Instituto dá continuidade ao desafio sobre inclusão

5 de março de 2020
Compartilhe

Em 2019, a Lei de Cotas para Deficientes completou 28 anos de muitas conquistas. Segundo dados do IBGE compartilhados em infográfico no Portal ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças), 6,2% da população possuía algum tipo de deficiência em 2013. No mercado de trabalho, é possível encontrar apenas 441 mil PcDs, o que representa aproximadamente 1% dos cargos.

O mundo já passou por muitas transformações e hoje é muito mais inclusivo, mas ainda pode melhorar. O Instituto Jô Clemente (Ex- APAE de São Paulo) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, apoia sua inclusão social, incide na defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Em 2019, a então APAE propôs um desafio aos alunos do 1º ano do curso de Sistemas para Internet da FIAP: desenvolver soluções para ampliar a autonomia de pessoas com deficiência intelectual em sua residência ou no trabalho. Em 2020, os estudantes terão a oportunidade de dar continuidade e otimizar os projetos já criados em 2019.Os professores Andrey Masiero e Gabriela Salomão, serão os orientadores deste desafio.

Ainda no 1º semestre, os grupos apresentarão seus trabalhos em pitches de 5 minutos aos professores da FIAP, às pessoas que são atendidas pelo Instituto e aos mentores para que possam aperfeiçoar seus projetos. A apresentação final será realizada no segundo semestre, no mesmo formato da apresentação dos projetos (em pitches de 5 minutos), os três melhores trabalhos serão premiados durante o FIAP NEXT FESTIVAL.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir