Cursos tecnólogos na área de T.I. vão dos tradicionais até aos mais inovadores

20 de setembro de 2021
Compartilhe

Por focarem em determinada área do mercado de trabalho, os tecnólogos ajudam a suprir a grande demanda por profissionais

Alta demanda por profissionais, boa média salarial e rápido avanço tecnológico: estes são alguns dos motivos que fazem o mercado de trabalho na área de T.I. ser tão atrativo. Com a criação de novas profissões e funções no setor, a demanda por especialistas vem aumentando, o que faz o mercado de tecnologia se sobressair por ter mais vagas abertas do que profissionais capacitados.  

Sendo assim, é cada vez mais comum que vestibulandos escolham graduações na área de T.I. Há opções de bacharelados – cursos que duram no mínimo quatro anos – e de cursos tecnólogos, que ainda causam dúvidas em algumas pessoas, por serem menos tradicionais. A graduação tecnóloga é voltada para o mercado de trabalho. Os cursos são mais práticos e realizam muitos projetos em laboratórios que simulam problemas reais, para que se alcance uma formação específica. Eles são mais curtos (entre dois e três anos de duração), pois focam somente em determinado campo do saber.  

Os tecnólogos são cursos de ensino superior e seus diplomas permitem que o aluno possa fazer um MBA ou uma pós graduação lato sensu ou stricto sensu. Eles são populares na área de T.I. pois como focam em determinada área do mercado de trabalho, ajudam a suprir rapidamente a grande demanda por profissionais. O Centro Universitário FIAP  disponibiliza os dois tipos de formação – tanto cursos bacharelados como tecnólogos. No caso dos cursos tecnólogos, têm os cursos para formação em áreas mais tradicionais:  

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: este curso explora os conceitos de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, aplicativos móveis (Android e iOS), DevOps, Banco de Dados Autônomos e programação front-end e back-end, aplicando-os em projetos.  

 

  • Banco de Dados: prepara o aluno para ser um profissional com noções de estratégias de negócios, lidando com grandes volumes de dados para obter respostas relevantes através de Big Data, Cloud Computing e Machine Learning.  

 

  • Defesa Cibernética: dominar as novas tecnologias de comunicação em um ambiente multiplataforma conectado com dispositivos IoT e conhecer as técnicas mais avançadas de Offensive Security como Penetration testing & Ethical Hacking são objetivos deste curso.  

  

  • Gestão de T.I.: indicado para aqueles que querem atuar estrategicamente no desenvolvimento de soluções tecnológicas, visando a melhoria do desempenho e resultados de uma organização e a criação de novos produtos e serviços.  

  

  • Redes de Computadores: prepara o estudante para criar, projetar e gerir redes de computadores com protocolos de alto nível, roteadores e switches baseados em alta disponibilidade.  

  

  • Sistemas para Internet: nesta graduação, o aluno será preparado para dominar o desenvolvimento web responsivo front-end e back-end para vagas em web, e-commerce e marketplaces.  

  

Além das opções mais clássicas, também há cursos que  preparam o profissional para atuar em áreas mais inovadoras do mercado, como por exemplo: 

  • Jogos Digitais: oferece ao aluno a oportunidade de idealizar e desenvolver um jogo desde o começo, usando conhecimentos em ilustração, programação, arte 2D e modelagem 3D, inteligência artificial, desenvolvimento mobile, e muitos outros. 

 

  • Produção Multimídia: desenvolve habilidades como design digital, marketing digital e social media, edição de vídeo, UX, realidade virtual, animação, storytelling e outras skills para formar o profissional que cria conteúdo multimídia. 

 

  • Computação em Nuvem: tem como foco formar aquele que vai dominar os conceitos e as ferramentas de Cloud Computing, aprendendo a planejar e implementar soluções seguras em tecnologias de Nuvens Públicas e Privadas. 

 

  • Inteligência Artificial: entender e aplicar técnicas de machine learning e deep learning, desenvolver chatbots e conhecer tecnologias cognitivas, como os robôs e carros autônomos, são algumas das competências ensinadas para o aluno atuar no desenvolvimento de sistemas utilizando todos os conceitos de IA  

 

O vestibular dos cursos de graduação da FIAP está com as inscrições abertas até 23 de setembro.  

 

 

Por: Giulia Andrade

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir