão agrícola da multinacional irá auxiliar os alunos com mentorias e visitas.

Mateus Nastari e Daniela Soares (Analistas de operações), Carolina Fagundes (Supervisora de Operações), Guilherme Lima (Especialista em Data Science) e Aline Souza (Digital Innovation), foram os representantes da Bayer Monsanto no evento, apresentando a empresa e explicando o desafio aos alunos.