0%

Inovação e transformação
dos negócios para uma nova economia

POR QUE O CURSO É RELEVANTE?
Para uma empresa, é cada vez mais difícil inovar adotando os modelos e técnicas tradicionais de gestão. As organizações precisam se adaptar às transformações do mundo e, ao mesmo tempo, desenvolver seu potencial para criar e influenciar as mudanças para uma nova economia.

Nosso foco é formar profissionais com o mindset e as ferramentas necessárias para conduzir as inovações e transformações que as empresas e o mundo precisam. E assim construir um futuro melhor.

QUAL A METODOLOGIA?
O programa, criado em parceria com a consultoria de inovação INVENTTA, prioriza o aprendizado prático, a experimentação e o diálogo, utilizando conceitos e teorias como suporte e estruturação do conhecimento (Project Based Leaning, Experience Based Learning). Visitas temáticas, pesquisas de campo e jornadas de aprendizagem também fazem parte do curso

QUAIS AS PRINCIPAIS HABILIDADES QUE VÃO SER DESENVOLVIDAS?
Tudo começa com a ampliação do olhar estratégico: para entrar no mundo da inovação você precisa conhecer as principais tendências da área. Em seguida, o foco muda para as habilidades “soft” relacionadas à estratégia de negócios, cultura organizacional e liderança criativa. E depois para as habilidades “hard”: abordagens e ferramentas de inovação. Já nos módulos Startup One e My Own Journey você vai colocar em prática habilidades de criação, design de negócios e empreendedorismo.

QUAL O CENÁRIO?
Vivemos em um mundo líquido, com organizações sólidas. O cenário? Volátil, incerto, complexo e ambíguo (VICA). Um mundo onde as empresas buscam profissionais disruptivos. Que mudem, inventem, transformem. Que tenham visão, coragem e as ferramentas necessárias para conduzir uma organização rumo ao futuro. Como se tornar um líder com esse perfil? Respostas neste curso.

PARA QUEM SE DESTINA:

  • Executivos com um objetivo bem definido: atuar como um agente de mudança e transformação em sua organização
  • Profissionais de médias e grandes empresas que atuam ou pretendem atuar nas áreas de estratégia, novos negócios, novos produtos e serviços, inovação, pesquisa e desenvolvimento.

OBJETIVOS DO CURSO: 

  • Mudar o mindset dos executivos, oferecendo as ferramentas necessárias para conduzir as inovações e transformações que as empresas precisam
  • Despertar o olhar estratégico, sistêmico e questionador sobre tendências tecnológicas, de comportamento e de negócios.
  • Desenvolver um conjunto de habilidades ligadas a estratégias de futuro e cultura organizacional, para que estimulem a busca de ideias e soluções nunca antes pensadas.

Conteúdo 360 horas/aula

Módulo 1.

Mundo em Transformação

36 H/A
  • Aula Inaugural
    • Welcome Class
    • Dinâmica de Integração
  • Introdução ao Business Innovation
    • Modelos de governança
    • Ferramentas de gestão da inovação
    • Arquétipos e tipos de inovação
  • Diálogo e Reflexão: processamento de aprendizagem
    • Encontros para processamento de aprendizagem ao longo do curso
Módulo 2.

Construção de Cenários e Estratégias em Empresas Inovadoras

64 H/A
  • Desenvolvimento de estratégia em negócios inovadores
    • Processos de planejamento estratégico
    • Análise estratégica e suas ferramentas
    • Métodos e ferramentas para a diferenciação estratégica
    • Estudo de casos
  • Future Thinking - Construção de Cenários Futuros e Propostas de Valor
    • Introdução ao pensamento sobre o futuro e aos princípios de geração de valor
    • Processos e projetos de futuro
    • Proposta de valor presente e futura
    • Tendências, driving forces, criação de cenários
    • Criação de contextos para a estratégia organizacional
  • Pensamento Complexo e Sistêmico
    • Introdução ao pensamento sistêmico-complexo
    • Ciência tradicional segundo o pensamento "reducionista-mecanicista" e a distinção do paradigma sistêmico emergente
    • Dinâmica de sistemas
  • Design e gestão de organizações para o futuro
    • Modelos de gestão tradicionais e emergentes
    • O design da organização para o fomento ao ambiente inovador
    • Horizontalidade e verticalidade nos modelos de gestão
Módulo 3.

Cultura Organizacional e Liderança Criativa

64 H/A
  • Propósitos, pessoas e relações
    • Motivação e propósito
    • As relações entre as pessoas e a organização
    • Gestão de pessoas em empresas inovadoras
    • Redes e relações internas
    • Novos modelos de relações nas empresas
  • Change Management
    • Entendendo os princípios e valores da cultura organizacional
    • Necessidades e tensões da organização
    • Evolução da cultura e os novos modelos de organização e gestão
    • Intervenções organizacionais Ações por acupuntura
  • Organizações Exponenciais e Digitais
    • O conceito de MTP (Massive Transformative Purpose
    • Novas estruturas hierárquicas e modelos de gestão
    • O impacto da revolução digital nos negócios
  • Liderança Criativa
    • A nova liderança nas organizações do futuro
    • Os tipos de líderes e formas de engajamento
    • Os desafios e paradoxos da liderança criativa
Módulo 4.

Abordagens e Ferramentas de Inovação

176 H/A
  • Aplicando metodologias de pesquisa
    • Pesquisa e conhecimento aplicado
    • Definindo o problema, desenhando diagnósticos
    • Introdução a abordagens quantitativas e qualitativas
    • Produção de dados estruturados e semi-estruturados
    • Observação participante e etnografia aplicado a negócios
    • Pesquisa de opinião e socio-demográfica
    • Compreensão de públicos, tendências e vieses
  • Gestão do tempo e priorização
    • Conceitos fundamentais
    • Alta produtividade e mínimo estresse
    • Como ter a mente clara como água
    • A arte marcial do trabalho
    • Ampliando a sua visão pessoal
    • O fluxo natural do trabalho
    • Materiais fundamentais para adestrar a sua rotina
    • Organização pessoal sem chatice
    • As melhores práticas para uma altíssima produtividade
    • Aplicação prática e rotineira
  • Visual Thinking
    • Aprendizado espacial e visual
    • Processamento visual de pensamento
    • Inteligência múltipla e estilos de aprendizagem
    • Moderação visual de reuniões de inovação
  • Tecnologias Digitais & Emergentes
    • Introdução a tecnologias emergentes: Big data, IoT, AI, cloud computing, tecnologias cognitivas
    • Casos e aplicações
    • Tendências de futuro
  • Ecossistemas e Redes de Inovação
    • Desenvolvimento de ecossistemas de inovação
    • O poder das redes Cocriação e Co-desenvolvimento
    • Diferentes modelos de interação
    • Como criar e gerir ecossistemas de inovação
  • Laboratório de Criatividade
    • Técnicas de criatividade
    • Engenharia da criatividade
  • Marketing e Presença Digital
    • Marketing na era digital
    • Presença de marcas em ambientes digitais
    • Estratégias e composto do marketing
  • Design Thinking
    • Design como verbo
    • Os conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Humano
    • Problem framing, inspiração & insights, ideias e conceitos & prototipação rápida
  • Venture Building & Corporate Venturing
    • Design de novos negócios
    • Market assessment
    • Design de modelos de negócios alavancando ativos da empresa-mãe
    • Corporate venturing e objetivos estratégicos
  • Teoria U e Jornadas de Aprendizado
    • Desenvolvimento de jornadas de aprendizado
    • Design de experiência
    • Experience Based Learning
    • Presença e campos de atenção
  • Negócios ancorados em propósito
    • Da responsabilidade corporativa ao propósito como estratégia
    • Introdução aos diferentes movimentos de negócios com propósito: negócios sociais, Sistema B, capitalismo consciente, capital paciente
    • Reinventando organizações
  • Business Agility & Agile Project Management
    • Frameworks Ágeis
    • Guilds, Chapters, Tribes and Squads
    • Gestão Ágil de empresas
  • Workshop de Finalização
Módulo 5.

STARTUP ONE

20 H/A
  • Empreendedorismo e Inovação
    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitching
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global

Turmas 2019

Campus
Início
Duração
Dias
Horário
Investimento
Paulista
Início: 30/09
Duração: 12 meses
Dias: Seg e Qua + 10 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: 24x 1.150,00*  Saiba mais
Vl. Olímpia
Início: 17/09
Duração: 12 meses
Dias: Ter e Qui + 11 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: 24x 1.150,00*  Saiba mais
* Valor com desconto para ex-alunos FIAP e empresas conveniadas, com pagamento até o dia 5 de cada mês. Sujeito a alteração durante o ano letivo.
Escolha uma turma acima!
Inscreva-se

Investimento

24 parcelas
Para matrículas
até 29/08/2019
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor Integral
R$ 1.294,00*
R$ 1.150,00*
R$ 1.438,00*
Para matrículas
até 29/08/2019
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor Integral
R$ 1.294,00*
R$ 1.150,00*
R$ 1.438,00*
Inscreva-se

Taxa de inscrição, com desconto, para matrículas efetuadas até 3 dias após aprovação na entrevista individual: R$ 190,00.
Taxa de inscrição R$490,00. Pagamento da taxa de inscrição somente com cartão de crédito.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes,
válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no segundo semestre de 2019. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

** Com a opção de pagamento em 24 meses, a FIAP permite ao aluno contar com a melhor formação acadêmica,
concluindo o investimento no MBA após o término do curso, que tem duração de aproximadamente 1 ano.

Descontos não cumulativos.

Processo de Admissão

Pré-Requisitos

Formação superior
completa, com colação
de grau realizada,
em cursos Tecnólogos,
Bacharelados
e Licenciaturas.

Inscrição

Preencha a ficha
de inscrição
on-line.

Entrevista

A sua primeira experiência
aqui é assim: você conhece
melhor a FIAP e todo
o nosso ecossistema
de tecnologia e inovação.
E a gente fica sabendo
mais sobre você, sua
trajetória profissional
e expectativas.

Matrícula

Os aprovados podem fazer
a matrícula em qualquer
uma de nossas unidades ou
on-line.

Coordenação

Daniel Saad

  • Sócio da Nodal Consultoria e Conselheiro da Inventta.
  • Atua há mais de 10 anos ajudando grandes organizações como Natura, Promon, Votorantim, Fibria, Saint-Gobain, Basf, Bosch, Whirlpool, Braskem, Suzano, Kimberly Clark, Petrobras, Rhodia, Siemens, Usiminas e Inhotim a desenhar estratégias de futuro e a desenvolver novos negócios e ofertas.
  • Atuou como especialista em projetos de desenvolvimento do ecossistema de inovação com MCTIC, ABDI, Sebrae, ANPEI, entre outros atores do Sistema Nacional de Inovação.
  • Participa como mentor e facilitador em iniciativas relacionadas a startups e empreendedorismo como: Startup Farm, Desafio Brasil e Tropos Lab.
  • Formado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, com aprimoramento em Engenharia de Produção na Ecole Nationale Supérieure d'Arts et Métiers (França).

Coordenação

MARA CARNEIRO

  • Sócia-fundadora do DeROSE Changemakers e Consultora independente na Inventta.
  • Especialista em inovação e desenvolvimento de pessoas. Atua há mais de 10 anos ajudando organizações de diversos portes, inclusive grandes como Natura, Promon, Votorantim, Saint-Gobain, Basf, Braskem, Suzano, Petrobras, Rhodia, Usiminas e Inhotim, a implementar processos de gestão de inovação, desenhar estratégias de futuro e a desenvolver novos negócios e ofertas.
  • Já atuou como consultora residente, acompanhando e realizando o processo de implementação de um modelo de inovação na Saint-Gobain, por mais de 3 anos. Hoje especializa-se na Teoria U, metodologia de inovação e change management que propõe uma forma de transformação de organizações e sistemas.
  • Formada em Química pela USP, com MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela FGV.

Direção

GUILHERME PEREIRA
Guilherme Pereira
  • Diretor de Inovação & Conteúdo, e Diretor do MBA da FIAP.
  • Formado em Ciências Econômicas e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Stanford University.
  • Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios com extensão internacional na Babson College, especialização em Negócios em Mercados Emergentes pela Harvard University, e extensão em Aceleração de Negócios Digitais pela Hyper Island.
  • Atua há mais de 15 anos desenvolvendo projetos de inovação em empresas como Basf, Braskem, BG, Bosch, Eaton, Fiat, Givaudan, J&J, M Dias Branco, Natura, Nestlè, Ourofino, Petrobras, PepsiCo, P&G, Promon, Rhodia, Saint-Gobain, Scania, Siemens, Suzano, Usiminas, Unimed, Vale e Votorantim.
  • É mentor e conselheiro de empresas e startups, atuando como investidor anjo em startups no Brasil.

Future-se

Disrupção

Analogia a disrupção
Logo Singularity

Pensar o novo aproximou a gente do que há de mais
disruptivo no ensino de tecnologia.

Fomos a primeira parceira acadêmica mundial
da Singularity, uma universidade inovadora que tem como
objetivo formar líderes que busquem soluções para
os desafios da humanidade.

Patrocinada por empresas como Google, ePlanet Ventures,
Autodesk e Steelcase, a SU tem seu campus dentro
da NASA. E um programa que engloba as tecnologias
exponenciais, suas interconexões e o impacto de tudo
isso nas mudanças que vêm por aí.

Uma fonte de inspiração contínua que nos permite estar
sempre conectada à inovação, antecipando o futuro e
oferecendo novas experiências aos alunos.

Startupone

O projeto final do MBA

Startup One
PLAY

DEIXAMOS O TCC DE LADO.
AQUI VOCÊ CRIA SUA STARTUP.

É um programa que promove o empreendedorismo, a inovação
e o networking. Aqui você deixa o TCC de lado e cria sua própria startup.
Porque a gente entende que pensar o novo é assim: buscar soluções
inovadoras para problemas reais.

Você também vai contar com a parceria da FIAP para implementar
sua ideia, até mesmo depois de terminar seu curso: labs de inovação,
mentorias, networking e acesso às melhores empresas do mercado.

A Premiação

A startup que mais se destacar em cada temporada é premiada com um
curso de empreendedorismo na Babson College, em Boston. Assim,
os integrantes vão ter a oportunidade de viver novas experiências em uma
das melhores escolas de empreendedorismo do mundo.

Todas as ideias participantes do TOP 10 também podem ser aceleradas
nas nossas empresas parceiras: Acelera Startup FIESP, Oracle Startup
Cloud Accelerator e SAP Startup Focus.

Uma ideia que virou referência mundial

A FIAP foi convidada para apresentar no South by Southwest 2018 o case
do Startup One. A história de um programa transformador. E de como usar
o poder da tecnologia para construir um futuro melhor.

• Mais de 2.000 startups criadas.
• Mais de 100 alunos já participaram do Entrepreneurship Program, da Babson College.

Saiba Mais

mais que um número.

Um reconhecimento.

nota máxima do mec

A FIAP recebeu a nota máxima na avaliação institucional realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Um reconhecimento a tudo que a gente acredita e coloca em prática todos os dias: Inspirar as pessoas que vão transformar o mundo. Simples assim.

Nota Cinco

startup
awards
2018

Abstartups Logo

PRÊMIO STARTUP AWARDS

Entre as 3 maiores universidades
empreendedoras do brasil

Fotos

Unidades

Unidade Aclimação

Aclimação

Av. Lins de Vasconcelos,
1222 e 1264

Graduação e MBA

Ver Mapa Fechar
Unidade Paulista

Paulista

Av. Paulista, 1106 –
6º e 7º andar

Graduação e MBA

Ver Mapa Fechar
Unidade Vila Olímpia

Vila Olímpia

Rua Fidêncio Ramos, 308 –
7º andar – Torre A.

Graduação e MBA

ver mapa
Nova Unidade Alphaville

Para quem pensa
o novo, o novo.

Nova FIAP
Alphaville

Outubro - 2019

CONHEÇA

Alphaville

Local de entrevistas: Wework.
Alameda Mamoré, 687

MBA

Ver Mapa Fechar