0%

Decisões Assertivas com Pessoas e Dados Estruturados

POR QUE O CURSO É RELEVANTE?Pessoas tomam decisões baseadas em experiências e sentimentos. Dados se baseiam em fatos. Mas analisar dados históricos não é suficiente para manter a vantagem competitiva das empresas.Há diversos dados estruturados que podem e devem ser utilizados para melhorar o processo de tomada de decisão. Saber interpretar esses dados de maneira inteligente, identificando padrões, cenários e tendências é uma das habilidades que o líder do futuro deve ter.QUAL A METODOLOGIA?Nosso programa combina conceitos e fundamentos do mundo corporativo com metodologias profissionais que vão mudar sua forma de capturar e interpretar dados.Você vai:

  • Aprender na prática a tomar as melhores decisões.
  • Testar seus conhecimentos em cases e situações reais de mercado, utilizando técnicas de aprendizagem baseadas em problemas reais (PBL).
  • Conhecer as principais ferramentas comerciais.
  • Criar um projeto completo de BI.

QUAIS AS PRINCIPAIS HABILIDADES QUE VÃO SER DESENVOLVIDAS?A análise eficiente dos dados, aliada ao seu conhecimento e experiência profissional, vai fazer você identificar oportunidades de negócio dentro e fora da organização. Também vai aprender novas técnicas, ferramentas e metodologias, para que o processo de coleta, transformação e interpretação dos dados corporativos seja um diferencial para você e sua empresa.QUAL O CENÁRIO?Como lidar com tantos dados sem estruturá-los adequadamente? Como criar apresentações convincentes e criativas utilizando dados para comprovar suas convicções? Como criar uma cultura empresarial direcionada a decisões baseadas em dados (Data Driven Company)? Qual a melhor decisão para atingir os objetivos da organização? Como escolher o melhor caminho, baseado no histórico e nas tendências que se apresentam? Respostas neste curso.

PARA QUEM SE DESTINA?

  • Gestores que precisam tomar decisões baseadas em dados.
  • Profissionais que vão preparar os dados para o gestor tomar decisões, seja na área de negócios ou na área técnica de TI.

OBJETIVOS DO CURSO

  • Formar gestores que saibam interpretar dados históricos e analisem tendências.
  • Preparar os dados para permitir a análise e a sustentação do processo de tomada de decisão.
  • Utilizar dados estruturados para criar uma base histórica sólida, permitindo a identificação de padrões, tendências e cenários.
  • Incorporar técnicas, metodologias e processos como suporte para a área de inteligência de negócios.

PRÉ-REQUISITOS

  • Fundamentos mínimos de negócios.
  • Vivência corporativa no processo de tomada de decisão.
  • Perfil hands-on.
  • Noções de Banco de Dados ou planilhas eletrônicas.

Conteúdo 360 horas/aula

Módulo 1.

Fundamentals for Analytical Professional

76 H/A
  • Introdução ao Curso
  • Processamento de Aprendizagem
  • Creative Thinking
    • Criatividade, colaboração e experimentação
    • Comunicação e curiosidade
  • Agile Analytical Project
    • Métodos ágeis e suas etapas
    • Tribo, squads e gestão de equipes
  • Data Governance & Data Stewardship
    • Melhores práticas
    • Qualidade e Rastreabilidade dos dados
    • Master Data Management (MDM) e Metadados
  • Advanced Data Modeling
    • Data Vocabulary
    • Relacional e Dimensional
    • Dados não estruturados
Módulo 2.

Enterprise Data Analytics

56 H/A
  • Desenvolvimento centrado no Usuário
    • Design Thinking
    • Validação de ideias e feedback de usuários
    • Personas: elementos, segmentação e listening
  • Analytical Product Development
    • Reconhecimento e criação de oportunidades
    • Cocriação, projeto e engenharia
    • Prototipação, simulação e teste
  • Analytics Models
    • Projetos analíticos
    • Sumarização, exploração, investigação e entrega
    • Frameworks Analíticos
    • Notebooks
  • Data Analysis Experience
    • Experiência hands-on
Módulo 3.

Enterprise Data Architecture

76 H/A
  • Analytics Architecture
    • Fundamentos arquiteturais: camadas, tecnologias e ferramentas
    • Arquitetura de Dados: DW, Data Lake e Bancos NoSQL
  • Data Integration
    • Dados Estruturados e Não Estruturados
    • Semântica e dados abertos
    • Técnicas e Ferramentas
  • Business Analytics Deployment
    • Planejamento de cenários e recursos
    • Sustentabilidade Operacional
    • Estrutura organizacional, Perfis e Habilidades
  • Analytics Tools
    • Estrutura Studio R
    • Python e suas bibliotecas
Módulo 4.

Applying Data Analytics

80 H/A
  • Descriptive & Predictive Analytics
    • Outliers & Anomaly detection
    • Regressão Linear simples e múltipla & Multivariate
    • Analysis Séries Temporais & Forecasting
  • Graphs Analytics
    • Teoria dos grafos
    • Centralidade: grau, proximidade e intermediação
    • Sistemas para recomendação
  • Data Mining & Prescriptive Analytics
    • Processo de Descoberta de Dados (KDD)
    • Algoritmos para Classificação: supervisionada e não supervisionada
    • Classificação, Estimação, Previsão, Agrupamento, Associação e Regressão
  • Augmented Analytics
    • Cluster analysis
    • Simulação
    • Prototipação
  • Advanced Analytics Experience
    • Experiência hands-on
Módulo 5.

Information Design

52 H/A
  • Data Storytelling
    • Data Stories
    • Narrativas e influência nas decisões
  • Self Service Analytics
    • Linguagem visual
    • Elementos e recursos visuais introdutórios
    • Construção visual
  • Data Visualization & Data Art
    • Percepção e organização visual
    • Teoria Gestalt: estrutura, lógica e padrões
    • Processo analítico visual
Módulo 6.

STARTUP ONE

20 H/A
  • Empreendedorismo e Inovação
    • Ecossistema Empreendedor
    • Intraempreendedorismo
    • Inovação
    • Open Innovation
    • Ideias e Oportunidades
    • Business Canvas – BMG
    • Prototipação e Design Thinking
    • Análise Financeira
    • Economia Criativa
    • Técnicas de Pitching
    • Cases de Sucesso do Cenário Nacional e Global

Em virtude do momento sem precedentes que estamos
vivendo, as aulas dos nossos MBAs estão remotas até que
seja possível realizá-las presencialmente.

Adaptamos todos os nossos cursos para o formato digital com aulas
ao vivo ministradas pelos professores titulares da disciplina, com conteúdo
e metodologia especialmente pensados para o aprendizado remoto.

As turmas novas, com início previsto para outubro, poderão iniciar de forma
remota ou presencial. Avaliaremos, constantemente, as condições para início.

Turmas 2020

Campus
PREVISÃO
DE INÍCIO
Duração
Dias
Horário
Investimento
Alphaville
Previsão de início: OUTUBRO
Duração: 12 meses
Dias: Ter e Qui + 18 Sex
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: ATÉ 24 X 1.196,00*  Saiba mais
Paulista
Previsão de início: OUTUBRO
Duração: 12 meses
Dias: Seg e Qua + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: ATÉ 24 X 1.196,00*  Saiba mais
Paulista
Previsão de início: OUTUBRO
Duração: 12 meses
Dias: Ter e Qui + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: ATÉ 24 X 1.196,00*  Saiba mais
Vl. Olímpia
Previsão de início: OUTUBRO
Duração: 12 meses
Dias: Seg e Qua + 12 Sáb
Horario: 19h10 às 23h20
Investimento: ATÉ 24 X 1.196,00*  Saiba mais
* Valor com desconto para ex-alunos FIAP e empresas conveniadas, com pagamento até o dia 5 de cada mês. Sujeito a alteração durante o ano letivo.
Escolha uma turma acima!
Inscreva-se

Investimento

Para matrículas
até 22/07/2020
Empresas Conveniadas
Ex-alunos FIAP
Valor
24 parcelas
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
12 parcelas
R$ 2.358,00*
R$ 2.096,00*
R$ 2.620,02*
À VISTA
R$ 24.919,00*
R$ 22.150,00*
R$ 27.687,90*
24 parcelas
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
12 parcelas
R$ 2.358,00*
R$ 2.096,00*
R$ 2.620,02*
À VISTA
R$ 24.919,00*
R$ 22.150,00*
R$ 27.687,90*
24 parcelas
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
12 parcelas
R$ 2.358,00*
R$ 2.096,00*
R$ 2.620,02*
À VISTA
R$ 24.919,00*
R$ 22.150,00*
R$ 27.687,90*
24 parcelas
R$ 1.346,00*
R$ 1.196,00*
R$ 1.495,00*
12 parcelas
R$ 2.358,00*
R$ 2.096,00*
R$ 2.620,02*
À VISTA
R$ 24.919,00*
R$ 22.150,00*
R$ 27.687,90*
Inscreva-se

Taxa de inscrição, com desconto, para matrículas efetuadas até 3 dias após aprovação na entrevista individual: R$ 190,00.
Taxa de inscrição R$490,00. Pagamento da taxa de inscrição somente com cartão de crédito.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento em 24 vezes,
válidos para matrículas efetivadas em turmas com início no segundo semestre de 2019. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

* Valor para pagamento até o dia 5 de cada mês. Valores de investimento e opção de parcelamento, válidos para matrículas
efetivadas em turmas com início no segundo semestre de 2020. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

** Com a opção de pagamento em 24 meses, a FIAP permite ao aluno contar com a melhor formação acadêmica, concluindo o
investimento no MBA após o término do curso, que tem duração de aproximadamente 1 ano.

Descontos não cumulativos.

Processo de Admissão

Pré-Requisitos

Formação superior
completa, com colação
de grau realizada,
em cursos Tecnólogos,
Bacharelados
e Licenciaturas.

Inscrição

Preencha a ficha
de inscrição
on-line.

Entrevista

A sua primeira experiência
aqui é assim: você conhece
melhor a FIAP e todo
o nosso ecossistema
de tecnologia e inovação.
E a gente fica sabendo
mais sobre você, sua
trajetória profissional
e expectativas.

Matrícula

Os aprovados podem fazer
a matrícula on-line.

Coordenação

Regina Claudia Cantele

  • Doutora e mestre em Engenharia Elétrica (Poli/USP).
  • Graduada em Ciência da Computação e em Ciências Exatas (Universidade Caxias do Sul).
  • 10 anos como docente principalmente nos cursos de pós-graduação da FIAP como Business Intelligence, Banco de Dados Oracle, Big Data e Arquitetura de Soluções.
  • Forte experiência em Tecnologia da Informação, principalmente em projetos para BI, implantação ERP / logística - WMS, processos ITIL e estruturação de equipes de banco de dados.
  • Carreira desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Saúde, Energia, Manufatura, Informática, Governo e Varejo.

Direção

GUILHERME PEREIRA
Guilherme Pereira
  • Diretor de Inovação & Conteúdo, e Diretor do MBA da FIAP.
  • Formado em Ciências Econômicas e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Stanford University.
  • Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios com extensão internacional na Babson College, especialização em Negócios em Mercados Emergentes pela Harvard University, e extensão em Aceleração de Negócios Digitais pela Hyper Island.
  • Atua há mais de 15 anos desenvolvendo projetos de inovação em empresas como Basf, Braskem, BG, Bosch, Eaton, Fiat, Givaudan, J&J, M Dias Branco, Natura, Nestlè, Ourofino, Petrobras, PepsiCo, P&G, Promon, Rhodia, Saint-Gobain, Scania, Siemens, Suzano, Usiminas, Unimed, Vale e Votorantim.
  • É mentor e conselheiro de empresas e startups, atuando como investidor anjo em startups no Brasil.

