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MBA

PROJECT MANAGEMENT

PMI® and AGILE

360H • 12 meses

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    no formato

    Híbrido

    em são paulo

    CRIE VALOR REAL PARA OS CLIENTES E GARANTA RESULTADOS COM FLEXIBILIDADE, COLABORAÇÃO E AGILIDADE.

    Você vai se
    preparar para:

    • Avaliar, planejar e implementar projetos complexos garantindo a qualidade dos processos e a entrega contínua de valor, dentro do escopo, prazo e orçamento definidos.

    • Liderar ou gerenciar equipes de projeto, coordenando e motivando sua equipe para implementação de planos estratégicos alinhados com os objetivos da organização.

    • Aprofundar seus conhecimentos em Gestão de Projetos, Práticas Ágeis (Scrum e DevOps) e Gerenciamento Ágil em larga escala.

    • Conquistar as Certificações CAPM® e PMP®, do PMI®. E se preparar para os exames PSM I e PSPO I, da Scrum.Org.

    • Definir objetivos, otimizar processos internos da organização e entender profundamente as expectativas do cliente para priorizar a entrega de resultados.

    • Identificar riscos desde o planejamento inicial dos projetos, desenvolvendo estratégias de solução e contorno que permitam minimizar impactos adversos.

    • Desenvolver habilidades interpessoais como liderança, gestão de portfólio, gestão de conflitos e negociação, aprendendo a utilizar as principais ferramentas de Gestão de Projetos.

    • Explorar, através de práticas e cases, os usos, as boas práticas e os melhores modelos de Gestão de Projetos. E supervisionar um portfólio de projetos, avaliando prioridades e impacto estratégico de cada projeto.

    • Atuar como Gerente de Projetos, Líder de Equipe de Projeto, Consultor de Gestão de Projetos, Analista de Processos, Especialista em Planejamento Estratégico, Gerente de Qualidade ou de Portfólio.

    ENTENDA O PAPEL FUNDAMENTAL QUE VOCÊ VAI DESENVOLVER EM EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES.

    O gestor de projetos PMI é responsável por liderar, planejar, executar e monitorar projetos de uma forma versátil e eficaz, sempre de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelo Project Management Institute (PMI).

    Aqui você vai desenvolver habilidades e competências como planejamento de projetos, definição de escopo, alocação de recursos, comunicação, gestão de stakeholders, execução e controle, gestão de riscos e qualidade, gestão financeira, liderança de equipes e tomada de decisão. E se preparar para inovar sempre, seja no desenvolvimento de novas ideias em uma startup ou na gestão de um megaprojeto em empresas de grande porte.

    Competências &
    Habilidades

    Trabalho em Equipe

    Agilidade

    Colaboração e Organização

    Liderança

    Comunicação e Apresentação (Pitch)

    Planejamento e execução

    Análise e resolução de problemas

    Negociação

    Gerenciamento de Conflitos

    Desenvolvimento de equipes

    Ética e Responsabilidade

    Frameworks &
    Ferramentas

    PMI Framework (PMBOK)

    Metodologias ágeis (Scrum, Kanban, XP e SAFe)

    Ms Project

    Diagramas de Modelagem

    Microsoft Power BI

    Tableau

    Trello

    EXPLORE O
    PROGRAMA DO CURSO

    Módulo 1.

    The Basics

    84H/A

    Project Management Workshop
    • Welcome Class e Check-in
    • Falando da FIAP
    • Dinâmica de Integração
    • Informações gerais e acadêmicas
    • Introdução ao mundo de Gestão de Projetos e Agilidade
    • Visão geral dos principais temas do curso
    Fundamentals
    • O Guia PMBOK® e o Padrão de Gerenciamento de Projetos
    • Conceitos introdutórios
    • Princípios de Gerenciamento de Projetos
    • Mentalidade ágil
    • Manifesto ágil
    OKR
    • Definição e Importância do Planejamento Estratégico Ágil
    • Introdução aos OKRs
    • Benefícios dos OKRs na Gestão de Projetos
    • Níveis de OKRs
    • Ciclos de OKRs
    • Definição e Formulação de OKRs
    • Objectives: como escrever bons Objetivos
    • Key Results: como escrever bons Resultados-chave
    • Iniciativas
    • Papéis
    • Avaliação e Mensuração de OKRs
    • Evolução Contínua de OKRs
    • OKRs em Ecossistemas de Inovação
    • OKR com Inteligência Artificial
    • Implementação de OKRs na organização.
    Project Management Governance & Trends
    • Tendências na gestão de projetos
    • IA Generativa (Generative Artificial Intelligence)
    • Transformação Digital
    • Gestão de Portfólios
    • PMO
    • Novo Guia PMBOK®
    • Planejar e gerenciar a conformidade do projeto
    Project Business Partner
    • Avaliar e entregar benefícios e valor do projeto
    • Avaliar e endereçar mudanças no ambiente de negócios externo para impactos no escopo
    • Suportar mudança organizacional
    Design Thinking
    • Design Thinking e Lean Inception
    • Problem framing e imersão
    • Pesquisas, mapa da empatia e Personas
    • Técnicas de fomento à criatividade
    • Ideação e cocriação
    • Prototipação e validação de ideias
    • Project Model Canvas: da solução ao projeto
    Negotiation Principles
    • Negociação: Onde, quando, quem, como, o que é e para serve?
    • O dilema de quem negocia: Competir x Colaborar? A negociação distributiva e a negociação integrativa
    • Teoria Tridimensional da Negociação
    • Preparando-se para negociar
    • Fases comuns na Negociação
    • Estilos pessoais de Negociação (EPN)
    • Ferramentas comunicacionais que ajudam a negociarmos melhor. A CNV
    • ZOPA e BATNA. O uso do 'Terceiro Lado'
    • Técnicas, Estratégias e Manobras que costumam ser utilizadas em Negociação
    • A gestão de Conflitos. Pontos de vista, Empatia e Conexão
    • Negociação em contextos multiculturais, e entre pessoas, empresas e povos de culturas distintas
    • Exemplos de criação de valor e o melhor momento (ideal) para sua distribuição

    Módulo 2.

    Project Management

    164H/A

    Development Approach & Project Life Cycle
    • Avaliar as oportunidades para entregar valor de maneira incremental
    • Examinar o valor de negócio durante todo o projeto
    • Ajudar a equipe a subdividir tarefas do projeto conforme necessário para encontrar o produto mínimo viável
    Scope Planning
    • Termo de Abertura do Projeto
    • Determinar e priorizar requisitos
    • Decompor o escopo (por ex., EAP, backlog)
    Schedule & Cost Planning
    • Estimar tarefas do projeto (marcos, dependências, story points)
    • Utilizar parâmetros referenciais e dados históricos
    • Preparar o cronograma com base na metodologia
    • Coordenar com outros projetos e outras operações
    • Estimar as necessidades orçamentárias com base no escopo do projeto e nas experiências aprendidas nos projetos anteriores
    • Antecipar futuros desafios de orçamento
    Business Competencies
    • Business Case
    • Fluxo de Caixa
    • Pesquisa de Mercado
    Baselines Execution & Control
    • Monitorar e validar o escopo
    • Avaliar o progresso em andamento com base na metodologia
    • Modificar o cronograma, conforme necessário, com base na metodologia
    • Monitorar as variações de orçamento e trabalhar com o processo de governança para ajustar conforme necessário
    • Antecipar e adotar a necessidade de mudança (por ex., seguir as práticas de gerenciamento de mudanças)
    • Determinar a estratégia para lidar com a mudança
    • Executar a estratégia de gerenciamento de mudanças de acordo com a metodologia
    • Determinar uma resposta à mudança para avançar o projeto
    Communications, Stakeholders & Resources Management
    • Analisar as necessidades de comunicação de todas as partes interessadas
    • Determinar métodos, canais, frequência e nível de detalhes de comunicação para todas as partes interessadas
    • Comunicar informações e atualizações de projeto de forma eficaz
    • Confirmar que a comunicação foi compreendida e que o feedback foi recebido
    • Planejar e gerenciar recursos
    • Analisar as partes interessadas (por ex., matriz de interesse e poder, influência, impacto)
    • Categorizar as partes interessadas
    • Engajar as partes interessadas por categoria
    • Desenvolver, executar e validar uma estratégia para o engajamento das partes interessadas
    • Analisar os dados coletados
    • Coletar e analisar dados para tomar decisões informadas sobre o projeto
    • Determinar os requisitos críticos de informação
    Quality Management
    • Determinar o padrão de qualidade necessário para as entregas do projeto
    • Recomendar opções de melhoria com base em lacunas de qualidade
    • Inspecionar continuamente a qualidade das entregas do projeto
    Risk Management
    • Determinar as opções de gerenciamento de risco
    • Iterativamente avaliar e priorizar os riscos
    • Reconhecer quando um risco se torna um problema
    • Abordar o problema com a ação ideal para alcançar o sucesso do projeto
    • Colaborar com as partes interessadas relevantes na abordagem de resolução dos problemas
    Procurement Management
    • Definir as necessidades e os requisitos de recursos
    • Comunicar os requisitos de recursos
    • Gerenciar fornecedores/contratos
    • Planejar e gerenciar a estratégia de aquisições
    • Desenvolver uma solução de entrega
    Managerial Competencies
    • Auto conhecimento e conhecimento dos outros
    • Comunicação interpessoal efetiva
    • Motivação 3.0
    • Inteligência Emocional
    • Estratégia e Identidade
    • Estabelecimento de Objetivos
    • Formação e desenvolvimento de equipes
    • Gestão de Conflitos
    • Liderança Primordial
    • Equipes de alto desempenho
    Tailoring
    • O processo de Tailoring
    • Determinar os requisitos (o quê, quando, onde, quem etc.) para gerenciar os artefatos do projeto
    • Confirmar se as informações do projeto são mantidas atualizadas (ou seja, controle de versão) e acessíveis a todas as partes interessadas
    • Avaliar continuamente a eficácia do gerenciamento dos artefatos do projeto
    • Determinar a governança apropriada para um projeto (por exemplo, replicar a governança organizacional)
    • Definir os caminhos e limites de escalonamento
    • Determinar os critérios para encerrar com êxito o projeto ou a fase
    • Validar a prontidão para a transição (por exemplo, para a equipe de operações ou próxima fase)
    • Concluir as atividades para encerrar o projeto ou a fase (por exemplo, lições finais aprendidas, retrospectivas, aquisições, finanças, recursos)

    Módulo 3.

    Agile

    48H/A

    Scrum Master & Product Owner
    • Eventos/cerimônias do Scrum
    • Artefatos do Scrum
    • Papéis no Scrum
    • Planning poker
    • Lean
    • Kanban
    • Gestão de Requisitos com Práticas Ágeis
    • Product Vision Box
    • User stories
    • Personas
    • Elevator Speech
    PSM I & PSPO I Exams
    • Questões comentadas
    • Simulados PSM I e PSPO I
    SAFe & Lean Portfolio Management
    • Introdução ao Ágil em Escala (Less, Nexus, Scrum of Scrums)
    • DevOps e cultura DevOps nos modelos de Ágil em Escala
    • SAFe
    • Lean Portfolio Management

    Módulo 4.

    IT for Project Management

    44H/A

    Innovation & Disruptive Technologies
    • Blockchain, Smart Contracts & NFTs
    • Internet das Coisas (IoT) & 5G
    • Mobile Growth, Realidades Mistas & Metaverso
    Project Management Enabled by AI
    • Visão Geral da IA Generativa
    • A Importância da IA na Gestão de Projetos
    • Planejamento e Alocação de Recursos com IA
    • Riscos e Mitigação com o Auxílio da IA
    • Comunicação e Relacionamento com Stakeholders apoiada por IA
    • Geração Automática de Documentação
    • Tomada de Decisão Assistida por IA
    • Implementando IA Generativa em Projetos
    • Estratégias Avançadas e Considerações Futuras na Implementação da IA Generativa em Projetos
    Power BI & Benefits Management
    • Power BI
    • Gestão de benefícios
    • Indicadores de sucesso
    IT Productivity Tools
    • Contextualização do uso de ferramentas em projetos, programas e portfólios
    • Importância das ferramentas de gerenciamento
    • Como escolher a melhor ferramenta
    • Ferramentas para se fazer brainstorming remotamente
    • Ferramentas para concepção de soluções (OKR, Design Thinking, dentre outras)
    • Ferramentas para amadurecimento e planejamento do projeto (Backlog do Produto, EAP, Cronograma, Controle de Tarefas, Riscos etc.)
    • Ferramentas para acompanhamento da execução do projeto
    • Ferramentas para acompanhamento de programas e portfólio
    • Ferramentas para encerramento do projeto
    • Dinâmica para montagem do toolkit essencial

    Módulo 5.

    Empreendedorismo e Inovação

    20H/A

    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitch
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global

    APRENDA E DESENVOLVA-SE DIRETAMENTE
    COM grandes referências do mercado

    • Coordenação

      Enock Godoy

      Enock Godoy

      Auditor Fiscal da Receita Estadual

      Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo
    • Professor

      Armando Oliveira

      Armando Oliveira

      Sócio-Diretor

      Modelo PM
    • Professor

      Alexandre Simões

      Alexandre Simões

      Sócio Fundador

      Ragazzo, Simões, Lazzareschi e Montoro Advogados
    • Professora

      Adriane Colossetti

      Adriane Colossetti

      Ceo

      Sunsetti Treinamentos e Serviços EIRELI
    • Professor

      Igor Lagreca

      Igor Lagreca

      Auditor Fiscal da Receita Estadual

      Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo
    • Professor

      Alberto Marcelo Parada

      Alberto Marcelo Parada

      Líder em Tecnologia e Inovação

      FIAP
    • Professor

      Luiz Gustavo Rivelo

      Luiz Gustavo Rivelo

      Arquiteto de Negócios

      Itaú Unibanco
    • Professor

      Paulo Sampaio

      Paulo Sampaio

      Diretor de Quality Assurance

      DinsmoreCompass
    • Professor

      Nelson Leon

      Nelson Leon

      Auditor Fiscal

      Secretaria da Fazenda de São Paulo
    • Professor

      Marcelo Gomes

      Marcelo Gomes

      Gerente de Engenharia de Software

      Pagbank
    • Professor

      Fabiano Milani

      Fabiano Milani

      CEO

      AdaptIdeas Software Ltda
    • Professor

      David Ronco

      David Ronco

      Diretor Presidente

      Techgel Soluções Industriais
    • Professor

      Itamar Silva

      Itamar Silva

      CEO

      Co-Viva Ltda
    • Professora

      Luna Gutierres

      Luna Gutierres

      Coordenadora FIAP

      Resumo da Ópera
    • Professor

      Marco Antonio Bastoni

      Marco Antonio Bastoni

      Professor

      Bastoni Consultoria
    • Direção

      Rafael Ronqui

      Rafael Ronqui

      Diretor do MBA

      FIAP

    Os professores do seu curso podem variar conforme disponibilidade.

    Entenda o seu
    Investimento

    Duração

    Check

    360 horas - 12 meses

    Estamos sem turmas abertas no momento.

    Power-ups

    Seu MBA também inclui power-ups sem custo adicional

    • Power
      Skills

      + 40 H

    • MBA
      Refresh

    • Acesso
      Alura

    para saber mais.

    Pré-requisitos

    • Formação superior completa realizada no Brasil, com Colação de Grau em cursos Tecnólogos, Bacharelados ou Licenciaturas.*
    • Vivência corporativa e experiência profissional em negócios.
    • Conhecimento em ferramentas de avaliação de desempenho, Diagramas e Modelagem.

    *Cursos de formação específica ou sequenciais não habilitam para ingresso em cursos de pós-graduação. No caso de graduação realizada fora do Brasil, entrar em contato pelo Whatsapp (11) 98170-0028 para orientações

    Inscrição
    e Matrícula

    Nosso processo de inscrição
    é online. Siga os passos abaixo.

    Inscrição

    Primeiro, você nos contará um pouco
    mais sobre você e responderá a um
    formulário simples.
    Acesse aqui para começar.

    Admissão

    Depois, você responderá uma
    sequência de perguntas específicas
    para avaliarmos seu momento atual
    de carreira e se cumpre os
    pré-requisitos técnicos do seu MBA.

    Matrícula

    Ao ser aprovado no processo
    de admissão, é só fazer sua matrícula
    de forma totalmente online
    e se preparar para iniciar seu MBA.

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    SÃO JORNADAS TRANSVERSAIS
    EM FORMATO REMOTO COMPLEMENTARES
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    Você pode optar por até duas trilhas de desenvolvimento,
    que serão incluídas como extensões do seu MBA
    na FIAP e constarão em seu certificado de
    conclusão de curso.

    1

    ENTREPRENEURIAL BEHAVIOUR &
    GROWTH HACKING - 20h

    2

    AI for Project
    Management - 20h

    3

    LEADING TECHNOLOGY
    TRANSFORMATION - 20h

    4

    DISRUPTIVE iNNOVATION MINDSET - 20h

    5

    LEADERSHIP COMMUNICATION &
    CORPORATE NEGOTIATION - 20h

    Em um mundo cada vez mais complexo e em constante transformação, acreditamos que a união entre tecnologia, criatividade, capacidade de inovação humana e comportamento empreendedor é a única forma capaz de transformar nosso mundo.



    Além de grande profundidade técnica, esta nova geração de profissionais que vão hackear os negócios e as organizações do futuro também precisa dominar as ferramentas, competências e comportamentos que nos ajudem a questionar, propor novos formatos, desenvolver e implementar os projetos transformadores de nossa sociedade.

    Seja você um profissional mais técnico ou mais de negócios, estas trilhas vão te impulsionar para uma formação híbrida e muito procurada na atualidade: alguém que navega bem entre tecnologia e negócios, com diferencial inovativo e empreendedor.

    Inclui certificação oficial.

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    Sem custo adicional.

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    Continue a se atualizar mesmo depois de concluir seu MBA, acompanhando os novos conteúdos, temas e tendências que o mercado exige.

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    No MBA FIAP, nossos cursos são reavaliados e novas tendências, novos temas e novas ferramentas são incluídas nas propostas de curso todos os semestres. O curso evolui, e você também.



    Após terminar seu MBA, você poderá cursar sem custos nos formatos Presencial ou Live, nos 12 meses seguintes à conclusão, as novas disciplinas ou disciplinas que foram atualizadas.

    As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.

    + 12 meses - Certificados de atualização na disciplina cursada.

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    • Azul
    Logotipo FIAP

    Nota Máxima
    nas últimas 32 comissões
    de avaliação do MEC

    Você vai se desenvolver com a infraestrutura, a tecnologia,
    os professores e a qualidade de ensino da FIAP, nota máxima
    na avaliação do Ministério da Educação ano após ano.

    Um reconhecimento ao que a gente coloca em prática todos
    os dias: pensar o amanhã para ajudar você a transformá-lo.

    Nota Máxima no MEC

    UNIDADES E Polos

    Conecte-se de onde
    estiver e ainda conte
    com 3 unidades em São
    Paulo e 4 polos pelo
    Brasil

    FIAP Aclimação
    Campus 1

    Av. Lins de Vasconcelos,1264

    Ver Galeria de Fotos

    FIAP Aclimação
    Campus 2

    Av. Lins de Vasconcelos,1222

    Ver Galeria de Fotos

    FIAP Paulista

    Av. Paulista, 1106 /Edifício Paulista, 1100
    – 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º andares

    Ver Galeria de Fotos

    1/3

    POLO Rio de Janeiro
    POLO PORTO ALEGRE
    POLO Belo Horizonte
    POLO RECIFE

    POLO
    RIO DE JANEIRO

    Av. Aimo. Silvio de Noronha, 365

    Centro - Rio de Janeiro

    POLO
    PORTO ALEGRE

    Av. Carlos Gomes, 1672 Porto

    Alegre, Rio Grande do Sul

    POLO
    BELO HORIZONTE

    Rua Sergipe, 1440, 7º andar

    Savassi, Belo Horizonte, MG

    POLO
    RECIFE

    Av. Cais do Apolo, 455 Bairro

    do Recife - Recife, PE

    FAQ

    1

    Por que fazer um
    MBA em Project Management - Pmi® & Agile?

    Fazer um MBA em Project Management - PMI® and Agile é valioso porque prepara profissionais para liderar projetos de forma eficiente, alinhados com padrões reconhecidos internacionalmente. Isso inclui habilidades em planejamento, execução e controle de projetos, bem como a capacidade de adaptar-se a ambientes dinâmicos utilizando metodologias ágeis. Essa formação pode resultar em oportunidades de carreira mais amplas e melhor remuneradas, além de aumentar a eficácia na entrega de projetos.

