0%

Decisões Assertivas com
Pessoas e Dados Estruturados

POR QUE O CURSO É RELEVANTE?

Pessoas tomam decisões baseadas em experiências e sentimentos. Dados se baseiam em fatos. Mas analisar dados históricos não é suficiente para manter a vantagem competitiva das empresas.
Há diversos dados estruturados que podem e devem ser utilizados para melhorar o processo de tomada de decisão. Saber interpretar esses dados de maneira inteligente, identificando padrões, cenários e tendências é uma das habilidades que o líder do futuro deve ter.

QUAL A METODOLOGIA?

Nosso programa combina conceitos e fundamentos do mundo corporativo com metodologias profissionais que vão mudar sua forma de capturar e interpretar dados.

Você vai:

  • Aprender na prática a tomar as melhores decisões.
  • Testar seus conhecimentos em cases e situações reais de mercado, utilizando técnicas de aprendizagem baseadas em problemas reais (PBL).
  • Conhecer as principais ferramentas comerciais.
  • Criar um projeto completo de BI.

QUAIS AS PRINCIPAIS HABILIDADES QUE VÃO SER DESENVOLVIDAS?

A análise eficiente dos dados, aliada ao seu conhecimento e experiência profissional, vai fazer você identificar oportunidades de negócio dentro e fora da organização. Também vai aprender novas técnicas, ferramentas e metodologias, para que o processo de coleta, transformação e interpretação dos dados corporativos seja um diferencial para você e sua empresa.

QUAL O CENÁRIO?

Como lidar com tantos dados sem estruturá-los adequadamente? Como criar apresentações convincentes e criativas utilizando dados para comprovar suas convicções? Como criar uma cultura empresarial direcionada a decisões baseadas em dados (Data Driven Company)? Qual a melhor decisão para atingir os objetivos da organização? Como escolher o melhor caminho, baseado no histórico e nas tendências que se apresentam? Respostas neste curso.

PARA QUEM SE DESTINA?

  • Gestores que precisam tomar decisões baseadas em dados.
  • Profissionais que vão preparar os dados para o gestor tomar decisões, seja na área de negócios ou na área técnica de TI.

OBJETIVOS DO CURSO

  • Formar gestores que saibam interpretar dados históricos e analisem tendências.
  • Preparar os dados para permitir a análise e a sustentação do processo de tomada de decisão.
  • Utilizar dados estruturados para criar uma base histórica sólida, permitindo a identificação de padrões, tendências e cenários.
  • Incorporar técnicas, metodologias e processos como suporte para a área de inteligência de negócios.

PRÉ-REQUISITOS

  • Fundamentos mínimos de negócios.
  • Vivência corporativa no processo de tomada de decisão.
  • Perfil hands-on.
  • Noções de Banco de Dados ou planilhas eletrônicas.

Conteúdo 360 horas/aula

Módulo 1.

Business Value Delivery

80 H/A
  • Workshop de Abertura
  • Business Analytics & Digital Data
    • Evolução analytics
    • Data driven economy
    • Data literacy
  • Analytics Architecture
    • Fundamentos arquiteturais: camadas, tecnologias e ferramentas
    • Arquitetura de dados: DW, Data Lake e Bancos NoSQL
    • Teoria Gestalt: percepção e organização visual
  • Data Integration
    • Dados estruturados e não estruturados
    • Semântica e dados abertos
    • Técnicas e ferramentas
  • Business Analytics & Performance Management
    • Planejamento de cenários e recursos
    • Sustentabilidade operacional
    • Estrutura organizacional, perfis e habilidades
Módulo 2.

Enterprise Data Analytics

80 H/A
  • Creative Leadership
    • Liderança nas organizações do futuro
    • Tipos de líderes e engajamento
    • Desafios e paradoxos
    • Data driven decisions
  • Analytics Models
    • Projetos analíticos
    • Sumarização, exploração, investigação e entrega
    • Frameworks analíticos
    • Notebooks
  • Data Governance & Data Stewardship
    • Melhores práticas
    • Qualidade e rastreabilidade dos dados
    • Master Data Management (MDM) e metadados
  • Data Visualization & Data Art
    • Métodos e conceitos de visualização de dados
    • Storytelling
    • Geoanálise e georreferenciamento
    • Tools: Tableau, MicroStrategy e/ou SAS
  • Bootcamp Data Analysis
    • Experiência hands-on
Módulo 3.

Business & Analytical Intelligence

96 H/A
  • Business Strategy
    • Alinhar estratégia de negócios à gestão de dados
    • Frameworks para indicadores de desempenho
    • Modelos de negócios digitais
  • Economic Analysis & Finances
    • Avaliação do desempenho
    • Análise setorial
    • Estratégias competitivas
    • Indicadores de mercado
  • Managing and Marketing Innovation
    • Rede sociais e seus indicadores
    • Neuromarketing
    • Planejamento de mídia
  • Desenvolvimento Centrado no Usuário
    • Design Thinking
    • Validação de ideias e feedback de usuários
    • Refinamento de ideias
  • Decision Models & Risk Management
    • Requisitos de qualidade para tomada de decisão
    • Técnicas de análise de decisão
  • Analytical Product Development
    • Reconhecimento e criação de oportunidades
    • Cocriação, projeto e engenharia
    • Prototipação, simulação e teste
Módulo 4.

Applying Data Analytics

84 H/A
  • Analytics Tools
    • Sumarização dos dados
    • Estrutura da linguagem R
    • Python e suas bibliotecas
  • Descriptive & Predictive Analytics
    • Outliers & Anomaly detection
    • Regressão linear simples e múltipla & Multivariate
    • Analysis séries temporais & Forecasting
  • Data Mining & Prescriptive Analytics
    • Processo de descoberta de dados (KDD)
    • Algoritmos para classificação: supervisionada e não supervisionada
    • Classificação, estimação, previsão, agrupamento, associação e regressão
  • Augmented Analytics
    • Cluster analysis
    • Simulação
    • Machine learning
  • Bootcamp Advanced Analytics
    • Experiência hands-on
Módulo 5.

STARTUP ONE

20 H/A
  • Empreendedorismo e Inovação
    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitching
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global

Turmas 2020

Campus
Início
Duração
Dias
Horário
Investimento
Alphaville
Início: 22/04
Duração: 12 meses
Dias: Seg e Qua + 19 Sex
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: 24x 1.196,00*  Saiba mais
Paulista
Início: 01/04
Duração: 12 meses
Dias: Seg e Qua + 10 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: 24x 1.196,00*  Saiba mais
Paulista
Início: 14/04
Duração: 12 meses
Dias: Ter e Qui + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: 24x 1.196,00*  Saiba mais
Vl. Olímpia
Início: 16/04
Duração: 12 meses
Dias: Ter e Qui + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: 24x 1.196,00*  Saiba mais
* Valor com desconto para ex-alunos FIAP e empresas conveniadas, com pagamento até o dia 5 de cada mês. Sujeito a alteração durante o ano letivo.
Escolha uma turma acima!
Inscreva-se

Investimento

24 parcelas
Para matrículas
até 20/12/2019
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor Integral
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
Para matrículas
até 20/12/2019
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor Integral
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
Para matrículas
até 20/12/2019
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor Integral
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
Para matrículas
até 20/12/2019
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor Integral
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
Inscreva-se

Taxa de inscrição, com desconto, para matrículas efetuadas até 3 dias após aprovação na entrevista individual: R$ 190,00.
Taxa de inscrição R$490,00. Pagamento da taxa de inscrição somente com cartão de crédito.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes,
válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no segundo semestre de 2019. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes,
válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no primeiro semestre de 2020. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

** Com a opção de pagamento em 24 meses, a FIAP permite ao aluno contar com a melhor formação acadêmica,
concluindo o investimento no MBA após o término do curso, que tem duração de aproximadamente 1 ano.

Descontos não cumulativos.

Processo de Admissão

Pré-Requisitos

Formação superior
completa, com colação
de grau realizada,
em cursos Tecnólogos,
Bacharelados
e Licenciaturas.

Inscrição

Preencha a ficha
de inscrição
on-line.

Entrevista

A sua primeira experiência
aqui é assim: você conhece
melhor a FIAP e todo
o nosso ecossistema
de tecnologia e inovação.
E a gente fica sabendo
mais sobre você, sua
trajetória profissional
e expectativas.

Matrícula

Os aprovados podem fazer
a matrícula em qualquer
uma de nossas unidades ou
on-line.

Coordenação

Regina Claudia Cantele

  • Doutora e mestre em Engenharia Elétrica (Poli/USP).
  • Graduada em Ciência da Computação e em Ciências Exatas (Universidade Caxias do Sul).
  • 10 anos como docente principalmente nos cursos de pós-graduação da FIAP como Business Intelligence, Banco de Dados Oracle, Big Data e Arquitetura de Soluções.
  • Forte experiência em Tecnologia da Informação, principalmente em projetos para BI, implantação ERP / logística - WMS, processos ITIL e estruturação de equipes de banco de dados.
  • Carreira desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Saúde, Energia, Manufatura, Informática, Governo e Varejo.

