Masterclass sobre Teoria U com professor Dr. Otto Schamer

30 de março de 2023
Compartilhe

Em 29 de março de 2023, a FIAP transmitiu a masterclass sobre Teoria U e Transformação, ministrada pelo professor Dr. Otto Schamer. O evento aconteceu no campus Paulista, aberto a todos os alunos e ex-alunos da FIAP, de forma gratuita. A aula foi no formato híbrido: uma parte transmitida por telão, com tradução simultânea, e outra de forma presencial, facilitada pela coordenadora acadêmica do MBA em Business Innovation da FIAP, professora Mara Carneiro.

Dr. Otto Schamer é professor do MIT Sloan School of Management e cofundador do Presencing Institute, onde desenvolveu uma teoria de transformação de ecossistemas humanos, além de outras várias abordagens modernas para a liderança. Ele foi coautor, ao lado de Peter Senge, do livro “Quinta Disciplina” (as cinco disciplinas: pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizado em equipe). Especialmente em seus estudos sobre pensamento sistêmico e complexo, ele entendeu que as pessoas e as  organizações operam e geram resultados a partir de um modo de pensar (mindset) e agir específicos. Este modo gera consequências tanto positivas quanto negativas, além de uma série de limitações para o crescimento de uma empresa.

A Teoria U propõe um caminho para superar limitações nos processos de transformação organizacional através da construção de uma presença consciente e da escuta profunda dos outros. Dr. Schamer entendeu que as pessoas e as organizações podem desenvolver a capacidade de acessar níveis mais profundos de percepção e compreensão, criando assim novas possibilidades de ação e mudança transformadora através do desenvolvimento de uma consciência mais empática. “A forma como decidimos encarar uma realidade e a qualidade da nossa presença nesta transformação são proporcionais a como iremos emergir um novo futuro possível” avalia o cientista, observando que a consciência é a chave para a transformação.

Alguns pontos importantes enfatizados pelo professor Dr. Schammer durante a masterclass transmitida pela FIAP: “Não se pode entender um sistema a menos que se tente mudá-lo. Não se pode mudar um sistema a menos que se transforme a consciência. Não se pode transformar a consciência a menos que o sistema se veja, se perceba e se volte a si mesmo. Não se pode liderar a transformação de um sistema a menos que se perceba e se presencie o futuro à medida que ele vá emergindo.”

Este evento foi também o marco de fundação da Rede Latino Americana de Universidades que Trabalham com Teoria U. As instituições de ensino que participaram desta masterclass foram: Universidad de la Republica Uruguay – Udelar (sede do evento pelo Uruguai e idealizadora do evento),  FIAP (Brasil), Universidad del Desarrollo (Chile), Universidad Metropolitana (Venezuela), Universidad de las Américas (Chile), Universidad de Cantabria (España), UTEC- Fray Bentos (Uruguay) e FIA Faculdade Integrada de Administração (Brasil) – consideradas membros fundadores da Rede Latino Americana de Universidades que trabalham com a Teoria U.

 

Por: Leda Arashiro – com informações de Guilherme Pereira

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir