FIAP Meetup #2 – Blockchain & Privacy Challenges: desafios da aplicação

14 de fevereiro de 2020
Compartilhe

Em 14 de fevereiro, no Campus Vila Olímpia, ocorreu o FIAP Meetup sobre Blockchain & Privacy Challenges: desafios da aplicação.  O evento contou com a participação Michel Fernandes (coordenador dos cursos de MBA Blockchain Development & Technologies e Mobile Development na FIAP), Glauber Monteiro (Professor de Public Blockchain Platform do MBA Blockchain Development e Technology da FIAP) e Carlos Rischioto (Líder Técnico de Blockchain da IBM no Brasil).

Em uma multiplicidade de setores, a tecnologia do blockchain tem sido implementada para a resolução de problemas essencialmente relacionados à transparência. Diferente da área dos criptoativos, a aplicação de negócios traz à tona outras questões, entre as quais, os desafios da privacidade se destacam.

Consórcios de blockchain privado garantem a desejada privacidade. Apesar disto, necessitam que as empresas se associem aos grupos de transações, dependendo do tipo de aplicação de negócio. No entanto, plataformas públicas não garantem privacidade de forma nativa, mas removem as dificuldades de ingressos das redes.

Visando ultrapassar esta barreira, outra tecnologia vem sendo desenvolvida e aperfeiçoada para promover privacidade em transações públicas: as Provas de Conhecimento Zero. Esta tecnologia permite a criação de provas com base em uma informação privada, sem a necessidade de expor a informação, garantindo sua autenticidade.

Neste meetup, foram explorados os desafios envolvidos neste complexo contexto, onde os participantes discutiram como a tecnologia das redes de blockchain estão evoluindo no tocante à privacidade e o que se pode esperar das aplicações baseadas neste tipo de implementação.

Nosso próximo Meetup será em 18 de fevereiro, no Campus Vila Olímpia e terá como tema UX na estratégia de negócio. Acompanhe nosso grupo na plataforma Meetup para se inscrever e saber mais sobre os próximos encontros.

Por: Fernanda Cocelli Colaboração: Leda Arashiro Foto: Fernanda Cocelli

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir