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design, inovação e geração de valor:
a nova experiência do usuário


a revolução do ux
transforma negócios,
hábitos e até nossa
maneira de viver.

Em um cenário de mudança e complexidade, em que a informação se tornou multiforme e onipresente, pensar em UX é hoje uma necessidade estratégica.

A diferença entre as organizações que situam a experiência real do usuário no centro dos negócios e as demais, se revela clara. Segundo pesquisa realizada pela McKinsey (out./2018), criando canais diretos para descobrir os pontos fortes e fracos dos seus produtos ou serviços, alguns líderes chegam até a dobrar o lucro de suas empresas. E esta é apenas uma medida em um universo crescente de recursos.

Então, por onde começar? Como ser inovador oferecendo soluções aparentemente simples? Qual é o alcance de UX Design disruptivo? Responder a essas e outras perguntas é fazer parte da revolução do UX. Uma revolução que transforma negócios, hábitos e até a nossa maneira de viver.

Find problems and opportunities.
Design solutions. Repeat.

Ser User Centric é ser Future
Centric. Com a abundância
de possibilidades, consumidores
não aceitam menos do que ideal.
Assim, advinhar o que os clientes
precisam ou tentar convencê-los,
se tornou uma prática do passado.

Hoje, é preciso entender
com quem estamos falando
e identificar suas dificuldades
e preferências para criar
soluções inteligentes.

Este é o desafio do novo profissional de UX.

Explore everything.
Pesquisa e descoberta
levadas a sério.

Soluções eficientes começam
por pesquisas efetivas. Para isso,
é preciso entender as dificuldades
e empecílios do cliente e desenvolver
decision-making skills para escolher
sempre os melhores caminhos.

Negócios, Estratégias e Métricas.
Aumente seu campo de visão.

Experiência do usuário sem resultados é apenas entretenimento. Assim, para fazer
a diferença em pontos estratégicos para sua empresa, é preciso mergulhar em um mundo
de métricas e aprender a planejar para uma multiplicidade de cenários.

Build new knowledge.
Combine o Design com a Arquitetura.

Somar campos de conhecimento para
ampliar seu alcance. É isso que significa
integrar técnicas e conceitos de Design
Visual à Arquitetura de Informação.

Tools and Techs. Use o futuro a seu favor.

Não basta conhecer as melhores
ferramentas e tecnologias. É preciso saber
navegar por um mundo incerto e escolher
a alternativa ideal para cada situação.
Isso significa dominar os conceitos
fundamentais de UX, UI e CX.

É preciso saber
navegar por um mundo
incerto e escolher
a alternativa ideal
para cada situação.

Aprender a criar soluções e prototipar com Axure, Adobe XD, Photoshop, Figma e Zeplin. Explorar
possibilidades com Analytics e ferramentas de testes A/B. Utilizar Iot, Machine Learning
e conceitos de Robótica para reimaginar possibilidades de UX.

Encontrar saídas que pareciam impossíveis com recursos de reconhecimento de imagens,
técnicas de linguagem, interpretação de áudios e técnicas de geolocalização. E tudo isso pronto
para romper com fórmulas e inventar seu próprio caminho.

PRÉ-REQUISITOS

Formação superior em: Design, Ciências
da Computação, Administração, Publicidade,
Marketing ou Engenharia ou áreas congêneres.

Tempo de experiência profissional (no mínimo):
Design - 5 anos
UX - 1 ano
Outros profissionais/áreas: 5 anos

UX é desenvolvimento de valor.
Ux é o amanhã.

Conteúdo 360 HORAS/AULA

Módulo 1.

Pesquisa e Descoberta

68 H/A
  • Introdução à UX, UI e CX
    • Contrato de sala de aula
    • Saber os conceitos fundamentais de UX, UI, CX
    • Apresentação da metodologia de trabalho em UX
  • Pesquisas Qualitativas e Quantitativas
    • Características
    • Modo de fazer
    • Estratégias de uso das técnicas de pesquisa
    • Ética em pesquisa com usuários
  • Desk Research, Benchmarking e Análise de Competidores
    • Como e o que observar nos competidores
    • Quais itens têm importância na hora de escolher um benchmark
    • Olhar de negócios sobre oportunidades e ameaças, fraquezas e forças
    • Estratégias e influência nas decisões de UX
  • Etnografia & Análise de Contexto
    • Introdução à etnografia
    • Diferenciação entre tipos de pesquisa
    • Cuidados necessários para fazer uma boa pesquisa etnográfica
    • Elaboração de perguntas filtro e questionário de entrevista
    • Técnicas de pesquisa de campo
  • Produtos da Etnografia & Análise de Contexto
Módulo 2.

