Mais um desafio da Cittamobi aos alunos da FIAP ON

23 de setembro de 2020
Compartilhe

Em 21 de setembro, a empresa Cittamobi lançou um desafio real aos alunos do 2º ano do curso de Sistemas de Informação da FIAP ON: pensar em uma forma de corrigir a localização dos pontos de ônibus, pois alguns dados vêm com localização duplicada ou triplicada, mostrando um local falso no lugar do ponto. Com a participação de Fernando Matsumoto – head de parcerias e novos negócios – e Ricardo Werneck, responsável por projetos especiais, sob a coordenação da professora Patrícia Gallo, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre o desafio e começar a pensar em seus projetos.

O aplicativo Cittamobi nasceu em 2014 com a proposta de reinventar a mobilidade das pessoas, ao oferecer uma melhor experiência de deslocamento nas cidades. É um aplicativo que ajuda a população a utilizar melhor o transporte público informando os horários dos ônibus em tempo real e qual a melhor rota para ir de um local a outro. Ele mapeia todos os pontos de parada em parceria com as empresas de ônibus, instalando um transmissor em cada veículo. Com isto, é possível acompanhar tudo em tempo real e espelhar no aplicativo. O Cittamobi está presente em mais de 300 cidades e 13 estados em todo o Brasil, monitora mais de 55 mil ônibus e já implantou o pagamento eletrônico em mais de 15 cidades.

De acordo com Fernando Matsumoto, os dados fornecidos pelas empresas de transporte podem trazer pontos de ônibus fantasmas. “Temos uma avenida em São Paulo, próxima ao Jardim Botânico, que apresenta três pontos de ônibus a uma distância de alguns metros. E nenhum destes três pontos existe. O verdadeiro ponto está muito próximo, porém, não está nas localizações fornecidas”. Sem dúvida, este problema atrapalha a experiência do usuário. Como resolvê-lo, sem ter que enviar alguém para verificar onde se encontra o ponto de ônibus, é o desafio proposto pela Cittamobi aos alunos do 2º ano de Sistemas de Informação do FIAP ON.

Os estudantes terão cerca de dois meses para trabalhar no problema, em grupos de três até cinco componentes. A Cittamobi é a empresa parceira da FIAP ON para o 2º Encontro Digital, que deverá ocorrer no final de novembro, quando serão divulgados os vencedores do desafio.

 

Por: Leda Arashiro

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir