0%

design, inovação e geração de valor:
a nova experiência do usuário


a revolução do ux
transforma negócios,
hábitos e até nossa
maneira de viver.

Em um cenário de mudança e complexidade, em que a informação se tornou multiforme e onipresente, pensar em UX é hoje uma necessidade estratégica.

A diferença entre as organizações que situam a experiência real do usuário no centro dos negócios e as demais, se revela clara. Segundo pesquisa realizada pela McKinsey (out./2018), criando canais diretos para descobrir os pontos fortes e fracos dos seus produtos ou serviços, alguns líderes chegam até a dobrar o lucro de suas empresas. E esta é apenas uma medida em um universo crescente de recursos.

Então, por onde começar? Como ser inovador oferecendo soluções aparentemente simples? Qual é o alcance de UX Design disruptivo? Responder a essas e outras perguntas é fazer parte da revolução do UX. Uma revolução que transforma negócios, hábitos e até a nossa maneira de viver.

Find problems and opportunities.
Design solutions. Repeat.

Ser User Centric é ser Future
Centric. Com a abundância
de possibilidades, consumidores
não aceitam menos do que ideal.
Assim, advinhar o que os clientes
precisam ou tentar convencê-los,
se tornou uma prática do passado.

Hoje, é preciso entender
com quem estamos falando
e identificar suas dificuldades
e preferências para criar
soluções inteligentes.

Este é o desafio do novo profissional de UX.

Explore everything.
Pesquisa e descoberta
levadas a sério.

Soluções eficientes começam
por pesquisas efetivas. Para isso,
é preciso entender as dificuldades
e empecílios do cliente e desenvolver
decision-making skills para escolher
sempre os melhores caminhos.

Negócios, Estratégias e Métricas.
Aumente seu campo de visão.

Experiência do usuário sem resultados é apenas entretenimento. Assim, para fazer
a diferença em pontos estratégicos para sua empresa, é preciso mergulhar em um mundo
de métricas e aprender a planejar para uma multiplicidade de cenários.

Build new knowledge.
Combine o Design com a Arquitetura.

Somar campos de conhecimento para
ampliar seu alcance. É isso que significa
integrar técnicas e conceitos de Design
Visual à Arquitetura de Informação.

Tools and Techs. Use o futuro a seu favor.

Não basta conhecer as melhores
ferramentas e tecnologias. É preciso saber
navegar por um mundo incerto e escolher
a alternativa ideal para cada situação.
Isso significa dominar os conceitos
fundamentais de UX, UI e CX.

É preciso saber
navegar por um mundo
incerto e escolher
a alternativa ideal
para cada situação.

Aprender a criar soluções e prototipar com Axure, Adobe XD, Photoshop, Figma e Zeplin. Explorar
possibilidades com Analytics e ferramentas de testes A/B. Utilizar Iot, Machine Learning
e conceitos de Robótica para reimaginar possibilidades de UX.

Encontrar saídas que pareciam impossíveis com recursos de reconhecimento de imagens,
técnicas de linguagem, interpretação de áudios e técnicas de geolocalização. E tudo isso pronto
para romper com fórmulas e inventar seu próprio caminho.

PRÉ-REQUISITOS

Formação superior em: Design, Ciências
da Computação, Administração, Publicidade,
Marketing ou Engenharia ou áreas congêneres.

Tempo de experiência profissional (no mínimo):
Design - 5 anos
UX - 1 ano
Outros profissionais/áreas: 5 anos

UX é desenvolvimento de valor.
Ux é o amanhã.

Conteúdo 360 HORAS/AULA

Módulo 1.

Pesquisa e Descoberta

68 H/A
  • Introdução à UX, UI e CX
    • Contrato de sala de aula
    • Saber os conceitos fundamentais de UX, UI, CX
    • Apresentação da metodologia de trabalho em UX
  • Pesquisas Qualitativas e Quantitativas
    • Características
    • Modo de fazer
    • Estratégias de uso das técnicas de pesquisa
    • Ética em pesquisa com usuários
  • Desk Research, Benchmarking e Análise de Competidores
    • Como e o que observar nos competidores
    • Quais itens têm importância na hora de escolher um benchmark
    • Olhar de negócios sobre oportunidades e ameaças, fraquezas e forças
    • Estratégias e influência nas decisões de UX
  • Etnografia & Análise de Contexto
    • Introdução à etnografia
    • Diferenciação entre tipos de pesquisa
    • Cuidados necessários para fazer uma boa pesquisa etnográfica
    • Elaboração de perguntas filtro e questionário de entrevista
    • Técnicas de pesquisa de campo
  • Produtos da Etnografia & Análise de Contexto
Módulo 2.

Processo Criativo

56 H/A
  • Creative Problem Solving
    • Conhecer as diferentes técnicas de problem solving
    • Saber escolher a técnica mais adequada ao tipo de problema
    • Ponderar a viabilidade econômica do produto e modelo de negócio adequado
  • Ideação
    • Conhecer diferentes métodos de ideação
    • Role Play e Lego Serious Play
  • Desenvolvimento Criativo
    • O processo criativo para o digital
    • Criação maker e wearables
Módulo 3.

Design & Arquitetura

92 H/A
  • Design Visual e Teoria da Cor
    • Técnicas e princípios de design visual
    • Introdução à teoria das cores e usabilidade
  • Design Digital
    • Aquisição de vocabulário digital
    • Utilização de padrões web vigentes
    • Design Systems
    • Design Patterns
  • Acessibilidade
    • O conceito de acessibilidade de forma ampla
    • Estratégias de engajamento para a acessibilidade
    • Ferramentas e modo de usar
  • Arquitetura de Informação
    • Card sorting
    • Técnicas de hierarquização de conteúdos
    • Casos de uso: o que são, modo de usar para a criação de softwares e na AI
    • Utilizando a IA para CX
  • Arquitetura de ecossistema
    • Usuário como centro do ecossistema
    • Mapeamento de touchpoints
    • Caracterização e segmentação de touchpoints para decidir o papel de cada um deles no processo de comunicação
  • Sistemas de conteúdo
    • Formas de organizar os conteúdos, features e informações de um produto
    • Como categorizar e criar opções para a estrutura de construção de um produto
Módulo 4.

Usabilidade e Prototipação

60 H/A
  • Usabilidade
    • Interação Humano-computador (IHC)
    • Análise heurística
    • Teste de usabilidade
    • System Usability Scale (SUS)
  • Protótipos & Estratégias de Prototipação
    • Técnicas de prototipação em: baixa, média e alta fidelidade
    • Uso de ferramentas: Adobe XD, Sketch, InVision, Zeplin, Figma
    • Estratégias e rituais de testes
    • Preparação para apresentação de conceitos ao cliente
  • Design de Serviços
    • Criação, desenvolvimento e gerenciamento de serviços
    • Princípios de design aplicados a serviços
  • UX Writing
    • Fundamentos do UX Writing
    • Customer Experience (CX)
    • Writing
    • Macro Storytelling & Microcopy
Módulo 5.

Estratégia, Modelos e Métricas em UX

52 H/A
  • Modelos de Negócios
    • Modelos digitais de negócios
    • Modelagem de negócios exponenciais & digitais
    • Cultura de design em empresas
    • OKR e KPI
  • Métricas Digitais
    • Gestão de performance e maturidade analítica
    • Configuração de GA
    • Métricas de sucesso e o que observar
    • Testes A/B
    • Framework HEART, NPS e Heatmaps
  • Customer experience (CX)
    • O poder dos dados
    • User ID & User profile
    • Personalização das entregas
    • Uso de IA e dados para atender melhor o cliente e a empresa
  • Estratégia de UX & CX
    • O que é igual e o que é diferente
    • Estratégias de UX & Centricidade de usuário
    • Desenvolvimento de estratégias de negócio baseadas em CX
Módulo 6.

STARTUP ONE

20 H/A
  • Empreendedorismo e Inovação
    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitching
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global

Turmas 2020

Campus
Início
Duração
Dias
Horário
Investimento
Paulista
Início: 02/04
Duração: 12 meses
Dias: Ter e Qui + 10 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: 24x 1.196,00*  Saiba mais
Vl. Olímpia
Início: 13/04
Duração: 12 meses
Dias: Seg e Qua + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: 24x 1.196,00*  Saiba mais
* Valor com desconto para ex-alunos FIAP e empresas conveniadas, com pagamento até o dia 5 de cada mês. Sujeito a alteração durante o ano letivo.
Escolha uma turma acima!
Inscreva-se

Investimento

24 parcelas
Para matrículas
até 01/12/2019
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor Integral
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
Para matrículas
até 01/12/2019
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor Integral
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
Inscreva-se

Taxa de inscrição, com desconto, para matrículas efetuadas até 3 dias após aprovação na entrevista individual: R$ 190,00.
Taxa de inscrição R$490,00. Pagamento da taxa de inscrição somente com cartão de crédito.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes,
válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no segundo semestre de 2019. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes,
válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no primeiro semestre de 2020. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

** Com a opção de pagamento em 24 meses, a FIAP permite ao aluno contar com a melhor formação acadêmica,
concluindo o investimento no MBA após o término do curso, que tem duração de aproximadamente 1 ano.

Descontos não cumulativos.

Processo de Admissão

Pré-Requisitos

Formação superior
completa, com colação
de grau realizada,
em cursos Tecnólogos,
Bacharelados
e Licenciaturas.

Inscrição

Preencha a ficha
de inscrição
on-line.

Entrevista

A sua primeira experiência
aqui é assim: você conhece
melhor a FIAP e todo
o nosso ecossistema
de tecnologia e inovação.
E a gente fica sabendo
mais sobre você, sua
trajetória profissional
e expectativas.

Matrícula

Os aprovados podem fazer
a matrícula em qualquer
uma de nossas unidades ou
on-line.

Coordenação

amyris fernandes

  • Sócia-Diretora da Usability Expert Consultores, empresa de Design Thinking, inovação e design voltado para UX, e da Mirante.me, empresa de treinamentos focada em competências para o Século XXI. Realizou projetos para: Bradesco, Banco Original, Itaú, Buscapé, TerraNetworks, Nokia, Domino´s, Embraer, Dr.C, Sensidia, CPqD, MercadoLibre.
  • Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista - SBC, tendo realizado parte de sua pesquisa com Bolsa Sanduíche CAPES no Centro de Pesquisas de Games no ITU, Dinamarca. Mestre em Comércio Eletrônico pelo Rochester Institute of Technology.
  • Membro do Global Shift Meeting, CRA SP Grupo de Estudos de Educação, Institute for the Future.
  • Especialização em Building Ventures in Latin America por Harvard, Sustainable Challenge pela ONU.
  • Atuou como executiva em empresas como: Diretora da Universidade Corporativa da AgenciaClick (hoje grupo Dentsu Aegis). Diretora de Treinamentos LATAM e Elearning para a Mediamath. Natura, Merck-Sharp& Dohme, Ogilvy Interactive, Bayer, Cargill.
  • É mentora e conselheira de empresas e startups.

Direção

GUILHERME PEREIRA
Guilherme Pereira
  • Diretor de Inovação & Conteúdo, e Diretor do MBA da FIAP.
  • Formado em Ciências Econômicas e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Stanford University.
  • Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios com extensão internacional na Babson College, especialização em Negócios em Mercados Emergentes pela Harvard University, e extensão em Aceleração de Negócios Digitais pela Hyper Island.
  • Atua há mais de 15 anos desenvolvendo projetos de inovação em empresas como Basf, Braskem, BG, Bosch, Eaton, Fiat, Givaudan, J&J, M Dias Branco, Natura, Nestlè, Ourofino, Petrobras, PepsiCo, P&G, Promon, Rhodia, Saint-Gobain, Scania, Siemens, Suzano, Usiminas, Unimed, Vale e Votorantim.
  • É mentor e conselheiro de empresas e startups, atuando como investidor anjo em startups no Brasil.

Disrupção

Analogia a disrupção
Logo Singularity

Pensar o novo aproximou a gente do que há de mais
disruptivo no ensino de tecnologia.

Fomos a primeira parceira acadêmica mundial
da Singularity, uma universidade inovadora que tem como
objetivo formar líderes que busquem soluções para
os desafios da humanidade.

Patrocinada por empresas como Google, ePlanet Ventures,
Autodesk e Steelcase, a SU tem seu campus dentro
da NASA. E um programa que engloba as tecnologias
exponenciais, suas interconexões e o impacto de tudo
isso nas mudanças que vêm por aí.

Uma fonte de inspiração contínua que nos permite estar
sempre conectada à inovação, antecipando o futuro e
oferecendo novas experiências aos alunos.

Startupone

O projeto final do MBA

Startup One
PLAY

DEIXAMOS O TCC DE LADO.
AQUI VOCÊ CRIA SUA STARTUP.

É um programa que promove o empreendedorismo, a inovação
e o networking. Aqui você deixa o TCC de lado e cria sua própria startup.
Porque a gente entende que pensar o novo é assim: buscar soluções
inovadoras para problemas reais.

Você também vai contar com a parceria da FIAP para implementar
sua ideia, até mesmo depois de terminar seu curso: labs de inovação,
mentorias, networking e acesso às melhores empresas do mercado.

A Premiação

A startup que mais se destacar em cada temporada é premiada com um
curso de empreendedorismo na Babson College, em Boston. Assim,
os integrantes vão ter a oportunidade de viver novas experiências em uma
das melhores escolas de empreendedorismo do mundo.

Todas as ideias participantes do TOP 10 também podem ser aceleradas
nas nossas empresas parceiras: Acelera Startup FIESP, Oracle Startup
Cloud Accelerator e SAP Startup Focus.

Uma ideia que virou referência mundial

A FIAP foi convidada para apresentar no South by Southwest 2018 o case
do Startup One. A história de um programa transformador. E de como usar
o poder da tecnologia para construir um futuro melhor.

• Mais de 2.000 startups criadas.
• Mais de 100 alunos já participaram do Entrepreneurship Program, da Babson College.

Saiba Mais

mais que um número.

Um reconhecimento.

nota máxima do mec

A FIAP recebeu a nota máxima na avaliação institucional realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Um reconhecimento a tudo que a gente acredita e coloca em prática todos os dias: inspirar as pessoas que vão transformar o mundo.

Em 2019, a FIAP também recebeu 10 Comissões de Avaliação do MEC. E obteve 10 notas máximas em seus cursos de Graduação.

Nota Cinco

startup
awards
2018

Abstartups Logo

PRÊMIO STARTUP AWARDS

Entre as 3 maiores universidades
empreendedoras do brasil

Fotos

Unidades

Unidade Aclimação

Aclimação

Av. Lins de Vasconcelos,
1222 e 1264

Graduação, MBA e SHIFT

Ver Mapa Fechar
Unidade Paulista

Paulista

Av. Paulista, 1106 –
6º e 7º andar

Graduação, MBA e SHIFT

Ver Mapa Fechar
Unidade Vila Olímpia

Vila Olímpia

Rua Fidêncio Ramos, 308 –
7º andar – Torre A.

Graduação, MBA e SHIFT

ver mapa
Unidade Alphaville

Alphaville

Alameda Mamoré, 687 –
16º andar

MBA

Ver Mapa Fechar