Processo Criativo

56 H/A
  • Creative Problem Solving
    • Conhecer as diferentes técnicas de problem solving
    • Saber escolher a técnica mais adequada ao tipo de problema
    • Ponderar a viabilidade econômica do produto e modelo de negócio adequado
  • Ideação
    • Conhecer diferentes métodos de ideação
    • Role Play e Lego Serious Play
  • Desenvolvimento Criativo
    • O processo criativo para o digital
    • Criação maker e wearables
Módulo 3.

Design & Arquitetura

92 H/A
  • Design Visual e Teoria da Cor
    • Técnicas e princípios de design visual
    • Introdução à teoria das cores e usabilidade
  • Design Digital
    • Aquisição de vocabulário digital
    • Utilização de padrões web vigentes
    • Design Systems
    • Design Patterns
  • Acessibilidade
    • O conceito de acessibilidade de forma ampla
    • Estratégias de engajamento para a acessibilidade
    • Ferramentas e modo de usar
  • Arquitetura de Informação
    • Card sorting
    • Técnicas de hierarquização de conteúdos
    • Casos de uso: o que são, modo de usar para a criação de softwares e na AI
    • Utilizando a IA para CX
  • Arquitetura de ecossistema
    • Usuário como centro do ecossistema
    • Mapeamento de touchpoints
    • Caracterização e segmentação de touchpoints para decidir o papel de cada um deles no processo de comunicação
  • Sistemas de conteúdo
    • Formas de organizar os conteúdos, features e informações de um produto
    • Como categorizar e criar opções para a estrutura de construção de um produto
Módulo 4.

Usabilidade e Prototipação

60 H/A
  • Usabilidade
    • Interação Humano-computador (IHC)
    • Análise heurística
    • Teste de usabilidade
    • System Usability Scale (SUS)
  • Protótipos & Estratégias de Prototipação
    • Técnicas de prototipação em: baixa, média e alta fidelidade
    • Uso de ferramentas: Adobe XD, Sketch, InVision, Zeplin, Figma
    • Estratégias e rituais de testes
    • Preparação para apresentação de conceitos ao cliente
  • Design de Serviços
    • Criação, desenvolvimento e gerenciamento de serviços
    • Princípios de design aplicados a serviços
  • UX Writing
    • Fundamentos do UX Writing
    • Customer Experience (CX)
    • Writing
    • Macro Storytelling & Microcopy
Módulo 5.

Estratégia, Modelos e Métricas em UX

52 H/A
  • Modelos de Negócios
    • Modelos digitais de negócios
    • Modelagem de negócios exponenciais & digitais
    • Cultura de design em empresas
    • OKR e KPI
  • Métricas Digitais
    • Gestão de performance e maturidade analítica
    • Configuração de GA
    • Métricas de sucesso e o que observar
    • Testes A/B
    • Framework HEART, NPS e Heatmaps
  • Customer experience (CX)
    • O poder dos dados
    • User ID & User profile
    • Personalização das entregas
    • Uso de IA e dados para atender melhor o cliente e a empresa
  • Estratégia de UX & CX
    • O que é igual e o que é diferente
    • Estratégias de UX & Centricidade de usuário
    • Desenvolvimento de estratégias de negócio baseadas em CX
Módulo 6.

STARTUP ONE

20 H/A
  • Empreendedorismo e Inovação
    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitching
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global

Em virtude do momento sem precedentes que estamos
vivendo, as aulas dos nossos MBAs estão remotas até que
seja possível realizá-las presencialmente.

Adaptamos todos os nossos cursos para o formato digital com aulas
ao vivo ministradas pelos professores titulares da disciplina, com conteúdo
e metodologia especialmente pensados para o aprendizado remoto.

