Análise de dados é o futuro do marketing digital

10 de março de 2021
Compartilhe

Entender de data analytics é importante para possibilitar um planejamento e investimento adequado para as campanhas

É inegável que a internet é uma das mídias mais acessadas atualmente, superando os impressos, o rádio e a televisão. Hoje em dia, já é impossível falar de marketing sem falar de sua face digital, pois é neste ambiente que o grande público se encontra e interage. De acordo com a agência norte-americana Ironpaper, 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais, o que evidencia a importância da internet.  

Uma das diferenças do Marketing Digital em relação ao tradicional é  a análise de dados, afinal, no mundo on-line é possível fazer mensurações mais apuradas para obter resultados sobre as ações realizadas. Com isto, um novo perfil de profissional surge, juntando tecnologia e técnicas de marketing, com a missão de entender o comportamento do cliente, projetar metas e fazer melhorias através da análise de dados. 

As coordenadoras do MBA em Digital Data Marketing da FIAP, Regina Cantele e Luna Gutierres, reforçam a importância do data analytics para um bom desempenho no mundo do Marketing. “Os dados têm que ser analisados em tempo real para possibilitar um planejamento e um investimento adequado para as campanhas”, afirma Cantele. 

“Dados não é uma área nem uma disciplina, é um mindset. O mercado de trabalho se abre muito para o profissional formado em Digital Data Marketing, que pode trabalhar em mídia digital, analytics e B.I, growth hacking, atendimento de agência e planejamento de comunicação pensando em omnichannel” pontua Gutierres. 

O perfil ideal do aluno deste MBA é  o profissional que gosta de trabalhar com dados, mas não é um especialista em algoritmos e estatísticas. “Saber utilizar os dados gerados pelos consumidores se tornou um diferencial competitivo para o profissional de Marketing”, avalia a professora Luna Gutierres. O novo profissional de Marketing precisa ter um perfil analítico, capaz de entender o ecossistema  das marcas, promover a interação com os consumidores, desenvolver  novas estratégias para a jornada do consumidor em todos os canais, definir o planejamento como estratégia corporativa, criar  mapeamentos de pontos de contato, comportamentais e mercadológicos.  

Portanto, o profissional de Marketing do futuro é aquele que domina ferramentas analíticas e processos orientados por dados, sendo capaz de contar histórias com eles. E o MBA em Digital Data Marketing da FIAP mostra o caminho para esta evolução. “Em um mundo em que a informação é um ativo valioso, o pensamento analítico é um dos skills necessários para desenvolver as melhores soluções, de maneira rápida e eficaz” finaliza a professora Cantele. 

Por: Giulia Andrade