    Além disso, o mercado de Gestão de Projetos está em alta, a estimativa do estudo do PMI para o Brasil é de uma média de 56.440 empregos de Gerenciamento de Projetos a mais, por ano, entre 2017 e 2027.

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    Por que fazer um
    MBA em Project Management - Pmi® & Agile na FIAP?

    Além de a FIAP ser uma instituição de ensino referência em tecnologia e negócios, seu MBA ainda conta com a infraestrutura, a tecnologia, os professores e a qualidade de ensino FIAP, nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), e você ainda tem a possibilidade de estender seus estudos internacionalmente nos EUA ou Portugal, desenvolver sua Startup com a Rock New Ventures, acesso a todos os cursos da Alura e vários Power Ups para potencializar seu processo de aprendizagem.

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    Qual a duração do curso?

    O curso tem duração de 360 horas, com término previsto em 12 meses.

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    O MBA é reconhecido pelo MEC?

    Sim! Seu MBA tem a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

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    Qual a diferença entre uma pós-graduação e um MBA?

    A Pós-graduação é um programa de ensino superior que abrange diversas áreas de estudo, não necessariamente relacionadas aos negócios.

    O MBA (Master of Business Administration) é um programa de pós-graduação focado especificamente em administração de negócios e gestão. Destina-se a profissionais que desejam desenvolver habilidades de liderança e gerenciamento em um contexto de negócios.

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    Quantas horas por semana precisarei me dedicar aos estudos?

    Recomendamos que você tenha uma disponibilidade de 8 horas semanais para se dedicar ao MBA. Esse tempo inclui assistir a duas aulas semanais, fazer as atividades propostas e se aprofundar mais nos temas ensinados.

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    Nunca atuei na área, vou conseguir acompanhar o curso?

    Para acompanhar este curso, o pré-requisito é ter experiência profissional mínima de dois anos em qualquer área de atuação, além de muita disposição para se aprimorar, aprender e desenvolver novas habilidades.

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    Quais são os requisitos básicos de equipamento e conexão?

    Para conseguir acompanhar o curso, recomenda-se um acesso estável à internet de alta velocidade, computador com câmera, microfone e especificações de processamento e capacidade de armazenamento compatíveis com os softwares utilizados no curso.

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    Como serei avaliado?

    As avaliações ao longo do curso podem ser realizadas por meio de discussão de cases em aula, apresentações e discussões em grupo, leitura e discussão de artigos acadêmicos, provas dissertativas ou de múltipla escolha feitas na plataforma da FIAP. As avaliações levam em consideração a qualidade dos trabalhos e não somente sua entrega.

    Além disso, existe a possibilidade de o professor conferir avaliação por participação em sala de aula.

    O MBA Live ainda conta com uma avaliação integrativa que ocorre obrigatoriamente de forma presencial, possibilitando a interação dos alunos ao final do curso.

    Na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, há também a possibilidade de o professor indicar ou não o projeto da Startup para a competição do Startup One.

    Todos os projetos (TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso) relacionados à disciplina de Empreendedorismo e Inovação são entregues pelos alunos com o prazo médio de 30 dias após o fechamento da última aula (em data informada pela coordenação do MBA). Isso permite que haja tempo hábil para a finalização de todas as iniciativas construídas durante o ano letivo. A participação na competição Startup One não é obrigatória, é totalmente facultativa, conforme decisão dos alunos e de acordo com indicação dos professores.

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    Qual a diferença entre as modalidades Híbrido e Live?

    Modelo Híbrido: O formato Híbrido do MBA FIAP combina a flexibilidade das aulas online com a interação das aulas presenciais. Nesse modelo, os alunos terão, toda semana, 1 aula presencial na unidade Paulista e 1 aula no formato remoto, em tempo real, via Teams. Esse formato oferece aos alunos participarem remotamente em algumas atividades, e ainda ter a experiência prática dos encontros presenciais. Além disso, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro, as aulas serão 100% online ao vivo. As férias são divididas em 2 semanas em julho e 30 dias entre dezembro e janeiro.

    Modelo Live: Todas as aulas são transmitidas ao vivo, de forma 100% remota. Os alunos acompanham o conteúdo em tempo real, podendo interagir com professores e colegas remotamente via plataforma Teams, sem a necessidade de comparecer na unidade.

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