As turmas novas, com início previsto para outubro, poderão iniciar de forma
remota ou presencial. Avaliaremos, constantemente, as condições para início.

Turmas 2020

Campus
PREVISÃO
DE INÍCIO
Duração
Dias
Horário
Investimento
Paulista
Previsão de início: OUTUBRO
Duração: 12 meses
Dias: Ter e Qui + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: ATÉ 24 X 1.196,00*  Saiba mais
Vl. Olímpia
Previsão de início: OUTUBRO
Duração: 12 meses
Dias: Seg e Qua + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: ATÉ 24 X 1.196,00*  Saiba mais
* Valor com desconto para ex-alunos FIAP e empresas conveniadas, com pagamento até o dia 5 de cada mês. Sujeito a alteração durante o ano letivo.
Escolha uma turma acima!
Inscreva-se

Investimento

Para matrículas
até 22/07/2020
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor
24 parcelas
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
12 parcelas
R$ 2.358,00*
R$ 2.096,00*
R$ 2.620,02*
À VISTA
R$ 24.919,00*
R$ 22.150,00*
R$ 27.687,90*
24 parcelas
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
12 parcelas
R$ 2.358,00*
R$ 2.096,00*
R$ 2.620,02*
À VISTA
R$ 24.919,00*
R$ 22.150,00*
R$ 27.687,90*
Inscreva-se

Taxa de inscrição, com desconto, para matrículas efetuadas até 3 dias após aprovação na entrevista individual: R$ 190,00.
Taxa de inscrição R$490,00. Pagamento da taxa de inscrição somente com cartão de crédito.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes,
válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no segundo semestre de 2019. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento, válidos para matrículas
efetivadas em turmas com início no segundo semestre de 2020. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

** Com a opção de pagamento em 24 meses, a FIAP permite ao aluno contar com a melhor formação acadêmica, concluindo o
investimento no MBA após o término do curso, que tem duração de aproximadamente 1 ano.

Descontos não cumulativos.

Processo de Admissão

Pré-Requisitos

Formação superior
completa, com colação
de grau realizada,
em cursos Tecnólogos,
Bacharelados
e Licenciaturas.

Inscrição

Preencha a ficha
de inscrição
on-line.

Entrevista

A sua primeira experiência
aqui é assim: você conhece
melhor a FIAP e todo
o nosso ecossistema
de tecnologia e inovação.
E a gente fica sabendo
mais sobre você, sua
trajetória profissional
e expectativas.

Matrícula

Os aprovados podem fazer
a matrícula on-line.

Coordenação

amyris fernandez

  • Sócia-Diretora da Usability Expert Consultores, empresa de Design Thinking, inovação e design voltado para UX, e da Mirante.me, empresa de treinamentos focada em competências para o Século XXI. Realizou projetos para: Bradesco, Banco Original, Itaú, Buscapé, TerraNetworks, Nokia, Domino´s, Embraer, Dr.C, Sensidia, CPqD, MercadoLibre.
  • Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista - SBC, tendo realizado parte de sua pesquisa com Bolsa Sanduíche CAPES no Centro de Pesquisas de Games no ITU, Dinamarca. Mestre em Comércio Eletrônico pelo Rochester Institute of Technology.
  • Membro do Global Shift Meeting, CRA SP Grupo de Estudos de Educação, Institute for the Future.
  • Especialização em Building Ventures in Latin America por Harvard, Sustainable Challenge pela ONU.
  • Atuou como executiva em empresas como: Diretora da Universidade Corporativa da AgenciaClick (hoje grupo Dentsu Aegis). Diretora de Treinamentos LATAM e Elearning para a Mediamath. Natura, Merck-Sharp& Dohme, Ogilvy Interactive, Bayer, Cargill.
  • É mentora e conselheira de empresas e startups.