Disrupção

Analogia a disrupção
Logo Singularity

Pensar o novo aproximou a gente do que há de mais
disruptivo no ensino de tecnologia.

Fomos a primeira parceira acadêmica mundial
da Singularity, uma universidade inovadora que tem como
objetivo formar líderes que busquem soluções para
os desafios da humanidade.

Patrocinada por empresas como Google, ePlanet Ventures,
Autodesk e Steelcase, a SU tem seu campus dentro
da NASA. E um programa que engloba as tecnologias
exponenciais, suas interconexões e o impacto de tudo
isso nas mudanças que vêm por aí.

Uma fonte de inspiração contínua que nos permite estar
sempre conectados à inovação, antecipando o futuro e
oferecendo novas experiências aos alunos.

Startupone

Startup One
PLAY

NO PROJETO FINAL DO SEU MBA,
VOCÊ CRIA SUA PRÓPRIA STARTUP.

Mais do que olhar para o futuro, seu MBA te dá chance
de criá-lo. Unindo inovação, tecnologia e networking, o programa
Startup One eleva o trabalho de conclusão de curso ao nível
do empreendedorismo profissional. Você vai contar com toda
experiência dos nossos professores e especialistas para criar
sua startup única e ainda terá suporte da FIAP depois que
terminar o seu curso, com labs de inovação, mentorias e acesso
às melhores empresas do mercado.

E ainda, a equipe vencedora de cada edição é premiada
com um curso na melhor escola de empreendedorismo do mundo,
a Babson College, parceira da FIAP em Boston, EUA. Com muito
orgulho, já patrocinamos a ida de mais de 90 alunos para esta
experiência inesquecível.

Saiba Mais

CADA PESSOA É Única.
cada carreira É única.
Cada sonho também.

Imagine escolher os skills que você quer desenvolver e ampliar as possibilidades
do seu MBA. Com os NANO COURSES, você vai muito além do esperado e se torna
um profissional único no mercado. Seja um Engenheiro de Software que entende
de Marketing Digital, um Data Scientist que domina Inteligência Artificial ou até mesmo
um desenvolvedor que usa Design Thinking em seus projetos. Você pode escolher
até 10 cursos para fazer ao longo da sua formação ou até 2 anos depois de concluir
seu MBA. São diversas opções, todas on-line e de curta duração, com certificado
oficial, nas áreas de Business, Development, Security, Data Science, Marketing,
Innovation, Design ou Tecnologia.

Até 200 horas - Certificados nos skills e conhecimentos que você escolher.

mais que um número.

Um reconhecimento.

nota máxima do mec

Seu MBA conta com a infraestrutura, a tecnologia,
os professores e a qualidade de ensino da FIAP, nota máxima
na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Um reconhecimento
ao que a gente coloca em prática todos os dias: pensar o amanhã
para ajudar você a transformá-lo.

Nota Cinco

startup
awards
2018

Abstartups Logo

PRÊMIO STARTUP AWARDS

Entre as 3 maiores universidades
empreendedoras do brasil

Fotos

Unidades

Unidade Aclimação

Aclimação

Av. Lins de Vasconcelos,
1222 e 1264

Graduação, MBA e SHIFT

Ver Mapa Fechar
Unidade Paulista

Paulista

Av. Paulista, 1106 –
6º e 7º andar

Graduação, MBA e SHIFT

Ver Mapa Fechar
Unidade Vila Olímpia

Vila Olímpia

Rua Fidêncio Ramos, 308 –
7º andar – Torre A

Graduação, MBA e SHIFT

ver mapa
Unidade Alphaville

Alphaville

Alameda Mamoré, 687 –
16º andar

MBA e SHIFT

Ver Mapa Fechar