Direção

GUILHERME PEREIRA
Guilherme Pereira
  • Diretor de Inovação & Conteúdo, e Diretor do MBA da FIAP.
  • Formado em Ciências Econômicas e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Stanford University.
  • Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios com extensão internacional na Babson College, especialização em Negócios em Mercados Emergentes pela Harvard University, e extensão em Aceleração de Negócios Digitais pela Hyper Island.
  • Atua há mais de 15 anos desenvolvendo projetos de inovação em empresas como Basf, Braskem, BG, Bosch, Eaton, Fiat, Givaudan, J&J, M Dias Branco, Natura, Nestlè, Ourofino, Petrobras, PepsiCo, P&G, Promon, Rhodia, Saint-Gobain, Scania, Siemens, Suzano, Usiminas, Unimed, Vale e Votorantim.
  • É mentor e conselheiro de empresas e startups, atuando como investidor anjo em startups no Brasil.

Disrupção

Analogia a disrupção
Logo Singularity

Pensar o novo aproximou a gente do que há de mais
disruptivo no ensino de tecnologia.

Fomos a primeira parceira acadêmica mundial
da Singularity, uma universidade inovadora que tem como
objetivo formar líderes que busquem soluções para
os desafios da humanidade.

Patrocinada por empresas como Google, ePlanet Ventures,
Autodesk e Steelcase, a SU tem seu campus dentro
da NASA. E um programa que engloba as tecnologias
exponenciais, suas interconexões e o impacto de tudo
isso nas mudanças que vêm por aí.

Uma fonte de inspiração contínua que nos permite estar
sempre conectada à inovação, antecipando o futuro e
oferecendo novas experiências aos alunos.

Startupone

O projeto final do MBA

Startup One
PLAY

DEIXAMOS O TCC DE LADO.
AQUI VOCÊ CRIA SUA STARTUP.

É um programa que promove o empreendedorismo, a inovação
e o networking. Aqui você deixa o TCC de lado e cria sua própria startup.
Porque a gente entende que pensar o novo é assim: buscar soluções
inovadoras para problemas reais.

Você também vai contar com a parceria da FIAP para implementar
sua ideia, até mesmo depois de terminar seu curso: labs de inovação,
mentorias, networking e acesso às melhores empresas do mercado.

A Premiação

A startup que mais se destacar em cada temporada é premiada com um
curso de empreendedorismo na Babson College, em Boston. Assim,
os integrantes vão ter a oportunidade de viver novas experiências em uma
das melhores escolas de empreendedorismo do mundo.

Todas as ideias participantes do TOP 10 também podem ser aceleradas
nas nossas empresas parceiras: Acelera Startup FIESP, Oracle Startup
Cloud Accelerator e SAP Startup Focus.

Uma ideia que virou referência mundial

A FIAP foi convidada para apresentar no South by Southwest 2018 o case
do Startup One. A história de um programa transformador. E de como usar
o poder da tecnologia para construir um futuro melhor.

• Mais de 2.000 startups criadas.
• Mais de 100 alunos já participaram do Entrepreneurship Program, da Babson College.

Saiba Mais

mais que um número.

Um reconhecimento.

nota máxima do mec

A FIAP recebeu a nota máxima na avaliação institucional realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Um reconhecimento a tudo que a gente acredita e coloca em prática todos os dias: inspirar as pessoas que vão transformar o mundo.

Em 2019, a FIAP também recebeu 10 Comissões de Avaliação do MEC. E obteve 10 notas máximas em seus cursos de Graduação.

Nota Cinco

startup
awards
2018

Abstartups Logo

PRÊMIO STARTUP AWARDS

Entre as 3 maiores universidades
empreendedoras do brasil

Fotos

Unidades

Unidade Aclimação

Aclimação

Av. Lins de Vasconcelos,
1222 e 1264

Graduação, MBA e SHIFT

Ver Mapa Fechar
Unidade Paulista

Paulista

Av. Paulista, 1106 –
6º e 7º andar

Graduação, MBA e SHIFT

Ver Mapa Fechar
Unidade Vila Olímpia

Vila Olímpia

Rua Fidêncio Ramos, 308 –
7º andar – Torre A.

Graduação, MBA e SHIFT

ver mapa
Unidade Alphaville

Alphaville

Alameda Mamoré, 687 –
16º andar

MBA

Ver Mapa Fechar