Direção

GUILHERME PEREIRA
Guilherme Pereira
  • Diretor de Inovação & Conteúdo, e Diretor do MBA da FIAP.
  • Formado em Ciências Econômicas e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Stanford University.
  • Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios com extensão internacional na Babson College, especialização em Negócios em Mercados Emergentes pela Harvard University, e extensão em Aceleração de Negócios Digitais pela Hyper Island.
  • Atua há mais de 15 anos desenvolvendo projetos de inovação em empresas como Basf, Braskem, BG, Bosch, Eaton, Fiat, Givaudan, J&J, M Dias Branco, Natura, Nestlè, Ourofino, Petrobras, PepsiCo, P&G, Promon, Rhodia, Saint-Gobain, Scania, Siemens, Suzano, Usiminas, Unimed, Vale e Votorantim.
  • É mentor e conselheiro de empresas e startups, atuando como investidor anjo em startups no Brasil.

Disrupção

Analogia a disrupção
Logo Singularity

Pensar o novo aproximou a gente do que há de mais
disruptivo no ensino de tecnologia.

Fomos a primeira parceira acadêmica mundial
da Singularity, uma universidade inovadora que tem como
objetivo formar líderes que busquem soluções para
os desafios da humanidade.

Patrocinada por empresas como Google, ePlanet Ventures,
Autodesk e Steelcase, a SU tem seu campus dentro
da NASA. E um programa que engloba as tecnologias
exponenciais, suas interconexões e o impacto de tudo
isso nas mudanças que vêm por aí.

Uma fonte de inspiração contínua que nos permite estar
sempre conectados à inovação, antecipando o futuro e
oferecendo novas experiências aos alunos.

Startupone

Startup One
PLAY

NO PROJETO FINAL DO SEU MBA,
VOCÊ CRIA SUA PRÓPRIA STARTUP.

Mais do que olhar para o futuro, seu MBA te dá chance
de criá-lo. Unindo inovação, tecnologia e networking, o programa
Startup One eleva o trabalho de conclusão de curso ao nível
do empreendedorismo profissional. Você vai contar com toda
experiência dos nossos professores e especialistas para criar
sua startup única e ainda terá suporte da FIAP depois que
terminar o seu curso, com labs de inovação, mentorias e acesso
às melhores empresas do mercado.

E ainda, a equipe vencedora de cada edição é premiada
com um curso na melhor escola de empreendedorismo do mundo,
a Babson College, parceira da FIAP em Boston, EUA. Com muito
orgulho, já patrocinamos a ida de mais de 90 alunos para esta
experiência inesquecível.

Saiba Mais

CADA PESSOA É Única.
cada carreira É única.
Cada sonho também.

Imagine escolher os skills que você quer desenvolver e ampliar as possibilidades
do seu MBA. Com os NANO COURSES, você vai muito além do esperado e se torna
um profissional único no mercado. Seja um Engenheiro de Software que entende
de Marketing Digital, um Data Scientist que domina Inteligência Artificial ou até mesmo
um desenvolvedor que usa Design Thinking em seus projetos. Você pode escolher
até 10 cursos para fazer ao longo da sua formação ou até 2 anos depois de concluir
seu MBA. São diversas opções, todas on-line e de curta duração, com certificado
oficial, nas áreas de Business, Development, Security, Data Science, Marketing,
Innovation, Design ou Tecnologia.

Até 200 horas - Certificados nos skills e conhecimentos que você escolher.

mais que um número.

Um reconhecimento.

nota máxima do mec

Seu MBA conta com a infraestrutura, a tecnologia,
os professores e a qualidade de ensino da FIAP, nota máxima
na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Um reconhecimento
ao que a gente coloca em prática todos os dias: pensar o amanhã
para ajudar você a transformá-lo.

Nota Cinco

startup
awards
2018

Abstartups Logo

PRÊMIO STARTUP AWARDS

Entre as 3 maiores universidades
empreendedoras do brasil

Fotos

Unidades

Unidade Aclimação

Aclimação

Av. Lins de Vasconcelos,
1222 e 1264

Graduação, MBA e SHIFT

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Unidade Paulista

Paulista

Av. Paulista, 1106 –
6º e 7º andar

Graduação, MBA e SHIFT

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Unidade Vila Olímpia

Vila Olímpia

Rua Fidêncio Ramos, 308 –
7º andar – Torre A

Graduação, MBA e SHIFT

ver mapa
Unidade Alphaville

Alphaville

Alameda Mamoré, 687 –
16º andar

MBA e SHIFT

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