Encontro Presencial – Defesa Cibernética (1º ano)

2 de julho de 2019
Compartilhe

Em 29 de junho, aconteceu o 1º Encontro Presencial obrigatório do curso de Defesa Cibernética on-line da FIAP. Com a presença de cerca de 80% dos alunos matriculados, o evento foi realizado no campus Aclimação. A abertura foi feita por Gustavo Gennari, presidente da FIAP, e por Leandro Rubim, diretor do FIAP ON, no anfiteatro da Unidade 1.

Em seguida, os estudantes do 1º ano reuniram-se no Maker Lab do 5º andar da Unidade 1 da FIAP para assistir diversas palestras da Hacker Security. Depois, acompanharam uma aula do professor Vinícius Vieira sobre Pentest – método de auditoria de segurança que o administrador de redes ou o pentester (profissional especializado em realizar o teste de intrusão) simula ataques aos sistemas para descobrir falhas de segurança.

Depois do almoço, os alunos foram divididos em grupos para participar de uma gincana composta por quatro desafios: Python Script Challenge, LGPD Data Classifying, Packet Tracer Scenario e Pentest Challenge. As equipes que conseguiram resolver os desafios de forma mais rápida e correta foram :

1º lugar: Vitória na Guerra
Iohan Pereira
Lucas Amaral Saporiti
Rafael Condinho Vieira Marques
Rafael Green
Vinicius Cruz de Moraes

2º lugar: Grama
Breno Rangel SilveIra
Igor Andrade Reichert
Lucas Rabello Cartolari
Marcelo Leopoldo e Silva Carvalho Filho
Ricardo Mathias Fernandes Rodrigues

3º lugar: O x OOO
Felipe Paranhos da Silva
Fernando Rodrigues de Mattos
Marcel de Souza Medeiros
Norton Carlini Schmidt
Victor Fischer Mancini

 

Prof. Vinícius Vieira durante o “Pentester Training”